- Criado por Carolina Weiss Deiques em jan 20, 2023
Relatório de Cliente/Fornecedor
O Relatório de Cliente/Fornecedor realiza uma busca específica de clientes e fornecedores e a partir de sua listagem permite que o usuário realize algumas ações, como imprimir etiquetas e enviar e-mail para atualização dos dados cadastrais.
Para gerar este relatório é necessário acessar CRM > Relatórios > Relatório Cliente/Fornecedor.
Relatório geral
FILTROS
- Código: determina um limite de cliente/fornecedor que será listado;
- Aniversariante do Mês: determina o mês e dia de aniversario dos clientes/fornecedores;
- Classe: determina a classe do cliente/fornecedor;
- Vendedor;
- País: determina o país de residência do cliente/fornecedor;
- Estado: determina o estado de residência do cliente/fornecedor;
- Cidade: determina a cidade de residência do cliente/fornecedor;
- Bairro: determina o bairro de residência do cliente/fornecedor;
- Grupo Empresarial: determina o grupo que o cliente/fornecedor pertence;
- Sexo: determina o sexo do cliente/fornecedor;
- Período de Cadastro: período em que foi realizado o cadastro do cliente/fornecedor. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Filtrar pelo Período de Cadastro; determina que a busca será feita através do período de cadastro. Se o campo "Período de Cadastro" for preenchido e esta opção não for marcada, a busca não será realizada pelo período informado;
- Período de Inadimplência: período em que houve inadimplência do cliente/fornecedor;
- Período de Compra: determina o período em que o cliente/fornecedor realizou compras. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Filtrar pelo Período de Compra: determina que somente serão listados clientes com compras efetuadas no período informado. Se o período for informado e esta opção não for marcada, a busca não será realizada pelo período informado. Ao marcar esta opção serão exibidos dois campos. Além disso, o relatório ordena os clientes pelos valores de compra do maior para o menor quando essa opção está marcada.
- Valor de Compra: determina a faixa de valor que as compras foram efetuadas;
- Qtde de Compra no Período: determina a quantidade de compras no período;
- Visualizar: determina o que a listagem irá apresentar;
- Vendas;
- Compras;
- Tipo de Cliente: determina o tipo do registro a ser apresentado;
- Cliente;
- Fornecedor;
- Ambos;
- Transportador;
- Listar: determina alguns itens que podem ou não ser apresentados no relatório;
- Listar em Colunas: determina se será possível escolher quais as colunas que serão mostradas no relatório e o mesmo será exibido em forma de tabela (divisão em colunas). Também através deste recurso, será possível realizar a exportação de dados para o Excel (clicando no respectivo link ao fim da listagem).
Colunas
- Selecionar Etiquetas;
- Listar Clientes Desabilitados;
- Apenas Clientes com E-mail;
- Considerar Somente Clientes/Fornecedores que Compraram/Venderam Determinados Produtos: determina se a listagem dependerá de produtos específicos. Além disso, ao marcar esta opção é apresentado um campo para pesquisar os produtos.
Busca de produtos
LISTAGEM
Na listagem serão apresentados os clientes, fornecedores, ambos ou transportadores que se enquadrarem nos filtros informados e alguns recursos.
Listagem do relatório geral
Nota
Os clientes que estiverem marcados como "Cliente Anônimo" no cadastro não serão exibidos na listagem. Para mais informações clique aqui.
ETIQUETA
São disponibilizados os modelos de etiquetas "Folha de etiquetas Pimaco 6081/6181/6281/62581" e "Folha de etiquetas 52,5mm X 33,0mm x 4 colunas", ao clicar no link "Clique aqui para saber o modelo da etiqueta" serão apresentadas as informações para a configuração da impressão.
Modelo de impressão
Para realizar as configurações de etiquetas, ao selecionar um dos modelos de etiqueta e selecionar a opção "Gerar Etiquetas", serão listadas as etiquetas de acordo com os filtros selecionados. Na página de etiquetas, ao clicar com o botão direito do mouse será possível acessar a opção "Visualizar Impressão".
Visualizar impressão
Na página de visualização de impressão, será necessário selecionar a opção "Somente o quadro selecionado" para que seja apresentada apenas as etiquetas, conforme imagem abaixo.
Configuração de seleção da impressão
Em seguida, para realizar a configuração da página, ao clicar no botão "Configurar Página". Na tela de configuração, em "Opções de Papel" será preciso marcar a opção "Retrato". Além disso, em "Cabeçalhos e Rodapés" todas as opções devem ser marcadas como "Vazio" e em "Margens" (Esquerda, Direita, Superior e Inferior) devem ser informadas as medidas apresentadas no modelo de etiqueta. Ao concluir, basta pressionar o botão "OK" e realizar a impressão.
Configuração da página de impressão
Nota
Referente a configuração de impressão
- Para a impressão de etiquetas no modelo "Pimaco 6081/6181/6281/62581", na configuração da página de impressão deverá ser selecionado a opção "Retrato", bem como, deverá ser configurada as "Margens" conforme o link "(Clique aqui para saber o modelo da etiqueta.)" que está ao lado do modelo da etiqueta.
- Esta configuração de impressão só pode ser realizada através do navegador Internet Explorer.
LISTA DE E-MAILS
Com essa ferramenta pode-se gerar uma lista de e-mails de todos os contatos dos clientes, fornecedores, ambos ou transportadores. Para isto, basta selecionar a opção "Emitir informação para este?" nos resultados da busca e selecionar a opção "Lista de emails" e "Listar". Na página seguinte serão apresentados todos os e-mail, o usuário pode copiá-los e enviar através de seu correio eletrônico.
Lista de e-mail
E-MAIL - SOLICITAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO
O envio de e-mail para a solicitação de atualização de dados cadastrais é realizado selecionando as opções "Emitir informação para este?", "E-mail - Solicitando atualização do cadastro" e "Enviar", através desta opção o sistema envia um e-mail solicitando a atualização de seu cadastro na empresa e disponibiliza um link para o cliente realizar esta atualização. Ao acessar o link será possível informar os principais dados do cadastro.
E-mail de solicitação de atualização
Atualização de dados
- Sem rótulos