Troca Fácil

Esta rotina unifica alguns dos fluxos de troca atendidos pelo Linx Microvix POS e ERP, através dela será possível realizar a troca de mercadorias na mesma empresa em que foi feita a venda ou em empresas da mesma rede. 


Parametrização Restrita

  • Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico e solicitar a seguinte parametrização:


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

O parâmetro "Utiliza troca fácil" disponível em Administrativo > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Trocas deve estar marcado.


Parametrização

Parametrização

Após habilitar a rotina é necessário configurar os parâmetros básicos para utilização, para tanto, ao acessar Faturamento > Troca Fácil > Realizar Troca Fácil e clicar no ícone  será possível defini-los.


Configurações


  • Natureza de Operação - Devolução;
  • Série - Devolução;
  • Natureza de Operação - Entrada;
  • Série - Entrada;
  • Operação padrão: devem ser configuradas corretamente as seguintes operações:
    • Troca Fácil - Devolução de Saída 
      • Devolução de Venda - Loja (53);
      • ICMS sobre devolução de vendas de mercadoria (200);
      • IPI sobre devolução de vendas de mercadoria (201);
      • PIS sobre devolução de vendas de mercadoria (202);
      • COFINS sobre devolução de vendas de mercadoria (203);
      • ICMS/ST sobre devolução de vendas de mercadorias (157);
    • Troca Fácil – Entrada

      • Produtos Troca - Garantia Nacional (1071).
  • Plano de Pagamento;
  • Validade padrão dos produtos (dias): deve ser definida a quantidade de dias válidos para troca. Quando este campo não estiver definido no cadastro do produto, o sistema considerará esta informação;
  • Replicar para outras empresas: permite replicar as parametrizações definidas para as demais empresas do portal.


O sistema validará os campos obrigatórios e caso não definidos, não será possível salvar a alteração. Além disso, caso o usuário não possua a permissão "Parâmetros de Faturamento" definida em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento ao acessar as configurações, o botão de alteração será exibido bloqueado


Bloqueio de alteração

Buscar vendas

Após a parametrização, em: Operações > Troca Fácil, será possível acessar a rotina para realizar o novo processo de troca.


Troca Fácil


Ao acessar a rotina a venda poderá ser pesquisada de duas formas:

  • Por token: impresso no comprovante e enviado por e-mail. Ele poderá ser inserido via leitor de código de barras ou manualmente. Caso o token informado corresponda a uma venda cancelada o sistema exibirá um alerta bloqueando a ação.


Alerta


Nota

  • Caso o token informado não tenha sido gerado a partir de vendas que possuem a rotina de Troca Fácil, o sistema exibirá um alerta indicando que a troca deve ser realizada através do módulo de Loja. Para mais informações clique aqui.


Alerta

  • Caso a NF-e de uma devolução tenha sido cancelada, será possível ainda utilizar o Token referente a devolução para que possa ser realizada a troca;
  • Ao informar um Token e o sistema identificar que o cliente não existe na base de dados do portal onde será feita a troca, o próprio sistema irá buscar pelos dados do cliente em todos os portais e empresas da rede e efetuar uma atualização automática dos dados, sem precisar realizar o cadastro manual;


  • Por código do produto e CPF/CNPJ: permite buscar a venda pelo código do produto combinado com o documento do cliente. Caso contrário, será exibido o seguinte alerta:


Alerta

  • Através do botão busca avançada: é possível realizar uma filtragem por vendas a serem trocadas, de forma mais específica;


Busca Avançada




  • Data Inicial/Final;
  • Empresas;
  • Cliente: CPF, CNPJ ou Código;
  • Código/Referência do produto;
  • Documento: preencher com o número do documento da venda;
  • Série: irão ser exibidas as séries cadastradas para a empresa;
  • Natureza de operação: serão mostradas todas as naturezas de operação que estiverem registradas para a empresa.


  • Outras Opções de Troca: exibirá um acesso para rotina de Troca Nacional fora da rede para as empresas parametrizadas, mais informações sobre o funcionamento clique aqui.


Outras opções


Nota

  • O "Troca Nacional Fora da Rede" só será exibido na rotina caso o Garantia Nacional esteja habilitado para o portal/empresa;
  • Deverá ser definido nos filtros de busca das vendas a Data Inicial e Final do período que deseja realizar a pesquisa.
  • Quando se tratar de uma empresa que seja FRANQUEADORA, será feita uma busca do cliente informado nos filtros em toda a base de dados das franquias, independente de qual empresa o cliente esteja cadastrado;

Ao clicar em "Buscar", serão exibidas todas as vendas que correspondem as informações de pesquisa inseridas.


Listagem de vendas


Nota

  • Na listagem dos itens disponíveis para troca serão exibidos os últimos 30 registros, listando por primeiro as últimas vendas registradas da loja logada. Além disso, não serão listados os produtos já inseridos em outra troca (token já utilizados).
  • Os valores da coluna "Preço Líquido + IPI" poderão ser alterados caso a permissão de usuário "Permite alterar o valor líquido do produto ao realizar troca" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil esteja habilitado.

