Índice



Data: 14/10/2019

Assunto

Este documento explica como podemos alterar os dados dos impostos dos itens de uma nota fiscal de saída por devolução, gerada pelo atendimento de balcão.

Abrangência

Todas as revendas que queiram usar o recurso referenciado no item Assunto, acima descrito, devem ler e entender este documento e fazer as configurações conforme instruções abaixo.

Aplicação

No menu “Peças > Atendimento Balcão”, após ter trocado o tipo de transação para uma transação de devolução e ter importado uma nota fiscal para devolução, será habilitada a aba “Impostos da Devolução”. Nessa aba, é possível alterar várias informações dos valores dos impostos dos itens importados, inclusive o CFOP da nota de compra.

Após ter digitado os dados da nota fiscal que será importada, nas duas perguntas que mostra abaixo, deverá ser respondido que “Não”, para que o sistema considere os valore dos impostos da nota fiscal de entrada, sem recalculá-los. Vejam as imagens:


Figura 01 - Mensagem

 

Figura: 02 – Atendimento Balcão > Impostos da Devolução

 

Antes de enviar o contato para o “Frente de caixa”, será necessário alterar este CFOP na aba “Impostos da Devolução”, na coluna “CFOP.  Caso o contato seja enviado para o “Frente de Caixa”, sem ter feito esta alteração, será apresentada a mensagem “[Erro 2233] Código fiscal da operação inválido. Aba Impostas da Devolução”.

 

Figura: 03 – Atendimento Balcão > Gravar

 

 

A alíquota do ICMS Retido digitada no atendimento de balcão, será gravada também no item da nota, mesmo sendo diferente da alíquota do ICMS Retido informada no CFOP. Veja a imagem:

 

Figura: 04 – Manutenção de Notas e Manutenção de CFOP


Deve ter a Base e o Valor do ICMS Retido informado:


Figura: 05 – Manutenção de Notas > ICMS > Produtos

  • Na aba "Manutenção > Capa > ICMS > Somas", deverá marcar a opção "Soma Retido Total Nota" como "Sim":

Figura: 06 – Manutenção de Notas > ICMS > Somas

Quando o item tem % de MVA na aba “Outras Opções”, o quadro “Mod. BC do ICMS ST” deverá ter a opção “4-Margem Valor Agregado” marcada. Essa configuração é para evitar esta rejeição:

Rejeição: Informada modalidade de determinação da BC da ST diferente de MVA e informado o campo pMVAST [nItem:1]” na emissão da NF-e.  Veja a imagem que segue abaixo.

Figura: 07 – Manutenção de CFOP


  • Importante:

Somente irá habilitar a aba "Impostos da Devolução" quando, no cadastro da transação de devolução, a Finalidade de emissão da NF-e for "Devolução".


Figura: 08 – Manutenção Tipo de Transação



  • Sem rótulos