ÍNDICE


Aplicação


Manual de utilização do Honda Mobile.


O que é?
O Honda Mobile é uma solução desenvolvida para dispositivos móveis, o que envolve tablets.
Esta solução tem como objetivo o aprimoramento e inovação dos processos das concessionárias de veículos. É uma ferramenta robusta e pode ser utilizada pelos clientes da Linx que já possuem os pré-requisitos especificados neste manual.


Pré-Requisitos

Para utilizar o Honda Mobile o cliente necessitará, obrigatoriamente:

  • Possuir o sistema DMS ;
  • Possuir uma rede Wi-fi;
  • Possuir um tablet com os pré-requisitos mínimos:
    1. Tamanho mínimo: 10 Polegadas;
    2. Processador Octa Core de 1.6GHz;
    3. 3GB de RAM;
    4. Câmera de 8MP;
    5. Versão do Sistema: Android 7.0+;

Ficha de Atendimento


Busca de clientes

Para efetuar a busca de clientes cadastrados, o usuário deve preencher pelo menos um dos campos do filtro.


  • Nome;
  • CPF/CNPJ;
  • Telefone;


Ao clicar em "Buscar" será apresentado o resultado da pesquisa.

Caso seja um novo cliente, o usuário pode iniciar um novo atendimento através do botão "Novo Atendimento". Ao clicar em algum registro é mostrado o endereço do cliente.

Caso o usuário deseje alterar um registro ou adicionar um novo atendimento, o usuário será levado a uma tela com os dados do cliente e os consultores.
No menu superior, o botão "Limpar" deleta os dados cadastrados na ficha. Já o botão de "Enviar" encerra o processo, enviando a ficha e retornando à tela anterior.


Aprovação de Proposta


 

Fluxo da aplicação

Após acessar a funcionalidade o usuário será levado para a tela de "Aprovação de Propostas", onde será exibida a lista de propostas pendentes de aprovação e os dados da proposta selecionada.
O usuário pode então, aprovar a proposta no botão "Aprovar", rejeitar a proposta no botão "Rejeitar" ou renegociar a proposta no botão "Renegociar". É possível atualizar a lista de propostas carregadas
clicando no ícone de sincronização .

Inspeção do Veículo


Busca de ordem de serviço

Para a busca o usuário deve digitar o número da O.S. desejada e clicar na lupa de pesquisa.
Após efetuar a busca, os dados da ordem de serviço serão carregados e o usuário pode acessar as funcionalidades


Formulário de Inspeção

Após acessar "Inspeção" o usuário será redirecionado para a tela "Formulário de Inspeção", onde serão apresentados os quadros com quatro checklists previamente cadastrados.
Cada checklist tem três opções de marcação.

"OK" (Verde)

"ATENÇÃO" (Amarelo)

"REPARAR" (Vermelho).

Para adicionar evidências aos itens dos checklists, o usuário deve clicar no ícone de da câmera. Clicar em "Salvar Inspeção", para finalizar o preenchimento do checklist e salvar todas as alterações.


Adicionando Evidências

Após clicar no ícone de câmera o usuário será direcionado para a tela de inclusão de evidências.
Será apresentada a descrição do item no qual está incluindo a imagem No quadro "Evidências Adicionadas" ficam
as imagens já inseridas.
Para adicionar uma nova evidência (foto ou vídeo), o usuário deve clicar no ícone de câmera. Observações podem ser inseridas no campo de "Observação".
Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Evidência", irá abrir a tela para a coleta da assinatura e observações. 



Após fechar, retorna para a tela inicial para seguir preenchendo a Inspeção Final

Formulário de Inspeção Final

Após acessar "Inspeção Final" o usuário será direcionado para a tela "Formulário de Inspeção Final", contendo duas abas:

  • Procedimento
  • Solução.

A aba "Procedimento" contém uma lista onde o usuário poderá incluir "Procedimento / Reparos Realizados – Técnico", marcando como "OK" ou "NG" e inserir uma "Observação / Retorno – Piloto".
Para adicionar um novo item, clicar em "+ Adicionar Item". Para salvar as alterações, clicar em "Salvar Itens".

Na aba de "Solução", será apresentada uma lista onde o usuário poderá incluir "Solução do Retorno – Técnico / Piloto" e dois quadros de checklists de inspeção final:

  • Estático
  • Dinâmico

Para adicionar um novo item, clicar em "Adicionar item".
Após o preenchimento dos dados, o usuário deve coletar a assinatura do técnico, a assinatura do inspetor e então clicar em "Salvar Itens".
Para concluir e gerar o relatório de inspeção, o usuário deve clicar no em "Concluir".

