Índice
Assunto
Implementação do Projeto de Integração do One Warranty Solution (OWS) da Ford.
Abrangência
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Ford que devem utilizar os processos de solicitação de garantia.
Aplicação
O ONE Warranty Solution (OWS) é o aplicativo de gerenciamento global usado por todas as Concessionárias Ford com os quais a Ford Motor Company tem acordos para apoiar a reparação e manutenção de veículos, bem como a venda de peças e acessórios.
Para realizar a integração dos dados gerados no DMS com a aplicação da montadora foi desenvolvido um executável específico da linx para o OWS onde estão disponíveis as seguintes funcionalidades:
Funcionalidade | Descrição |
Envio de Solicitação | Deverá ser executado manualmente conforme a necessidade do concessionário para transmitir os dados da solicitação para a montadora. |
Consulta de Status da solicitação | Deverá ser executado manualmente conforme a necessidade do concessionário para consultar o status de retorno da solicitação transmitida para a montadora. |
Consulta de Códigos Padrão | Deverá ser executado manualmente conforme a necessidade do concessionário para consultar e receber os códigos padrão da montadora para CCC, Condition e Damage. Recomendado executar ao menos uma vez ao dia. |
Tabela 1: Processos de comunicação entre DMS e Montadora
As Informações enviadas consistem de:
- Solicitações de Notas Fiscais de Garantia direcionadas à montadora.
As informações recebidas consistem de:
- Status das solicitações transmitidas e retorno contendo críticas da solicitação, quando houver.
- Códigos padrão a serem utilizados na montagem da garantia.
IMPORTANTE: Para realizar as comunicações com a montadora a aplicação desenvolvida GarantiaOWSFord.exe utiliza o executável de apoio "EnviaHTTPSCriptografadoLinx.exe" e ambos devem estar na pasta padrão de executáveis do Linx DMS, pois utilizam o arquivo "Conexao.dat" para comunicação com o banco de dados.
Configuração do Processo
Configuração do Fábrica Ford
Abra o programa FabricaFord.exe;
Acesse o menu "Fábrica Ford > Parâmetros" aba "O.W.S.".
Figura 1: Parâmetros da Ford
Preencher os campos em tela:
Utiliza integração O.W.S: Flag que identifica que a concessionária está utilizando a nova integração com a montadora. Necessário marcar para habilitar os demais campos em tela;
URL O.W.S: Url de comunicação com o serviço da montadora. Atualmente a url é: https://b2dgw.ford.com/5027/StarTransport
Certificado Cliente O.W.S.: Selecionar o certificado da revenda utilizado para comunicação com a Ford (mesmo certificado utilizado no Agenda Ford e no GUDB;
Certificado Servidor O.W.S.: Selecionar o certificado referente ao servidor da Ford, fornecido pela própria montadora. Esse certificado deve ser o que foi emitido para b2dgw.ford.com
Diretório de Arquivos do O.W.S.: Selecionar um diretório local onde serão gravados os arquivos XML enviados à montadora;
Obs.: Caso algum dos certificados não apareça para seleção, será necessário reinstalar o certificado informando o repositório pessoal.
Store Location: Selecione a opção que se enquadra para o seu uso.
CurrentUser: Quando os certificados forem instalados para o usuário atual.
LocalMachine: Quando os certificados forem instalados para todos os usuários usarem, sem a necessidade de instalar individualmente para cada usuário, por exemplo em servidores TS.
Store Name: Selecionar por padrão "My" que será o repositório de certificados utilizado.
Importante: Para que o processo funcione em servidores TS, deve-se utilizar as opções "LocalMachine" em Store Location e "My" em Store Name, além de liberar a permissão "Controle Total" para o grupo de usuários, faça isso nos dois certificados instalados, para isso siga os passos a seguir.
Abra "Gerenciar certificados de computador" > Raíz Pessoal > Certificados > Encontre o certificado > Botão direito > Todas as tarefas > Gerenciar chaves privadas > Adicionar o grupo de usuários e dar "Controle Total".
