A rotina de Balanço é utilizada para ajustar o saldo dos produtos no sistema de acordo com o saldo físico real do estoque


Executando a Rotina

Para utilizar a rotina acesse Suprimentos > Estoque > Balanço (Novo). Ao acessar a tela será possível visualizar os balanços realizados e o status de cada um.

Tela inicial 


Para encontrar um balanço específico, poderá utilizar os filtros para realizar uma busca refinada.

  • Data Inicial e Data Final: deverá inserir o período inicial e final em que foi realizado o balanço;
  • Empresa(s): poderá selecionar uma empresa onde foi realizado o balanço. Por padrão a rotina exibirá o balanço da empresa logada, porém o usuário poderá selecionar outra empresa para visualizar;
  • Palavra chave: poderá inserir uma palavra chave, sendo código ou descrição;
  • Finalizados: marcando esta opção a busca será feita somente por balanços que foram finalizados;

Após definir os filtros conforme desejado, basta clicar em "Filtrar" que a busca será feita. Para cada status do processo do balanço, será possível realizar diferentes ações.


Planejado

Para os balanços que estão com status de "Planejado", será permitido executar três ações: Executar, Editar ou Cancelar.


Ações do status planejado

  • Executar: a execução do balanço ocorre de forma online, utilizando um celular ou tablet, ou por meio de importação de arquivo .txt ou .csv;


Executar balanço


Execução online

Selecionando a forma online de execução, será necessário escolher em qual seção será feito o balanço. Ao selecionar a seção, será exibido um QR Code para realizar a leitura e assim iniciar o balanço.


Escolher seção.


A próxima etapa será a leitura dos produtos pelo celular ou tablet. Veja como é simples:




A leitura do código do produto poderá ser feita pelo QR Code ou código de barras, ou manualmente digitando no campo "Produto". Para ajustar a quantidade de produtos pode inseri-la no campo "Qtde" antes da leitura ou digitação do código do produto, ou realizar a leitura do mesmo código de acordo com a quantidade que desejar. Caso ocorra algum erro no momento da leitura, será exibida uma mensagem informando.



Após finalizar a leitura dos produtos, basta clicar em "Finalizar".





Execução por importação

Para iniciar a execução online será necessário selecionar uma seção pendente para realizar a importação. 


Execução por importação


No campo "Enviar Arquivo com" deverá definir quais serão as informações enviadas na importação: código de barras e quantidades; somente código de barras; código de barras, quantidade e lote.


Informações do arquivo


Modelos dos Arquivos
Código de Barras ou Código de Produto e Quantidade

Somente Código de Barras ou Código de produto

Código de Barras, Quantidade e Lote

Código de Barras, Quantidade, Lote, Data Fabricação e Data de Validade


Caso existirem produtos não cadastrados no Microvix, o sistema irá apresentar uma mensagem com os produtos e a linha do arquivo.


Divergências


Caso não tenha nenhuma divergência no arquivo, ao clicar em "Confirmar", os produtos serão identificados e ficarão na listagem para finalização do balanço.


Nota

A informação do número de lote de um produto só poderá ser inserida na execução do balanço via importação txt. Para a execução online, em que os produtos são bipados, não será possível a inserção de itens que possuam controle de lote.



Formato de arquivo para importação

Poderão ser importados arquivos com extensão .txt ou .csv. O layout do arquivo dependerá da opção escolhida e terá as seguintes opções:

LayoutObservação
Código do Produto e QuantidadeO código do produto poderá se repetir no arquivo enviado. O Microvix irá considerar a soma das quantidades. Esse modelo estará disponível somente em portais que a a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" esteja desabilitado.
Código de Barras e QuantidadeO código de barras poderá se repetir no arquivo enviado. O Microvix irá considerar a soma das quantidades.
Somente Código de ProdutoO arquivo poderá conter apenas o código do produto. Neste caso, o Microvix vai considerar a quantidade 1 e se no mesmo arquivo os itens se repetirem, o Microvix irá considerar a soma das quantidades. Esse modelo estará disponível somente em portais que a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" esteja desabilitado.
Somente Código de BarrasO arquivo poderá conter apenas o código de barras. Neste caso, o Microvix vai considerar a quantidade 1 e se no mesmo arquivo os itens se repetirem, o Microvix irá considerar a soma das quantidades.
Código do Produto, Quantidade e Lote
  • Um lote pode estar associado a mais de um produto, e a combinação de código do produto e lote poderá se repetir. O Microvix irá considerar a soma das quantidades que cada produto e lote apresentou no arquivo;
  • Essa opção só estará disponível se o parâmetro "Empresa utiliza controle de lote de produtos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos estiver marcada. 
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote com datas" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Entrada de Compras deve estar desmarcado. 
  • Será necessário verificar se o produto é controlado por lote e somente em portais que a a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" esteja desabilitado.
Código de Barras, Quantidade e Lote
  • Um lote pode estar associado a mais de um produto, e a combinação de código de barras do produto e lote poderá se repetir. O Microvix irá considerar a soma das quantidades que cada produto e lote apresentou no arquivo;
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote de produtos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos deve estar marcada;
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote com datas" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Entrada de Compras deve estar desmarcado;
  • O produto deve ser controlado por lote;
Código do Produto, Quantidade, Lote, Data de Fabricação e Data de Validade
  • Um lote pode estar associado a mais de um produto, em cada um contendo sua data de fabricação e vencimento. E a combinação de produto e lote, só poderá ter uma data de fabricação e data de vencimento. 
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote de produtos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos deve estar marcada;
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote com datas" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Entrada de Compras deve estar marcado;
  • O portal deve estar com a funcionalidade "Código de Barras Alfanumérico" desabilitada;
  • A data de fabricação e validade deverá estar no formato DDMMAAAA;
  • O produto deve ser controlado por lote;
Código de Barras, Quantidade, Lote, Data de Fabricação e Data de Validade
  • Um lote pode estar associado a mais de um produto, em cada um contendo sua data de fabricação e vencimento. E a combinação de produto e lote, só poderá ter uma data de fabricação e data de vencimento.
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote de produtos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos deve estar marcada;
  • O parâmetro "Empresa utiliza controle de lote com datas" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Entrada de Compras deve estar marcado;
  • A data de fabricação e validade deverá estar no formato DDMMAAAA;
  • O produto deve ser controlado por lote;



  • Editar: clicando na opção de editar, será exibido o cadastro do balanço onde o usuário poderá realizar as alterações que desejar;
  • Cancelar: ao escolher por cancelar, o balanço em questão será removido da listagem, não podendo ser revertida a ação.


Cancelar balanço


Em andamento

Para os balanços que estão com status de "Em andamento", será permitido executar três ações: Executar, Acompanhamento ou Visualizar.


Balanço em andamento


  • Executar: mesmo quando o balanço está com o processo em andamento, será possível executar mais balanços caso tenha seções disponíveis ainda. Se todas as seções já tiverem sido executadas, a seleção ficará bloqueada e não poderá prosseguir.


Seções concluidas


Caso ainda tenha seção disponível, basta executar o balanço normalmente.


Executar balanço


  • Acompanhamento: nesta opção poderá ser feito o acompanhamento do balanço. 
    • O botão de "Executar" ficará habilitado quando uma seção estiver selecionada e com a situação "Pendente".

 

Executar balanço




Ao clicar em "Executar", será apresentado o processo normal de execução de um balanço.

    • O botão de "Finalizar" ficará habilitado quando todas as seções estiverem com a situação "Concluído". 
    • As ações de "Editar" e" Limpar Seção" ficaram habilitadas quando a seção estiver com a Situação "Concluído"


Acompanhamento balanço


Botão 

Poderá editar a quantidade dos produtos do balanço.


Editar quantidade


Nota

  • Caso o balanço tenha sido executado via importação, o campo "Quantidade" ficará bloqueado para edição;
  • Caso a empresa tenha controle de lote, ao abrir a tela para edição, serão exibidos os campos de Lote, Data de Fabricação e Data de Validade. Todos os campos ficarão bloqueados para edição;
  • No momento do processamento de um balanço, caso haja divergências de saldo, o sistema irá utilizar o saldo físico disponível para contabilizar;


Botão 

Limpará a seção e poderá executar novamente o balanço da seção em questão.


Clicando em "Finalizar", ocorrerá o direcionamento para a tela de finalização. Para retornar a tela inicial da rotina poderá clicar em "Voltar", sem finalizar o balanço. Em "Imprimir" será realizada a impressão do balanço executado. E em "Finalizar" vai terminar o processo de execução do balanço e retornar a tela inicial.


