Processo

GM CONNECT / AUTO GIRO / SIGA

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

GM Connect 

O GM Connect é que um sistema onde a GM envia para a concessionária arquivos de preços de peças, nota fiscal de veículos, nota fiscal de peças, informativos sobre o progresso de um veículo, etc. Por este sistema, a concessionária envia também arquivos para a GM. 
A comunicação entre a concessionária e a GM é feita através de um servidor Windows2000 Server. A GM instala um software neste servidor chamado TransportIT onde o mesmo fica localizado no diretório c:\TransportIT. Dentro deste diretório, há três subdiretórios:

  1. GMCONNECT = neste diretório serão recebidos os arquivos enviados pela GM e, também por aqui, serão enviados os arquivos referentes ao GmConnect. Dentro deste diretório há dois subdiretórios: SAIDA e ENTRADA. Analise todos os dias o diretório ENTRADA, pois é nele que chegam os arquivos enviados pela GM. No diretório SAIDA é onde colocaremos os arquivos para serem enviados. Os arquivos que chegam neste diretório são sempre arquivos de atualização de lista de preço, tempo padrão, códigos de serviço, notas fiscais de peças, notas ficais de veículos, etc.
  2. AUTO GIRO = neste diretório serão recebidos da GM e enviados para a mesma, os arquivos referentes ao Auto Giro. Os arquivos que são enviados são referentes a recompra de peças (quando houver) e informativo diário de peças (obrigatório todos os dias). São recebidos arquivos do tipo R. Esses arquivos contém informações dos pedidos de peças. Lembrando que o Auto Giro é utilizado somente para peças. Todos os trâmites de veículos são tratados pelo diretório GMCONNECT.
  3. SIGA = neste diretório são recebidos e enviados arquivos referentes ao SIGA, que é o nome dado pela GM aos seminovos. Aqui também se encontra o diretório ENTRADA, aonde chegam as informações de modelos de seminovos para serem carregados no SISDIA.


OBS: a maioria dos arquivos chega compactada em seus diretórios correspondentes. Antes de transferi-los para o servidor SISDIA, descompacte-os e os transfira como ASC utilizando o programa WS_FTP32. Outra observação importante cabe aqui: a GM trabalha com data juliana. A data juliana é a contagem dos dias durante o ano vigente a partir do primeiro dia do ano (01/01). Por exemplo, imagine que hoje é 28/02. Na data juliana, hoje seria 59, pois somando todos os dias desde 01/01 até 28/02, dá 59.
 Parametrização 
Em toda parametrização do sistema GmConnect, Auto Giro e Siga, os seguintes programas são utilizados:

Através deste programa cadastramos os armazéns onde a GM guarda os veículos no caso de o pátio estiver lotado. É muito importante para o programa GMPV1000. Segundo consulta até 26/02/2008, a GM trabalhava com os seguintes armazéns:

  • Armazém número 9, tipo de pessoa 2, CNPJ: 59275792008991 e endereço 1;
  • Armazém número 2, tipo de pessoa 2, CNPJ: 59275792009700 e endereço 1.
  • GMRQ4300 – Limpeza das Tabelas Transitórias

Quando usamos o programa GMRQ1000 para carregar os arquivos, estes sãos carregados para uma tabela transitória. A lista bem detalhada destas tabelas está no manual do GMRQ4100.
Para cada arquivo carregado, existe uma tabela correspondente. Através deste programa, fazemos a limpeza destas tabelas transitórias, onde podemos escolher uma ou mais tabelas. Veja tela abaixo:


 
Após escolher a tabela, é só confirmar.

  • GMRQ4000 – Manutenção de Tabela Parâmetros GMB.

Através deste programa cadastramos os diretórios e informações sobre a concessionária. Para consulta, veja o manual na página da DS sobre este programa. 