Figura 2 - Permissões
Utilização do Linx OWS
- Ao executar o programa GarantiaOWSFord.exe será incluído um ícone na barra de tarefas e outro na "bandeja" do Windows, conforme a imagem abaixo;
Figura 3: ícone da barra de tarefas e ícone da "bandeja"
- Sempre que o aplicativo for minimizado, o ícone da barra de tarefas desaparecerá, permanecendo somente o ícone da "bandeja".
Figura 4: Ícone da "bandeja"
- Para restaurar o programa, deve-se clicar duas vezes no ícone da "bandeja" ou clicar com o botão direito para selecionar o item do menu que será apresentado.
Figura 5: Menu do ícone da "bandeja"
Opções existentes:
Aba Consulta > Status da Solicitação.
Nessa aba estão presentes os campos para consulta dos status das solicitações e visualização do retorno delas.
Figura 6: Tela de consulta de status OWS
Campos disponíveis:
Status: Campo para filtro de qual tipo de status serão buscados no WebService da montadora. As opções disponíveis são:
00 – Todos
01 - Paga
02 - Devolvida
03 - Em Análise
04 – Excluir
Número O.S.: Campo de filtro com base no número da Ordem de Serviço;
Chassi: Campo de filtro com base no número do Chassi;
Data da Postagem: Campo de filtro com base no período de data de postagem da solicitação;
Data da abertura da O.S.: Campo de filtro com base na data de abertura da Ordem de Serviço;
Botão Pesquisar: Efetua a consulta dos status com base nos filtros informados
Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos em tela;
Ainda nesta tela existem os grids de "Solicitações em processamento" e "Solicitações Liberadas", que serão alimentados com os dados retornados na consulta de status.
Caso uma solicitação não esteja de acordo com as regras de garantia da montadora, a crítica feita a linha será exibida no grid "Solicitações em processamento" onde ao clicar no botão de "+" no início da linha é possível expandir a mesma para visualizar o retorno recebido, conforme demonstrado na figura 6:
Figura 7: Tela de consulta de status OWS – Retorno de linha com erro
Aba Comunicação > Consulta O.S.
Nessa aba estão presentes os campos para consulta das notas fiscais de garantia geradas no DMS para geração da solicitação de garantia.
Figura 8: Tela de Comunicação - Aba Consulta O.S. > Filtro
Campos disponíveis:
Chassi: Campo de filtro com base no número do Chassi;
Número O.S.: Campo de filtro com base no número da Ordem de Serviço;
Número Nota Fiscal: Campo de filtro com base no número da Nota Fiscal;
Período de abertura da O.S.: Campo de filtro com base na data de abertura da Ordem de Serviço;
Botão Pesquisar: Efetua a consulta dos registros do DMS com base nos filtros informados;
Botão Limpar: Limpa os filtros preenchidos em tela;
Botão Atualiza Cód. Padrão: Este botão executa a consulta dos códigos padrão da montadora para CCC, Condition e Damage.
Ao preencher os filtros e clicar no botão consultar, a aplicação irá posicionar automaticamente na Aba Comunicação > Consulta O.S. > Resultado, onde serão exibidos os registros locais do DMS que se enquadram nos filtros preenchidos.
Figura 9: Tela de Comunicação - Aba Consulta O.S. > Resultado
Ao verificar no grid de resultado o registro que deseja utilizar na geração da solicitação, basta efetuar um duplo clique sobre ele para que o sistema posicione na aba "Comunicação > Manutenção", preenchendo automaticamente os valores necessários à solicitação que estão presentes no DMS (ex.: Chassi, Número da Nota Fiscal, entre outros).
Figura 10: Tela de Comunicação - Aba Manutenção
Ao clicar no botão de confirmação na parte superior da tela (Manutenção da capa do registro), será habilitada a parte inferior para seguimento do preenchimento das informações referentes a linha de reparo.