A listagem apresentará os dados:

  • Qtde;
  • Doc/Série;
  • Cliente;
  • Cód. Produto;
  • Serial;
  • Descrição;
  • Preço Líquido;
  • Loja Origem: exibirá a loja em que a venda foi efetivada originalmente;
  • Empresa Baixa: será exibida a empresa onde o produto foi trocado, apenas em situações onde a Validade Garantia estiver como "Utilizada";
  • Data Venda: será exibida a data em que foi feita a venda e gerado o token;
  • Validade Garantia: exibirá o prazo de validade da garantia para empresas configuradas para utilizar a rotina de Garantia Nacional. Além disso, quando a troca já tiver sido efetuada, a venda não poderá ser selecionada e a coluna estará notificada com o termo "Utilizada".
  • Data Venc. Degustação: será exibida a data de vencimento quando for realizar uma troca por degustação;
  • Data Troca Degustação: será exibida a data em que foi realizado a troca por degustação. Será informada uma data apenas se o produto já foi trocado e o motivo da troca tenha sido o mesmo selecionado no campo “Motivo de devolução para identificar troca em período de adaptação”.


Trocas já utilizadas


Nota

  • A coluna "Data Venc. Degustação" só será preenchida quando for selecionado um motivo da troca que seja o mesmo selecionado no campo “Motivo de devolução para identificar troca em período de adaptação” disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Gerais. Caso o motivo de troca não seja o mesmo do parâmetro, o campo não será preenchido;
  • Para informar a data de vencimento da degustação, o sistema usará como base a data de venda somada a quantidade de dias informados no campo “Prazo de adaptação (dias)”, disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Gerais;
  • Caso a data da troca seja maior que a data do vencimento da degustação, o sistema deverá emitir um alerta e não será possível prosseguir com a operação.



Produtos com quantidade decimal

Caso o produto para troca tenha sido vendido com quantidade decimal, ou seja, que tenha casas decimais, será possível alterar a quantidade de troca para números fracionados.


Troca de quantidade fracionada


Se for informada uma quantidade menor que a total, será marcada essa linha como utilizada e a quantidade será alterada do valor total para a utilizada. Assim, será criado um novo item com a diferença restante do produto fracionado com o mesmo token, semelhante ao que acontece no vale troca. Por exemplo: A quantidade do produto era de 2,500, o usuário informou apenas 0,400 para realizar a troca, assim foi criado um novo item com a quantidade restante de 2,100.


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Novo item criado


Caso a quantidade para troca seja superior a quantidade disponível, será exibido um alerta.


Alerta de quantidade




Finalizar Troca

Para concretizar a troca é necessário selecionar um produto da listagem e informar:

  • Motivo de troca: justificativa pela qual a troca está sendo realizada. Para informações sobre o cadastro clique aqui;
  • Cliente: através do botão  é possível adicionar o cadastro de um novo cliente para realizar a troca;
  • Vendedor;
  • Observação: possibilita que o usuário informe um texto que deseja ser incluído na observação da nota emitida na realização da troca.


Iniciar troca


Nota

  • Caso a pesquisa de troca fácil retorne apenas uma venda ou documento, será retornado por padrão na observação o CNPJ de origem da empresa que fez a venda e também o documento/série;
  • Caso retorne mais de uma venda/documento será o campo será apresento em branco;
  • O campo de observação é opcional então, caso ocorra o não preenchimento, a finalização da troca acontece normalmente. Porém se for informada alguma observação, a mesma será enviada para o campo observação da NF-e.
  • Para NF-e, será necessário que o cliente da venda tenha o CEP cadastrado no sistema. Caso não tenha, será exibido um alerta com a opção "Cadastro do Cliente", que irá redirecionar o usuário para a rotina de cadastro e assim incluir o CEP;


Alerta de CEP não cadastrado



Inseridas as informações necessárias para troca, ao clicar em "Finalizar" o processo será concluído e o sistema retornará uma mensagem com o número do vale, o valor, o tipo de operação e o número do documento.


Troca realizada com sucesso


Para imprimir ou enviar por e-mail o ticket de troca basta clicar sobre "Comprovante para Fins de Troca" após a geração do ticket.



Nota

  • Caso o prazo de utilização do vale expirar, será possível liberá-lo para ainda realizar a troca. Para que isso seja possível, o parâmetro Habilita a possibilidade de liberação de vale-compra expirado deverá estar marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja > Grupo Trocar e Devoluções;
  • Para que o usuário tenha permissão para realizar a liberação, a opção Libera uso de Vale-Compra expirado deverá estar marcado em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Loja.
  • Para que seja impresso o relatório gerencial de uma troca cuja a venda tenha sido feita em uma loja diferente da que está sendo realizada a troca é necessário que o parâmetro "Realizar impressão de relatório gerencial de Troca oriunda de outra loja" disponível em Empresa > Segurança > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr.de Loja > Grupo Troca Fácil esteja habilitado.



Validações

Durante a o processo de troca serão realizadas algumas validações:

  • De configuração tributária: caso o detalhamento de configuração tributária não esteja realizado de acordo com a operação o sistema apresentará um alerta e será necessário corrigi-lo para prosseguir e finalizar gerando a troca


Validação de configuração tributária


  • Produtos de única venda: caso sejam selecionados produtos de vendas diferentes, não será possível prosseguir com a troca e o sistema exibirá um alerta.



Validação de produtos da mesma venda


  • Campos obrigatórios: se algum dos campos obrigatórios (motivo, cliente e vendedor) não forem preenchidos, não será possível finalizar o processo e o sistema exibirá o seguinte alerta.



Validação de campos obrigatórios


  • Sem rótulos