Check-in de Oficina


Definição de dados cliente e veículo

Aba "Cliente": Nela é possível inserir e alterar os dados do cliente, incluindo os dados do veículo.
Botão "Confirmar": Confirma todos os dados alterados do cliente.
Cabeçalho: No topo se encontram as principais informações do agendamento. Estas informações irão percorrer todos os passos do check-in.
Dados do cliente: É possível atualizar qualquer dado do cliente. Para atualizar o endereço, basta incluir o novo CEP e tocar no ícone "Lupa". Em caso de agendamento "Passante", é possível buscar o cliente pelo CPF.
Veículo: É possível atualizar as informações do veículo. Em caso de agendamento "Passante", é possível buscar o veículo através da Placa. Através do botão "Trocar Proprietário" é possível trocar o proprietário do veículo. Neste caso, após tocar no botão "Trocar Proprietário", os campos contendo os dados do cliente serão limpos, para a inclusão ou busca de um novo cliente. Através do botão "Adicionar" é possível adicionar um novo veículo para o cliente. Neste caso, após tocar no botão "Adicionar", os campos contendo os dados do veículo serão limpos para a inclusão do novo veículo. O cliente informa qual a melhor forma de contato.

Para finalizar a alteração ou inclusão de informações, é necessário gravar os dados clicando no botão "confirmar".

Recall

Obs.: Funcionalidade específica para concessionárias 4W


Caso exista um recall pendente para o veículo, aparecerá uma aba 'RECALL' entre as abas 'CLIENTE' e 'CHECKLIST'. É obrigatório marcar se o recall será realizado ou não e clicar em enviar.

Ao selecionar algum recall para ser realizado, o sistema irá inserir automaticamente uma solicitação referente àquele recall.

Registro da quilometragem atual

Após concluído, será apresentado o checklist.

Definição dos itens de checklist

Ao tocar na aba Checklist é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. Antes de executar o checklist, o usuário deverá informar dados gerais do veículo.

Observação: Para que seja feita a carga dos itens de Checklist, será necessário realizar uma única vez o processo de popular o Checklist através do menu "Oficina > Parâmetros > Módulos > Mobile", de acordo com s imagens abaixo:

  • Em cada uma dessas telas, o administrador deve clicar no botão "Popula Checklist", aguardar finalizar e clicar em "Aplicar".




  • Obrigatoriamente, deverá ser informada a Quilometragem Atual do veículo para prosseguir com o checklist.

Após a inclusão da Quilometragem o sistema irá buscar os pacotes do servidor. Para informar o "Nível do Combustível", selecionar conforme a barra de progressão.
No ícone  , o usuário poderá armazenar uma ou mais fotos da documentação.
Cada aba se refere a uma categoria de itens previamente cadastrada. Após
marcar algum item como "Reparar" é liberado o campo de "Observações" para que seja informado o problema. Fotos referente ao item podem ser anexadas ao clicar no ícone.

Observação: Todos os itens precisam ser marcados!

Tocando no botão "+Adicionar Item" é possível criar um novo item para registro de foto:

Tocando no ícone "+" a câmera do tablet será ativada:
Em seguida basta fotografar o item desejado e tocar em "Salvar".

Evidências

Ao tocar na aba Evidências é apresentada a tela para o usuário incluir onde estão os problemas do veículo.
Após a escolha do tipo de veículo, é necessário escolher o tipo de dano que será adicionado.
O usuário deve clicar no desenho do veículo a posição respectiva do dano observado.
Após finalizar todas as marcações o usuário deve salvar as alterações clicando no botão "Salvar Evidências". Para adicionar fotos e vídeos aos danos adicionados, o usuário deve clicar no dano marcado.




Solicitações

Ao tocar na aba "Solicitações" é apresentada a tela para o usuário incluir os dados do veículo. O usuário poderá visualizar a lista de solicitações já inseridas no agendamento e tocando no botão "+" é possível adicionar novas solicitações. No botão '$' é possível acessar o Módulo de orçamento.
O campo "Total" mostra o valor total das solicitações adicionadas.



Itens escolhidos: Local em que ficam listados os itens selecionados para entrar na solicitação, sejam eles, Kits, Serviços ou Peças.

  • Salva os itens selecionados;
  • Descrição do que será solicitado;
  • Tipo de serviço;
  • Pacotes de itens ou Kits cadastrados;
  • Serviços;
  • Peças;
  • Lista de itens de pacotes, serviços e peças;


  • Quantidade: Neste local é possível mudar a quantidade referente ao serviço ou peça em que será incluído na solicitação.
    • Observação: Ao incluir um Kit, serviço ou peça, esta quantidade já vem pré-determinada, podendo ser alterada pelo usuário.
  • Ícone dentro do círculo: Este elemento define se a peça considerada é a principal ou alternativa. Se o ícone estiver "desabilitado" (em cinza), significa que está sendo usada a peça principal. Se o ícone estiver "aceso", significa que a peça principal está em falta, porém o sistema já disponibilizou uma peça alternativa.
    • Observação: A função de substituição automática de peça alternativa só ocorrerá se a peça principal não tiver estoque e se estiver cadastrado sua peça alternativa.
  • Ícone X: Ao tocar neste ícone o Serviço ou Peça será retirado da solicitação.