Figura 11: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Linha
Campos disponíveis (aba Linha):
Linha: Identificador do número da linha, gerado automaticamente ao clicar no botão incluir "+";
Tipo de Garantia: Informar o tipo de garantia de acordo com o padrão definido pela montadora;
Sub-Tipo de Garantia: Informar o código adicional que identifica a cobertura específica associada ao tipo de Solicitação, se aplicável;
Data de conclusão do reparo da linha: Informar a data de conclusão do reparo da linha que está sendo incluída;
Odometro na conclusão: Informar a quilometragem no momento do término da linha de reparo;
Código CCC: Selecionar o código correspondente à reclamação do cliente para esta linha de reparo;
Código de Aprovação, 2, 3 e 4: Informar o(s) código(s) de aprovação prévia referentes a linha de reparo quando houver;
Código de Reparo Pré-Definido (S.G. Padrão): Informar o código de S.G. padrão quando houver;
Data de chegada do veículo: Informar a data de chegada do veículo;
Horas de Operação do Motor na conclusão: Informar as horas de operação do motor na conclusão da linha de reparo;
Solicitar Revisão Manual: Marcar este campo para indicar que a concessionária solicita que um Analista Ford faça a análise manual da sua Solicitação;
Participação do Cliente: Informar o valor de participação do Cliente quando o Cliente estiver participando de um reparo relacionado a um Programa de Fidelidade.
Participação da Concessionária: Informar o valor de participação da Concessionária quando a Concessionária estiver participando de um reparo relacionado a um Programa de Fidelidade.
Após realizar o preenchimento das informações da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Comentários".
Figura 12: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Comentários
Campos disponíveis (aba Comentários):
Comentários do Cliente: Informar as solicitações e/ou reclamações do Cliente de forma detalhada, clara e objetiva;
Comentários do Técnico: Informar o diagnóstico efetuado pelo técnico para apurar a causa da reclamação (defeito) e do reparo executado para solucionar o defeito encontrado;
Após realizar o preenchimento das informações de comentários da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Peças".
Figura 13: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Peças
Campos disponíveis (aba Peças):
Peça Causadora: Informar as solicitações e/ou reclamações do Cliente de forma detalhada, clara e objetiva;
Código da Peça (cód. interno): Informar o código da peça referente a linha de reparo;
Quantidade: Informar a quantidade da peça;
Valor unitário: Informar o valor unitário da peça;
Botão "Peças N.F": Ao clicar neste botão, será aberta uma nova tela (figura 13) que permite selecionar as peças referentes a Nota Fiscal vinculada a ordem de serviço selecionada para o reparo (presente na capa da solicitação, parte superior da tela);
Botão Pseudo Peças: Ao clicar neste botão, será aberta uma nova tela (figura 14) para selecionar as pseudo peças utilizadas para o processo de solicitação.
IMPORTANTE: Para o uso das pseudo peças, é necessário realizar previamente o cadastro destas no cadastro de itens do Linx DMS (Menu "Peças > Cadastros > Itens"). Atualmente existem 3 pseudo peças sendo elas (é obrigatório utilizar exatamente o mesmo valor descrito no campo "Cód. Fabricante"):
Cód. Fabricante Descrição
MAINT UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA SOLICITAÇÕES DE MANUTENÇÃO (QUANTIDADE ZERO)
PECABO COMPRA DE PEÇA EM OUTRO DISTRIBUIDOR (PEÇA EM BO) (AUTORIZAÇÃO PRÉVIA)
MANUT UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA SOLICITAÇÕES DE MANUTENÇÃO
Figura 14: Exemplo de cadastro de Pseudo Peça
Figura 15: Tela de seleção de peças
Campos disponíveis:
Selecionar Peça: Ao clicar neste botão, a peça selecionada no grid superior será incluída no grid peças da linha e, consequentemente, na linha de reparo propriamente dita;
Remover Peça: Ao clicar neste botão, a peça selecionada no grid inferior será removida do grid peças da linha e, consequentemente, removida da linha de reparo propriamente dita;
Figura 16: Tela de seleção de pseudo peças
Campos disponíveis:
Sel. Pseudo Peça: Ao clicar neste botão a pseudo peça selecionada no grid superior, será incluída no grid peças da linha e, consequentemente, na linha de reparo propriamente dita;
Rem. Pseudo Peça: Ao clicar neste botão a pseudo peça selecionada no grid inferior, será removida do grid peças da linha e, consequentemente, removida da linha de reparo propriamente dita;
Após realizar o preenchimento das informações de peças da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Serviços".