  • Pontos importantes:

Campo DN: imagine que o código da concessionária seja D-25. No momento do cadastro, deverá ser cadastrado DN25001, onde 001 é a primeira filial. Outra filial será DN25002 e assim por diante. 
Campo Vista / Prazo: é muito importante para a atualização da lista de preços. Parametrize essa opção antes de atualizar a lista de preços. Na lista de preços há duas colunas: Preço à Vista e Preço à Prazo. No momento da atualização o SISDIA verifica esse campo para saber qual coluna pegar. 
Campo Autogiro: cadastrar se a concessionária é participante do autogiro ou não. 
Campo Trans. Retorno Pecas GM: campo importante para o programa GMDV3000. Por este programa é emitida uma NF para a GM sobre a recompra de peças. Como o GMDV emite automaticamente uma NF contendo os produtos da recompra, a transação é cadastrada neste campo. A transação usada aqui é cadastrada no CADA0160 e trata sobre devolução de compras para comercialização.
Campos Tipo Item Descrição e Tipo Item IPI: cadastrados no CADA0130 e caracterizam o complemento de descrição e devolução de IPI. 


 
Campo SIGA: neste campo informamos ao sistema se a concessionária é participante do SIGA ou não. Por exemplo, se você colocar N e tentar usar algum programa do SIGA, o sistema lhe mostrará uma mensagem dizendo que "concessionária não participante do SIGA não utiliza este programa".
Veja que na primeira tela, para os caminhos de gravação "caminho ag (auto giro)", "caminho sg (siga)" e "caminho GM (gm connect), foram criados os diretórios /arqs. Esse diretório arqs deverá ser criado dentro do diretório /sisdia. Para criá-lo, faça o login como informix e vá para o diretório /sisdia com o seguinte comando: cd /sisdia <ENTER>. Feito isso, crie o diretório arqs com o seguinte comando: mkdir arqs <ENTER>. Dentro do arqs, crie o diretório, em maiúsculo, com o mesmo nome cadastrado no campo DN do programa GMRQ4000. Neste exemplo, no campo DN, há o código D25001. Então, acesse o diretório arqs e digite: mkdir D25001. Esse procedimento deve ser feito para cada filial. 
Cadastre também, dentro do diretório D25001, o diretório bkp com o seguinte comando: mkdir bkp.

O programa trata sobre as parametrizações de todos os arquivos recebidos pela concessionária e que serão importados para o SISDIA. Para a parametrização de cada arquivo, consulte o manual do programa. Dicas: existem os campos CARGA e PROCESSAMENTO. Esses campos não necessariamente têm que estar iguais, pois o arquivo pode ter sido carregado hoje, mas ainda não processado, ou seja, não foi importado para o SISDIA. O interessante aqui é o seguinte: há um campo "ordem de processamento", onde esse parâmetro é sugerido no manual. Para o SISDIA saber que tem processar um arquivo, o valor tem que ser maior que zero. Se deixar zero, ele não processa. Para tornar mais fácil a importação destes arquivos, quando for carregar o arquivo de atualização de listas de preços (arquivo que se inicia com CP), pelo GMRQ1000, deixe os outros arquivos (SG, SU, TT, etc.) com ordem de processamento zero. 
Para o arquivo CP, pode deixar 1 (um), por exemplo. Será carregado e processado GMRQ3000 o arquivo CPGMB.038. Cadastre então, nos campos CARGA e PROCESSAMENTO, o arquivo CPGMB.037 mesmo que ele não exista. Isso diz aos programas de carregamento e processamento que o último arquivo carregado e processado foi o CPGM037. Com isso, ele já parte para a carga do CPGMB.038. Assim, tenha essa ideia em mente para carregar os outros arquivos. 
Arquivos e o que eles representam. As letras abaixo estão no início do arquivo enviado pela GM:

  • cp: arquivo de lista de preços;
  • np: nota fiscal de peças;
  • nv: nota fiscal de veículos;
  • pv: progresso de veículos (acessado pelo programa GMPV1000);
  • su: troca de código de peças;
  • td e tt: códigos de serviços;
  • th e tz: arquivão de códigos de serviços. Somente enviados quando solicitados a GM;
  • md: atualização de modelos e opcionais;
  • sm: atualização de modelos SIGA;
  • R1, R2, R3, R4, R5: arquivos de retornos do Auto Giro (peças)
  • ge, gp, ge: garantias. Esses arquivos não são mais enviados pela GM.
  • ct, cs, cd: recall. Esses arquivos não são mais enviados pela GM.
  • ar: arquivo siga. 
    OBSos processos de garantia e recall não são mais tratados pelo GmConnect e por isso a GM não envia mais esses arquivos. Agora, esses processos são tratados pelo site http://www.gmconnect.com.br/. Quando for implantar, solicite ao pessoal de pós-venda, peças e veículos que solicite junto a GM um arquivão de peças, veículos/opcionais e códigos de serviço para atualizar a base. Isso torna mais fácil a carga dos arquivos enviados pela GM.

Através dele, cadastramos o último dia útil do mês corrente. Todo início de mês, devemos incluir uma informação aqui, como mostra a tela abaixo:

  • Filial: filial corrente;
  • Ano: ano corrente;
  • Mês: mês corrente;
  • Dia: último dia útil do mês (aqui não é data juliana).
  • Foi Gerado: quando cadastrar, deixar sempre N. O Sisdia altera para S automaticamente no último dia do mês.
  • GMAV0300 – Tabela de Vendedores GMB

Utilizado para cadastrar o aviso de vendas pelo programa GMAV1000. Devemos nos atentar aqui ao seguinte: quando um vendedor entra ou sai da concessionária, essa informação terá que ser cadastrada no Sistema SETI (Sistema Eletrônico de Troca de Informações) da GM. Quando o gerente cadastra um vendedor no SETI, é gerado um número de identificação para ele. Esse número deverá ser cadastrado no campo "Código Vendedor" deste programa. Esse código será colocado no momento da inclusão do aviso de vendas e isso é importante, pois a GM sempre faz uma premiação para os melhores vendedores.
 Carga e Processamento de Arquivos 
Os arquivos devem ser carregados primeiramente pelo GMRQ1000 e processados pelo GMRQ3000. Esses programas obedecem à ordem de processamento parametrizada no programa GMRQ4100. Veja abaixo: 



Nesta tela o programa está tentando carregar o arquivo de tipo MD. Veja que ele tentou carregar o arquivo MDGMB.208 (a extensão 208 é a data juliana explicada no início deste manual). Então, a ideia é a seguinte: se no GMRQ4100 estiver parametrizado que o último arquivo carregado e processado for, por exemplo, o MDGMB.207, quando abrir o GMRQ1000, ele já começa carregando o MDGMB.208. 
A GM pode não enviar os arquivos na ordem, desta forma a carga feita pelo GMRQ1000 é muito importante, pois se a carga não der certo, o programa abre o visualizador contendo os problemas. Uma dica: antes de implantar, peça aos responsáveis de veículos, peças e serviços que solicitem a GM um arquivão para atualizarmos o SISDIA em cada área descrita acima. Isso ajuda na hora da carga e processamento dos arquivos. 
 Programa referentes ao GM Connect

  • GMPR2050 – Exporta arquivo de preços para CEP (Catálogo Eletrônico de Peças).

Quando a concessionária tem instalado o catálogo de peças no servidor SISDIA, os preços do catálogo poderão ser atualizados através deste programa. Para isso, é usado o arquivo CPGMB enviado pela GM.

  • GMPV1000 - Consulta e Limpeza Progresso de Veículos

Através deste programa, o gerente de vendas pode consultar o progresso do veículo. A informação de progresso de veículo diz ao gerente como está a situação do veículo que a concessionária pediu à fábrica.
Neste programa podemos consultar sobre o veículo pedido, assim como, se está na linha de produção, se já foi pintado, se está no pátio, etc. Essas informações vêm através do arquivo PV.

O programa é utilizado para quem trabalha com SIGA. Todos os programas do SIGA se iniciam com GMSG. Para informar ao sistema que a concessionária trabalha com SIGA, habilite o campo SIGA do programa GMRQ4000.
Para quem trabalha com SIGA, a GM envia os arquivos SM, onde eles tem o cadastro de modelos de usados trabalhados pelo SIGA.

