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1 Conceito


A GO2GO é uma API de comunicação que permite unificar os pedidos de plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi em um só lugar. O sistema Linx Postos AutoSystem possui integração com a GO2GO. 

Esta integração permite que esses pedidos sejam enviados ao PDV do AutoSystem para o melhor gerenciamento das vendas por delivery.


2 Requisitos


Para utilizar a integração com a GO2GO serão necessários alguns requisitos:

  • O módulo GO2GO deve estar habilitado na chave do estabelecimento;
  • A versão mínima exigida é a 3.3.1.7 (AutoSystem) ou superior;
  • Possuir o sistema GO2GO instalado e configurado em seu ambiente.

3 Opções Homologadas de Pagamento Virtual


Abaixo, a opção homologada de pagamento virtual que pode ser utilizada na Integração GO2GO:

  • Ifood.


4 Configurações


4.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações > Integrações > Integração GO2GO, conforme exemplo a seguir:




4.2 Configurar Integração

Para o funcionamento desta integração será necessário realizar algumas configurações:

No módulo Gerencial, acessar o menu Configurações > Módulos > Integração GO2GO. A seguinte tela será apresentada:




No grupo Geral, temos as seguintes opções:

  • Habilitar a integração GO2GO: esta opção permite habilitar a integração com a GO2GO e ativa os campos E-mail e Senha para preenchimento;
  • E-mail / Senha: devem ser obtidos diretamente com a GO2GO.

No painel Opções temos:

  • Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar pedido: ao selecionar esta opção, os pedidos confirmados serão impressos automaticamente;
  • Imprimir automaticamente o pré-fechamento: esta opção permite a impressão automática do pré-fechamento;
  • Habilitar início automático do serviço de integração: esta opção permite que ao abrir o Caixa, o serviço seja iniciado automaticamente. Para isto, o campo Estação deve estar preenchido;
  • Emissão de Venda: esta opção permite definir a emissão de venda com as opções Questionar sempreAo finalizar Ao entregar, para a impressão do cupom fiscal de acordo com a opção preenchida. 

Exemplo: ao preencher o campo com a opção Questionar sempre, quando a venda estiver para Entrega, o sistema emitirá uma mensagem perguntando se é para emitir o cupom fiscal da venda ou não. Nas demais opções o cupom fiscal será apenas visualizado na tela, tendo que gerar a impressão manualmente.


5 Vendas Delivery no Caixa


Após conclusão das configurações, na tela principal do módulo Caixa irá constar um botão referente ao Delivery:



Quando há pedidos em aberto, o ícone se apresenta na cor verde, conforme imagem acima. Quando não houver pedidos pendentes, o ícone ficará "vazio", sem cor.

Ao clicar no botão Delivery (ou tecla de atalho Y), será apresentada a tela de Gerenciamento de Pedidos Delivery:


Exemplo


Os pedidos que são feitos através dos aplicativos (iFood, Uber Eats e demais) serão apresentados na tela de gerenciamento. 

O painel de Parâmetros possui os seguintes campos: 

  • Pedido: preencha este campo com o número do pedido para localizá-lo no sistema;  
  • Período: preencha com o período desejado para localizar o pedido;
  • Status: selecione o status desejado para que sejam demonstrados na tela apenas os pedidos com o status selecionado;  
  • Exibir os pedidos cancelados e finalizados: marque esta opção para buscar os pedidos com os status de Finalizado; Cancelado ou Rejeitado.

Para localizar um pedido específico, preencha mais de um campo com as informações.


Exemplo



As colunas disponíveis na Relação de pedidos mostram as seguintes situações:

  • Origem: mostra através de qual player (aplicativo) o pedido foi realizado;
  • Pedido: mostra o número do pedido gerado;
  • Data Entrega: mostra a data escolhida pelo cliente, para a entrega do pedido; 
  • Cliente: mostra o nome do cliente;
  • Status: mostra a situação atual do pedido, podendo ser: Novo, Em Produção, Entrega em Andamento Concluído
  • Tipo de Pagamento: mostra como será o pagamento, se na Entrega do pedido ou efetuado pelo App;
  • Forma de Pagamento: mostra a forma de pagamento, podendo ser no Dinheiro ou Cartão. Observação: somente será aceito uma forma de pagamento.


5.1 Status do Pedido

Os pedidos entram automaticamente na tela de Gerenciamento e serão apresentados com o status de Novo.


Importante

Os Status não são atualizados automaticamente. Cada etapa do processo deve ser feito manualmente pelo operador e respeitando a ordem.


A forma de pagamento deve ser selecionada pelo cliente no momento da baixa da venda, ficando a critério de cada cliente cadastrar as formas de pagamento necessárias para a operação.


Exemplo de pagamento em Dinheiro


Para enviar o pedido à uma impressora configurada com regra de impressão (detalhes no item 5.2.1), a opção Imprimir automaticamente a ordem de produção ao confirmar o pedido deve estar marcada, na tela de Configurações.

