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  • O que é o produto referência?
  • Como usar produto referência?
  • Como automatizar a configuração de novos produtos no Degust?


Produto Referência

  • O que é?
    O Produto Referência é uma funcionalidade no Linx Degust Web pela qual indicamos ao sistema PDV a utilizar um produto como referência para importar as configurações de outro. Isto é essencial para padronizar as configurações de produtos que tem a mesma característica fiscal e operacional (Lanches, Pratos, Bebidas, Sobremesas, etc.)

  • Por que devo utilizar essa funcionalidade?
    Esta funcionalidade deve ser utilizada sempre que possível pois facilita muito a entrada de novos produtos ou mesmo o redirecionamento de produtos já existentes para o Franqueado ou Loja própria. 

    No cenário atual do Varejo, as mudanças de cardápio são cada vez mais necessárias para garantir sucesso nas vendas e maior aderência ao mercado consumidor.

    Com o uso desta configuração, o seu PDV automaticamente irá configurar:
    • Configuração de Produto: Combinar, Compor, Departamento de impressão, KDS, Qtde. Frac., Observação Obrigatória.
    • Configuração de Produto – NFC-e: Origem, CSOSN, CST PIS, CST COFINS, Modalidade BC ICMS, Modalidade BC ICMS ST, CST, Redução BC (%);, Redução BC ST (%), CFOP, e NCM.
    • Configuração de Alíquota/Tributos: Alíquota, Campos de tributos da “Lei de Olho no Imposto”, Tributos Estaduais, Tributos Federais, Tributos Municipais.

      Sem o uso desta configuração, sempre que você lançar um novo produto, os gerentes ou responsáveis pelas lojas deverão realizar esta configuração.

  • Quais são os requisitos mínimos para utilizar esta funcionalidade?

    Para a utilização do produto referência, existem os seguintes requisitos: 

    1. A loja deve estar com o Linx Degust PDV instalado, na versão 3.0.19 ou superior. 

    2. O produto referência precisa estar configurado corretamente com alíquotas, dados fiscais, e envio de para de produção, seja impressora ou por KDS.

    3. Deve-se ter permissão no perfil do Linx Degust Web na visão "Franqueador" ou "Administrador de Sistema" caso seja uma loja própria.
    4. A loja deve possuir internet para sincronização das informações entre nossos sistemas.

Passo a passo para a configuração:

Para realizar a configuração, acesse o Cadastro de Produto clicando em: "Cadastro" → "Estoque" → "Produto de Venda" → "Produto de Venda".

Na próxima tela, clique no botão "Consultar" para exibir os produtos já cadastrados e clique sobre um deles para abrir a tela de cadastros do produto já existente ou clique em "Incluir" para cadastrar um novo produto. 

Procure a opção "Produto Referência na Configuração de PDV", como destacado na imagem abaixo. Neste campo você deverá selecionar o produto que será a referência.


Como exemplo vamos utilizar o produto "5130 - Pizza Baiana" que esta no exemplo acima e também o produto "22 - Pizza Atum". Esses dois produtos serão  apontados a usar como referência o produto "20 - Pizza Calabresa". Podemos fazer isso pois esses produtos são semelhantes e terão as mesmas configurações fiscais e operacionais de envio para produção e utilização no sistema.

Clique em "Salvar" para gravar as informações do sistema.

Após isso precisamos gerar um novo arquivo de produto para a loja e realizar a atualização de tabelas no Linx Degust PDV para que as configurações realizadas tenham efeito.

  • Clique aqui, caso houver alguma dúvida para gerar do arquivo de produto.

As configurações replicadas impactam diretamente na rotina operacional e fiscal das lojas. Por isso, antes de disponibilizar a configuração para todas as lojas é importante e necessário realizar testes, validando se as configurações estão corretas ao chegarem no PDV e desta forma, evitando que erros de cadastro possam atrapalhar o operacional das lojas.

Caso não possua um PDV teste, entre em contato com o seu Gerente de Relacionamento e solicite já a sua instalação.


Como validar o funcionamento no PDV:

Caso você tenha gerado o arquivo de produtos para a data atual, será necessário forçar uma atualização de cardápio, para isso siga os passos:

Na tela inicial do Degust PDV, clique no botão "Comunicação" → "Atualização de Tabelas" → "Produtos On-Line".

O sistema realizará o download do arquivo de produto gerado e iniciará a atualização, apenas aguarde até que seja concluído.

Caso você tenha programado o arquivo de produtos para o dia seguinte, o sistema realizará a atualização automaticamente na abertura do caixa.


Entre em: "Configurações e Cadastros" → "08 Configuração de Produto" → "01 Configuração de Produto".

Caso a sua loja não utilize os produtos de referência, todos os produtos aparecerão nos tons azuis, conforme a imagem abaixo:


Porém, caso a configuração de produto referência tenha sido feita corretamente, as infomrações aparecerção em amarelo, conforme a imagem abaixo.

Como podemos ver nesta imagem, os produtos Pizza Atum e Pizza Baiana estão com o produto de referência Pizza Calabresa.

Qualquer configuração alterada no produto "20 - Pizza Calabresa", será replicada para os demais produtos. Como mencionamos anteriormente, isso vale para todas as configurações do produto, inclusive as fiscais (NFC-e / S@T / MF-e).




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