Programa importante também para o aviso de vendas. Todos os clientes, sejam de novos ou usados, deverão estar cadastrados neste programa.

Programa utilizado pelo SIGA. São informações de compra e venda de usados. Parte dos dados é obtida das tabelas do sistema e parte é completada manualmente.

Os serviços adicionais são: imagine que para trocar um amortecedor, outro serviço tenha que ser feito também, pois sem este, não será possível trocar o amortecedor. Este programa contém a lista de serviços adicionais. 

  • GMTM4300 – Consulta Tabela de Descrições de TMO

Através deste programa, o pessoal de oficina, pode consultar se um código de serviço está autorizado a usar, qual foi sua última atualização, se foi excluído etc. Essas informações são carregadas através de arquivo enviado pela GM.

  • GMMD1200 – Consulta/Lista Tabela Preços Mod/Opcionais

Através deste programa, são visualizados os preços dos modelos de veículos e seus opcionais. Essas informações são carregadas através do arquivo MD. 
OBSantes do start do sistema, tente conseguir o arquivo de modelos e opcionais para serem importados pelo sistema.

  • GMPV2200 – Atualização Progresso de Veículos

Esse programa atualiza o progresso de veículo através do arquivo PV. Este programa é acessado automaticamente pelo programa GMRQ3000 (visto anteriormente).

Quando a concessionária não é Auto Giro, deve ser gerado o arquivo de pedido de peças que será enviado para a GM através deste programa. Para fazer o pedido, antes deve ser usado o PEDC0500 PEDC0600 e depois executado o GMPC0600.

  • GMPC1200 – Renomeação de Pedidos Atendidos GMB.

Limpa a tabela de pedidos atendidos pela GMB.

Este programa carrega as informações de substituição de itens. O programa GMRQ3000 acessa esse programa automaticamente.

Este programa atualiza a lista de preços. O programa é carregado automaticamente pelo programa GMRQ3000.

Esse programa lista os produtos substituídos pelo programa GMPC2100

  • GMPR2000 – Consulta Itens Genuínos GMB

Através deste programa, consultamos os itens genuínos. Geralmente, o pessoal de peças tem o CD contendo exatamente as informações deste programa.

  • GMPRCHCK – Itens com possível problema no Código

Esse programa mostra alguns itens que o sistema acredita que estão com problemas. O sistema gera o relatório baseado na atualização da lista de preços. Geralmente, os códigos dos produtos vem com 8 dígitos e na lista de preços, tem itens que vem com 4 ou 6 dígitos e isso, o sistema "acredita" que possa ter vindo algum código com problema. Através deste programa, conseguimos visualizar os códigos.

  • GMMD1000 – Lista de Preços Modelos e Opcionais

Este programa é utilizado para importar a lista de preço de modelos e opcionais. Esse programa é aberto automaticamente pelo GMRQ3000.

Este programa é utilizado para dar manutenção nos modelos do SIGA já carregados. Por aqui, pode ser cadastrado ou excluído um modelo.

Este programa é utilizado para importarmos o arquivo de modelos do SIGA. Esse programa é carregado automaticamente pelo GMRQ3000.

  • VEND0600 – Gera Carta de Vendas de Peças (Excel)

Através deste programa é gerado uma planilha excel para ser enviada para a GM. Para gerar a planilha excel com o nome de vend0600.xls, abra o excel e salve a planilha com o nome vend0600.xls (em branco).

Através deste programa, incluímos o aviso de venda para enviarmos à GM. Veja tela abaixo:


 
Após colocar o chassi, o programa já traz muitas informações. Alguns campos que merecem atenção são:

  • Transferência de Concessionária: quando o carro é comprado pela filial A e vendido pela filial B, você deverá colocar aqui o número da filial. Se isso não existir, deixe em branco;
  • Cód. Vendedor: códigos cadastrados no programa GMAV0300.
  • Valor GM Card Utilizado: a GM tem um programa de fidelidade com o cliente onde fornece o cartão Gm Card. Quanto mais a pessoa utiliza, ela ganha prêmios em valores (reais). Esse valor pode ser usado para a compra do carro.