Para aceitar um pedido, selecione o desejado e clique no botão Confirmar-F8



O status do pedido muda de Novo para Em Produção, significando que o pedido está sendo preparado. Simultaneamente esta informação é repassada ao player (aplicativo) no qual o cliente efetuou o pedido, podendo ele acompanhar o andamento do seu pedido:



Para finalizar um pedido, clicar no botão Entregar-F9:



Quando um pedido é finalizado com a emissão da venda, o status do pedido ficará como Concluído/Finalizado no AutoSystem e também no player (iFood por exemplo) e a nota fiscal será emitida no PDV. 

Também é possível verificar os Detalhes do pedido com as informações da entrega, itens do pedido e pagamento, clicando no botão Visualizar-F6:


Detalhes do Pedido


Na guia Itens do pedido são demonstrados os detalhes do pedido, como o Código, Nome, Quantidade, Valor unitário, Valor total e Observação de preparo:



Na guia Pagamento são demonstrados os detalhes do pagamento, como Tipo de pagamento, Meio de pagamento, Troco, Desconto, Acréscimos, Taxa de entrega, Valor Total e Observação de pagamento, conforme exemplo abaixo:



Na confirmação da entrega, o usuário será questionado sobre a emissão da nota fiscal:



Os valores referentes às taxas de entrega como acréscimos e/ou descontos serão aplicados no documento fiscal como acréscimo/desconto.

Após a confirmação ou não da emissão da nota, o status do pedido é alterado para Entrega em Andamento:



Para finalizar o pedido, clicar no botão Finalizar-F10 conforme exemplo abaixo:



Importante

Quando uma venda é finalizada no sistema, o pedido também será finalizado.


O cupom será demonstrado na tela do Caixa e o aviso da finalização do pedido:




5.2 Impressão dos Pedidos

Os pedidos podem ser impressos através do botão Imprimir-F3 onde será aberta uma janela com as opções:

  • Pré-fechamento - P: nesta opção serão impressos os dados do pedido, itens do pedido, endereço do cliente, observações e dados do pagamento. Este comprovante pode ser entregue ao cliente ou utilizado pelo entregador;
  • Comanda-C: a comanda será encaminhada ao local onde se tem uma regra de impressão configurada. Exemplo: a comanda será impressa na cozinha, para controle na preparação.



Pré-fechamento - P



Importante

Caso fiquem pedidos pendentes do dia anterior ou o Caixa seja fechado e ainda tenha pedidos pendentes, este entrará somente no próximo caixa.


5.2.1 Regras de Impressão

Para 


Cadastros > Tabelas > Vendas > Regra de impressão

Caso cliente tenho q montar algum pedido na cozinha, é necessário então criar a regra de impressão onde o mesmo ira configurar uma impressora para que possa ser impresso o comprovante no lugar correto. É o mesmo esquema pra quem utiliza terminal de comanda.
Essa situação pra go2go é valido apenas para quando o cliente receber algum pedido que precisa ser feito na hora (ex: prato de comida).



6 Cancelamento do Pedido


O cancelamento de um pedido poderá ser efetuado no módulo Caixa > tela de Gerenciamento de Pedidos Delivery. É possível cancelar um pedido com os status de Novo, Em Produção e Entrega em Andamento. Para isto, basta selecionar um pedido com um destes status e clicar no botão Cancelar-F7, conforme exemplo abaixo:



Já para os pedidos Finalizados, o cancelamento deve ser efetuado no sistema (F10 > Venda > Cancelar ou F10 > Operações > Cancelar a ultima venda).


6.1 Cancelamento da Venda

O cancelamento de uma venda é feito ...  PENDENTE C/ LUAN

o Neste tópico descrever os passos para o cancelamento da venda


o Colocar uma informação de que o pedido finalizado não será cancelado no sistema e no player, mas a nota fiscal/financeiro/estoque serão cancelados/estornados. PENDENTE C/ FABRICIO

Ao efetuar um cancelamento, o cliente será notificado sobre o ocorrido em seu aplicativo.


7 Cadastro de Produtos


Todos os produtos devem estar vinculados entre si, ou seja, o mesmo cadastro que consta no módulo Gerencial do AutoSystem também deve constar no cadastro de produtos da GO2GO.

PENDENTE C/ LUAN

• Informar o que ocorre quando o cliente recebe um pedido e o produto não está cadastrado na Go2Go, deixar bem explicado esse ponto. 


8 Relatórios


É possível listar em um relatório os pedidos com origem das plataformas que fazem parte desta integração. Para isto, acessar o módulo Gerencial, menu Estoque > Relatórios > Pedidos Delivery:



O relatório pode ser definido de acordo com as seguintes opções:

  • Player: permite visualizar as plataformas com pedidos em aberto;
  • Tipo de pagamento: selecionar entre Entrega ou Pré-Pago;
  • Status pedido: selecionar entre Novo, Aprovado, Em Produção, Entrega em Andamento, Finalizado, Integrado, Rejeitado e Cancelado;
  • Período: preencher o período desejado.

Após, clicar no botão Visualizar para a demonstração do relatório:



  • Sem rótulos