Tela de finalização


Nota

  • Os balanços finalizados não ficarão visíveis na listagem da tela inicial. Para visualizá-los será necessário marcar a opção "Finalizados" nos filtros;
  • Caso a empresa tenha controle de lote, na tela de finalização serão exibidas as colunas com informações de Lote, Data de Fabricação e Data de Validade, assim como na impressão;



  • Visualizar: ao clicar para visualizar um balanço, será exibido o cadastro dele, mas não será permitido alterar os dados.
  • Cancelar: ao selecionar um balanço e acionar o botão "Cancelar", será exibida uma mensagem para confirmar o cancelamento.


Cancelar balanço


Selecionando "Sim", o processo será concluído.


Finalizado

Para os balanços que estão com status de "Finalizado", será permitido executar duas ações: Visualizar e Estornar.


Balanço finalizado


  • Visualizar: ao clicar para visualizar um balanço, será exibido o cadastro dele, mas não será permitido alterar os dados.
  • Estornar: ao clicar para estornar um balanço, será exibido um detalhamento do balanço para então confirmar o estorno.


Detalhes do balanço


Após a confirmação, o estorno será finalizado.


Estorno concluído


Nota

  • Ao estornar um balanço, ele retornará ao status de "Em Andamento";
  • Um balanço ao ser estornado, possuirá sua data de lançamento alterada para a data vigente, ou seja, a data que foi solicitado o estorno;
  • Ao realizar o estorno de um balanço, todas as informações relacionadas ao balanço serão apagadas e será realizada o ajuste de saldo do produto. Porém, o histórico de movimentação do produto não será afetado, ou seja, os movimentos do produto não serão apagados;

Cadastrar Balanço

O cadastro de um balanço será necessário para situações em que o balanço não necessariamente será executado de imediato. Assim, poderá ser planejado para ser executado em algum momento posterior. Por exemplo: em uma loja com muitos produtos, pode ser executado um inventário rotativo durante uma semana, avaliando apenas óculos na segunda-feira, sapatos na terça, acessórios na quarta e assim por diante. O lançamento prévio do balanço serve para já deixar todas estas rotinas melhor organizadas, além de abrir a possibilidade futura de automatização ou execução periódica, criando os balanços a serem executados de acordo com critérios pré-estabelecidos pela franquia ou individualmente pela empresa.


Para realizar o cadastro de um balanço acesse a opção "+Novo Balanço".

Grupo Dados Gerais

  • Descrição: deverá definir uma descrição para o balanço que será executado;
  • Data Lançamento: deverá informar a data de referência para o lançamento do balanço. Esta é a data em que as movimentações geradas pelo balanço serão efetivadas;
  • Depósito: deverá informar o depósito em que o balanço será executado;
  • Fornecedor: poderá informar os fornecedores que farão parte do balanço;
  • Seções: deverá informar as seções que serão avaliadas;
  • Zerar as quantidades: ao marcar esta opção, os itens que não forem informados na contagem e forem da mesma estrutura mercadológica e depósito, terão suas quantidades zeradas;
  • Desconsiderar as diferenças: este campo só estará visível quando o parâmetro "Exibir opção para desconsiderar diferença no processamento do balanço" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo Balanço estiver marcado. Ao marcar este campo, o balanço acrescentará as quantidades ao saldo já existente no Microvix;

Dados gerais do balanço


Nota

Para cadastrar uma nova Seção, basta digitar o nome no próprio campo. Caso a Seção digitada não exista, será sugerido o cadastro.


Cadastrar nova seção


Ao clicar sobre o link, será exibida uma mensagem para confirmar o cadastro.


Confirmar cadastro



Grupo Estrutura Mercadológica

  • Setor: informar os setores que farão parte do balanço.
  • Marca: informar as marcas que farão parte do balanço.:
  • Linha: informar as linhas que farão parte do balanço;
  • Coleção: informar as coleções que farão parte do balanço.
  • Tamanho: informar os tamanhos que farão parte do balanço.

Cores: informar as cores que farão parte do balanço.


Estrutura mercadológica do balanço


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para alterar a legenda dinâmica da estrutura mercadológica da empresa é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo "Legenda Dinâmica".


Menu Lateral

No menu lateral será exibido todos os grupos do cadastro, com a possibilidade de navegar de um para outro apenas clicando sobre o título, sem precisar descer pela barra de rolagem. Além disso terá o botão de "Cadastrar" para salvar o cadastro do balanço, e o de cancelar caso desejar desistir do cadastro.


Menu lateral

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