Figura 17: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Serviços
Campos disponíveis (aba Serviços):
Código Serviço (cód. interno): Informar o código de serviço referente a linha de reparo;
Descrição: Informar a descrição do serviço referente a linha de reparo;
Technician ID: Informar o código STAR do consultor responsável pelo serviço da linha de reparo;
Horas: Informar o valor de horas referente ao serviço da linha de reparo;
Valor Unitário: Informar o valor unitário referente ao serviço da linha de reparo;
Botão "Serviços N.F": Ao clicar neste botão, será aberta uma nova tela (figura 16) que permite selecionar os serviços referentes a Nota Fiscal vinculada a ordem de serviço selecionada para o reparo (presente na capa da solicitação, parte superior da tela);
Botão Pseudo Serviços: Ao clicar neste botão, será aberta uma nova tela (figura 17) para selecionar os pseudo serviços utilizados para o processo de solicitação.
IMPORTANTE: Para o uso dos pseudo serviços é necessário realizar previamente o cadastro destes no cadastro de mão de obra e no cadastro de serviços do Linx DMS (Menu "Oficina > Cadastros > Mão-de-obra" e "Oficina > Cadastros > Serviços"). Atualmente existem 2 pseudo serviços sendo eles (é obrigatório utilizar exatamente o mesmo valor descrito no campo "Mão de Obra"):
Mão de Obra Descrição
DIAGNOSTICO TEMPO ADICIONAL PARA DIAGNÓSTICO
MT OPERAÇÕES QUE NÃO POSSUEM TEMPO PADRÃO DE REPARO (TPR) DISPONÍVEL NO PTS
Figura 18: Exemplo de cadastro de pseudo serviço – mão de obra
Figura 19: Exemplo de cadastro de pseudo serviço – serviço
Figura 20: Tela de seleção de serviços
Campos disponíveis:
Selecionar Serviço: Ao clicar neste botão, o serviço selecionado no grid superior será incluído no grid serviços da linha e, consequentemente, na linha de reparo propriamente dita;
Remover Serviço: Ao clicar neste botão, o serviço selecionado no grid inferior será removido do grid serviços da linha e, consequentemente, removido da linha de reparo propriamente dita;
Figura 21: Tela de seleção de pseudo serviços
Campos disponíveis:
Sel. Pseudo Serviço: Ao clicar neste botão, o pseudo serviço selecionado no grid superior será incluído no grid serviços da linha e, consequentemente, na linha de reparo propriamente dita;
Rem. Pseudo Serviço: Ao clicar neste botão, o pseudo serviço selecionado no grid inferior será removido do grid serviços da linha e, consequentemente, removido da linha de reparo propriamente dita;
Após realizar o preenchimento das informações de serviços da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Despesas Diversas".
Figura 22: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Despesas Diversas
Campos disponíveis (aba Despesas Diversas):
Código de Despesas Diversas: Informar o código de despesas diversas;
Número de Dias: Informar o número de dias da despesa diversa;
Horas: Informar o número de horas da despesa diversa;
Número Fatura: Informar o número da fatura associado à despesa diversa;
Total: Informar o valor total referente à despesa diversa;
Após realizar o preenchimento das informações de despesas diversas da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Resultado de Testes".
Figura 23: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Resultado de Testes
Campos disponíveis (aba Resultado de Testes):
Tipo: Informar o tipo de resultado de teste;
Código: Informar o valor referente ao teste realizado;
Após realizar o preenchimento das informações de resultado de testes da linha, deve ser utilizado o botão salvar presente na parte inferior da tela e seguir para o preenchimento da próxima aba "Total".
Figura 24: Tela de Comunicação – Dados da Solicitação > Total
Nesta tela são exibidos os subtotais de Peças, Mão de Obra (Serviços) e Despesas Diversas, bem como qualquer Compromisso de Cliente / Concessionária informado anteriormente.
