Sumário


1. Conceito

Por meio da integração AME, o cliente poderá efetuar o pagamento de suas compras utilizando o AME digital, acessando o aplicativo instalado em seu smartphone. Esta integração está disponível apenas para QR Code dinâmico, o qual pode ser lido em tela ou impresso; não sendo possível utilizar o QR Code estático, onde o QR Code é apresentado em uma plaquinha fixada no PDV.



1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

Para utilizar a integração AME no estabelecimento, será necessário atender aos seguintes requisitos:

  • O módulo Ame Digital deverá ser habilitado na intranet para ativar a integração no estabelecimento;
  • O estabelecimento deve possuir usuário e senha da AME Digital para configurar na retaguarda Seller Web.



3. Funcionalidades

3.1 Configuração Ame Digital

Geração da Chave de Integração

Para utilizar a integração AME Digital, é necessário que seja gerada a chave de integração, a qual deverá ser informada na retaguarda Seller Web. O procedimento para geração da chave, pode ser conferido no anexo abaixo.



Configuração da Chave no Seller Web

Após configurado o módulo AME Digital na intranet Linx, é necessário configurá-lo na retaguarda. Acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento > guia Conf. Pagts.

Devem ser inseridos os dados de Usuário e Senha, a chave de integração gerada anteriormente, e em seguida salvar.



Após sincronizadas as configurações efetuadas na retaguarda, o módulo estará liberado para uso e poderá ser acessado no PDV Seller.


Para saber mais sobre as configurações do Seller Web acesse o material Integração - AME | Parametrização Seller Web, ou clique aqui.



3.2 Realizando uma venda no PDV Seller

Para realizar a baixa de uma venda no PDV Seller com a forma de pagamento AME Digital, basta iniciar a venda incluindo o(s) produto(s) indicados pelo cliente.



Na forma de pagamento selecionar a opção Ame Digital conforme imagem abaixo.




O PDV Seller fará a comunicação com o AME Digital para processar a solicitação de pagamento.



Logo após, o PDV apresentará a mensagem ao operador para que aguarde enquanto o cliente efetua o pagamento através da leitura do QR Code. 



Caso não seja possível efetuar a leitura do QR Code da tela do PDV, o operador poderá imprimi-lo através do botão Imprimir apresentado na tela.



Após a leitura do QR Code, o pagamento será concluído e os comprovantes serão impressos, conforme exemplos abaixo:


Documento Fiscal


Comprovante da Transação

Importante

Cabe ressaltar que não é possível efetuar pagamento parcial utilizando o ame, apenas pagamento total, ou seja, não será possível efetuar o pagamento de uma parte do total utilizando AME e a outra parte utilizando dinheiro, por exemplo.


Se no momento de realizar o pagamento, o cliente optar por cancelar a operação, o operador deverá clicar no botão Cancelar.



Será apresentada a seguinte mensagem:



Ao clicar Sim, a operação será cancelada.

IMPORTANTE

É importante que o operador tenha os seguintes cuidados ao cancelar o pagamento do AME Digital:

  • Caso o cliente ainda não tenha feito a leitura do QR Code, basta o operador efetuar o cancelamento no caixa, conforme apresentado anteriormente (no botão Cancelar).
  • Caso o cliente já tenha efetuado a leitura do QR Code, o operador deve primeiramente solicitar ao cliente que realize o cancelamento através do mesmo aplicativo que efetuou o pagamento, e em seguida efetuar o cancelamento no caixa (no botão Cancelar).

Considerações Importantes

  • Vendas com forma de pagamento AME não pontuam no programa de pontos Premmia. A própria AME se encarregará de efetuar a pontuação ao cliente.
  • Vendas com forma de pagamento AME não realizam resgate com mais de um pagamento. Há uma limitação na transação AME, onde só é possível realizar uma transação AME por venda.
  • Deve ser feito o descarte da placa física com o QR Code da AME Digital. O QR Code da placa pode ser utilizado em situações de Delivery, Vendas Online, ou até mesmo por WhatsApp, porém não deve ser disponibilizado como primeira opção para leitura do QR Code no PDV.


Considerações sobre IOS

  • Dispositivos IOS com o aplicativo AME Digital na versão 1.43 ou inferior não conseguem realizar a leitura do QR Code de forma dinâmica na tela do PDV ou impressão do Qr Code realizada pelo sistema.
  • Por favor realize a leitura pela placa física da AME, solicitando o valor da venda digitado no aplicativo; ou solicite ao usuário a atualização do aplicativo IOS na Aplle Store.


  • Uma nova forma de pagamento AME DIGITAL estará disponível no PDV para realizar integração direta com a AME.
  • Caso você possua uma forma de pagamento já cadastrada com esse nome "AME DIGITAL", realize a troca desse nome para "AME COM PLACA", para leituras efetuadas a partir da placa física ou para dispositivos IOS em versão igual ou inferior a 1.43 que não conseguirem realizar a leitura do QR Code pelo PDV.