Após incluir o aviso de venda pelo programa GMAV1000, você deverá executar programa GMAV3100 para gerar o arquivo para ser reenviado à GM. Este programa gera um arquivo com início AV. O caminho de gravação deste arquivo é parametrizado no GMRQ4000. Porém, há duas situações:

  1. Servidor SISDIA e servidor GmConnect na mesma empresa: quando isso acontecer, pode ser mapeada uma unidade de rede do SISDIA para o Servidor GmConnect. Assim, quando o programa GMAV3100 for executado, ele já gravará automaticamente o arquivo de aviso de vendas no servidor do GmConnect na pasta c:\TransportIt\GMCONNECT\SAIDA. Para que isso aconteça, solicite ao administrador do CPD que compartilhe o diretório SAIDA que está dentro da pasta c:\TransportIt\GMCONNECT e no servidor SISDIA, faça o seguinte: crie dentro do diretório /sisdia/arqs/D25001 (lembrando que D25 é o DN da concessionária e 0001 é a filial 1) o diretório av. Para isso, acesse o caminho descrito (como informix) com o comando: cd /sisdia/arqs/D25001 e crie o diretório com o seguinte comando: mkdir av. Após criado o diretório av, vamos mapear o diretório av para o diretório SAIDA do servidor GMConnect. Para isso, execute o seguinte comando:

smbmount //gmconnect/saida /sisdia/arqs/DN25001/av –o username=usuario, password = senha onde:

  • gmconnect = nome do servidor gmconnect ou número ip do mesmo;
  • usuário = nome do usuário cadastrado no servidor do gmconnect. É aconselhável usar o usuário administrador;
  • password = senha do usuário cadastrado no passo anterior;
    OBSquando o servidor SISDIA for reiniciado, ele não executará automaticamente o comando acima. Para que isso aconteça, o comando acima deverá ser cadastrado na última linha do arquivo rc.local que fica dentro de /etc/rc.d.
    Com isso, quando for gerado o arquivo de aviso de vendas, ele estará sendo gerado dentro do servidor do GmConnect e o mesmo será enviado automaticamente. Para outros arquivos, deverá ser usado o WS_FTP32.
  1. Servidor SISDIA e GmConnect em empresas diferentes: quando isso acontecer, o arquivo do aviso de vendas deverá ser transferido do servidor SISDIA para o servidor GmConnect via WS-FTP32. Nesse caso, quando o arquivo é gerado, ele é gerado dentro de /sisdia/arq/DN25001/bkp.

 Programas referentes ao Auto Giro 
O Auto Giro é um processo exclusivo de peças. Como trabalha o Auto Giro? A GM já determina a quantidade de uma determinada peça que a concessionária sempre terá que ter em estoque. Por exemplo, a GM determinou que a concessionária sempre tivesse em estoque uma quantidade mínima de 20 parafusos. Se a quantidade baixar para 15, a GM enviará para a concessionária 5 parafusos. Mas, como a GM sabe que tem que enviar 5 parafusos se o pedido de peças não é feito nem pelo SISDIA e nem pelo site da fábrica? A GM sabe disso através do arquivo de informação diária de peças enviado DIARIAMENTE pela concessionária.

  • GMDV1000 – Manutenção Tabela de Retorno de Peças

Este programa é referente a recompra de peças. O que é a recompra? A GM, através de circular ou por e-mail, comunica à concessionária que deseja comprar algumas peças do estoque. A concessionária, por sua vez, pode escolher quais peças farão parte dessa recompra. Através deste programa, as peças escolhidas serão digitadas.

  • GMDV3000 – Gera Romaneio e NF de Retorno de Peças

Após as peças serem digitadas pelo GMDV1000, é emitido um romaneio e a nota fiscal. Veja que a amarração para imprimir a NF é o número de autorização. Esse número consta na circular ou e-mail e foi cadastrada no momento da inclusão das peças pelo programa GMDV1000.