Serviços Periódicos:

Ao selecionar uma solicitação diferente de "OUTROS", será carregado uma lista de itens pré-configurados conforme a opção escolhida.

  • Obs.: Quando já selecionado algum kit ou item e o usuário precisar selecionar um outro, o sistema irá informar que os itens e serviços já selecionados, serão removidos e substituídos por os que estão no novo kit selecionado.

Orçamento

Ao acessar o módulo de orçamento, será possível gerar orçamentos com base nas peças e serviços adicionadas no check-in e enviar orçamento para aprovação. Também é possível simular e aplicar descontos em cada peça ou serviço separadamente, ou em todas as peças e serviços de uma só vez. 

Para criar um orçamento, selecione no canto superior esquerdo uma das opções de Itens s/ orçamento. Serão apresentados todos os serviços e peças da categoria escolhida.

Para gravar o orçamento, toque nos 3 pontos na parte superior direita da tela e selecione 'Gravar Orçamento'.

Se for necessário solicitar aprovação, toque no botão na parte superior direita da tela e selecione 'Enviar Aprovação'.


Resumo

Ao tocar na aba "Resumo" serão mostradas todas as evidências registradas durante o processo de check-in.

  • Botão "Enviar Checklist": utilizado ao fim do processo, após assinatura.
  • Quadro de Evidências: Fotos registradas durante o check-in.
  • Assinatura do Cliente: Local reservado para a assinatura do cliente.
  • Assinatura do Consultor: Local reservado para a assinatura do consultor.

Após assinar, o check-in estará pronto para ser enviado. Assim clicando no botão em "Enviar Checklist", será aberto um pop-up com os parâmetros para o envio do check-in.

  • Local em que o usuário faz as definições das maneiras de envio ao cliente.
    • Caso ele selecione "Imprimir", o usuário deve selecionar se quer incluir os itens fotos e solicitações.
    • Caso ele selecione "Enviar por E-mail", o usuário deve decidir se o envio será efetuado para o e- mail de cadastro ou para outro(s) endereço(s) de e-mail.
      • Neste último caso, o usuário deve preencher o campo "Outros" com o(s) e-mail(s) adicionais, sempre separando os e-mails por ";" caso seja inserido mais de um. Lembrando que a configuração do e-mail utilizado para o envio deve ser efetuada em seu sistema DMS.



Para finalizar o envio basta tocar no ícone  . Neste momento o sistema fará a gravação final de todos os dados no DMS.
Durante este processo, caso o usuário tenha selecionado a opção "Imprimir", abrirá uma tela com as opções de impressão. Após este processo o check-in é finalizado.
Observação: Este processo pode levar alguns segundos.




Checkout

O Checklist de saída é disponibilizado no quadro de agendamento após o Check-in ser enviado e importado para o DMS.
No Checkout, os campos das abas: "Solicitações", "Checklist" e "Evidências" ficam bloqueados, sendo disponibilizados apenas para conferência.



Na aba "Resumo", o consultor poderá inserir uma observação e, antes de encerrar o Checkout, deverá coletar as assinaturas do consultor e do cliente.
Para enviar o Checkout, clique no botão "Enviar Checklist".
Preencha o campo "E-mail" com um e-mail válido e clique no ícone .

Visualização de O.S

Filtro de O.S

Através da primeira tela da aplicação, o usuário pode realizar o filtro de O.S que deseja visualizar. O filtro poderá ser realizado através do:

  • Nome;
  • Número da O.S;
  • Placa;
  • Chassi;
  • Status (abertas/encerradas);

Visualização de detalhes da O.S

Após acessar uma O.S o usuário poderá visualizar os detalhes.

Aprovação de Descontos O.S

Aprovação de descontos

Ao acessar a tela de aprovação de descontos, será apresentado ao usuário a lista de aprovações pendentes e ao lado o conteúdo da aprovação selecionada.
Para calcular a rentabilidade, clicar em "Rentabilidade".
Para visualizar a O. S., clicar em "Visualizar OS".
Para aprovar o desconto, clicar em "Aprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para reprovar o desconto, clicar em "Reprovar" e confirmar na caixa de diálogo. Para atualizar a lista de aprovações, clicar no ícone de sincronização.

  • Sem rótulos