Campos disponíveis (aba Total):
Pré-Validação: Marcar este flag quando desejar que a solicitação seja pré-validada. Ao marcar essa opção, a solicitação passará pelo processo de pré-validação e, mesmo que a validação seja realizada com sucesso, será necessário ação manual da concessionária para dar continuidade no processo;
Botão Transmitir: Botão que efetua a comunicação efetiva das informações para o serviço da montadora. Enquanto não for clicado neste botão, todas a solicitação montada está disponível apenas localmente no DMS;
Botão Cancela Linha: Botão que permite que o usuário cancele a Linha de reparo exibida antes de enviá-la;
Botão Cancela Solicitação: Botão que permite ao usuário cancelar a Solicitação Completa antes de enviá-la.
IMPORTANTE: Tanto o botão "Cancela Linha" quanto o botão "Cancela Solicitação" irão realizar apenas cancelamento dos dados da solicitação de garantia, a Ordem de Serviço no DMS não sofrerá qualquer alteração em virtude destes botões.
Processo de recebimento e envio de peças defeituosas para a montadora
Quando a Solicitação de Garantia era através do sistema SIGA, a emissão das Notas Fiscais de Recebimento e Remessa de peças defeituosas ocorria no executável Fábrica FORD.
Com a mudança do sistema SIGA para o OWS, estas mesmas notas passam a ser emitidas no executável do Apollo.
Essa mudança se fez necessário devido aos processos de garantia das concessionárias que estão no sistema SIGA e ainda não foram finalizados. Desta forma, temos que ter as opções dentro do Linx DMS para a emissão de notas fiscais para os dois sistemas de garantia (SIGA e OWS).
Então, referente as solicitações de Garantia do sistema OWS, para a emissão das Notas Fiscais de Recebimento de Peças defeituosas, abra o programa Apollo.exe e vá no menu:
Apollo > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças.
Figura 25: Tela de Nota Fiscal de Recebimento de Peças Defeituosas
Deverá ser utilizada a opção de filtro por Número de O.S. já que o processo via OWS não tem o número do lançamento. Após a leitura da O.S., é necessário clicar no botão 4- Ler O.S. Neste momento, todas as peças da Ordem de Serviço serão adicionadas na grade principal do programa. Se necessário, a manutenção das peças que precisam ser devolvidas para a Ford pode ser feita através das opções existentes nos botões Incluir, Excluir e Alterar. Após isso enviar a O.S. para emissão da nota clicando no botão 6 – N.F.
Já para fazer a emissão das Notas Fiscais de Remessa de Peças defeituosas, abra o programa Apollo.exe e vá no menu:
Apollo > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas.
Figura 26: Tela de Nota Fiscal de Remessa de Peças Defeituosas
Deverá ser utilizada a opção de filtro por Número de O.S. já que o processo via OWS não tem o número do lançamento. Na grade principal do programa serão exibidas as peças cuja nota de entrada de peças defeituosas foi emitida anteriormente. Se necessário, a manutenção das peças que precisam ser devolvidas para a Ford pode ser feita através das opções existentes nos botões Alterar e Excluir. Após isso enviar a O.S. para emissão da nota clicando no botão 3 – Nota Fiscal.
Com as Notas Fiscais emitidas, o último passo do processo é a geração do arquivo eletrônico para a Ford das Notas Fiscais emitidas. Para isso, abra o programa Fábrica Ford e vá no menu:
Fábrica FORD > Processos > Rede-Fábrica > Montagem Arquivo p/ Transmissão.
Figura 27: Tela de Transmissão de arquivos para a Ford
A opção a ser utilizada para o OWS é a mesma que era utilizada até então para o SIGA. Basta selecionar a opção Remessa de N.F. Eletrônica e o período de datas. Ao clicar no botão Procurar, o Linx DMS localizará as Notas Fiscais de Remessa emitidas e mostrará uma tela conforme exemplo a seguir:
Figura 28: Tela de Transmissão de arquivos para a Ford – Aba Resultado
Selecionando as Notas Fiscais de Remessa que deverão ser enviadas, basta agora clicar no botão Exportar. Desta forma, o arquivo a ser enviado para a Ford será gerado pelo Linx DMS.