  • GMDV3500 – Gera Arquivo Retorno de Peças

Uma vez emitida a NF de recompra pelo GMDV3000, deverá ser gerado um arquivo com as informações da NF para serem enviadas à GM via servidor do GMConnect

Todos os dias a concessionária deverá enviar à GM um informativo de peças. É através dele que a GM saberá quais peças e a quantidade que deverá ser enviada para a concessionária. Se a concessionária não quiser que determinada peça saia no informativo diário, ela deverá cadastrar a peça neste programa.

A concessionária deverá consultar o seu atendimento regional para saber a data correta para envio dessa informação.

  • GMAG9010 – Relatório Arquivo Demanda Histórica

Lista o arquivo gerado pelo programa GMAG9000.

O programa é de EXTREMA IMPORTÂNCIA. É através do arquivo gerado por ele que a GM saberá quais e a quantidade de peças que deverá ser enviada à concessionária pela GM. Todos os dias a concessionária têm que gerar esse arquivo. Este programa gera um arquivo com extensão .dms

Esse programa apenas apresenta uma listagem de itens não genuínos que não fazem parte do arquivo gerado pelo GMAG8000.

  • GMAG0120 – Lista Informação Diária de Peças

Através do programa, podemos visualizar o arquivo gerado contendo as informações diárias de peças, gerado pelo programa GMAG8000.

  • GMAG8200 – Informação Diária de Peças – Consolidado

O programa GMAG8000 gera o arquivo por filial, sendo assim ele deverá ser executado para cada filial GM. Porem se a concessionário consolida as informações de todas as filiais, deverá ser utilizado este programa.

  • GMAG8100 – Geração Arquivo de Vendas entre Concessionária

Se houver venda de peças entre concessionárias GM, esta transação deverá ser informada através deste programa.

  • GMPC0700 – Geração Arquivo Pedido Complementar/Emergência

O programa gera o arquivo de pedido complementar e/ou de emergência. Para fazer esse pedido, deverão ser usados os programas PEDC0500 PEDC0600 nesta ordem
No campo "Tipo de Pedido" do programa PEDC0500, devemos escolher a letra U para emergencial ou C para complementar. 
O "Num. Pedido Fabrica", deve ser iniciado com as letras DD e o número do pedido (DDnnnnn) Se não for colocado, esse número de pedido não aparecerá no GMPC0700.
No PEDC0600, coloque o número do pedido cadastrado no campo "Num.Pedido Compra" do programa PEDC0500 sem o DD. 
Após confirmar, você já poderá ir ao programa GMPC0700 para gerar o arquivo de pedido complementar ou emergencial. Quando acessar o programa, dois botões aparecem: complementar ou emergência. Após acessar o botão correspondente ao pedido, aparecerá na tela o número que você colocou no campo "Num. Pedido Fabrica".

  • GMAG4200 – Consulta/Lista correção de Pedidos

A GM, através do GmConnect, envia para a concessionária arquivos R1, R2, R3, R4 e R5. Esses arquivos contêm informações sobre os pedidos feitos. Depois de carregados esses arquivos, a informação sobre os pedidos podem ser consultadas.

  • GMAG9350– Manutenção Excluídos AutoGiro ABC.

Programa para dar manutenção nos itens cadastrados no programa GMAG9300.

  • GMAG4300 – Limpeza Tabela Correção de Pedidos

O programa permite que seja feita uma limpeza na tabela onde os arquivos R1, R2, R3. R4 e R5 são carregados. Isso torna mais fácil a visualização após algum tempo.

  • GMAG4500 – Consulta / Lista Políticas de Estoque

O programa permite a consulta da política de estoque de uma determinada peça. A política de estoque é a quantidade mínima que uma determinada peça tem que ter em estoque.

O programa efetua a limpeza da tabela que contém informações de pedidos (complementares e/ou emergenciais).

Através do programa, consultamos os arquivos gerados para cada processo, como tela abaixo:

 
Escolha o processo, colocando S e confirme. O sistema irá mostrar os arquivos gerados para cada processo.


Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.