Através desta rotina poderão ser realizados os cadastrados dos colaboradores da unidade.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ambiente
O acesso ao cadastro de colaborador deve ser realizado no ambiente Unidade.
Permissão de Usuário
Para realizar um cadastro de colaborador é necessário que o usuário esteja logado com o perfil Administrativo.
Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Cadastrar Colaborador esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.
Aviso
Somente o perfil Administrador possui acesso a rotina de usuários.
Executando a Rotina
Para visualizá-la é necessário acessar Menu Colaboradores > Cadastrar Colaborador.
Cadastrar Colaborador
Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para a página de Cadastro de Colaborador, nela serão exibidos campos para pesquisa. Esta pesquisa é necessária para que o mesmo colaborador não seja cadastrado mais de uma vez e será possível realizá-la através do CPF ou do nome e telefone. Após preencher uma das opções basta clicar no link "Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede".
Filtros
Dica
Para mais informações referentes a importância desta primeira pesquisa clique no link "Por que esta pesquisa é necessária".
Ao pesquisar serpa exibida uma janela com o resultado da pesquisa. Para refazê-las, basta clicar no link "Efetuar uma nova pesquisa" e para criar um novo registro clicar em "Criar novo registro".
Pesquisa de cadastro
Ao clicar neste link a janela será fechada o usuário será direcionado para a rotina Cadastro de Colaborador. Nesta tela serão exibidos os seguintes grupos de campos:
Dados Pessoais
- CPF;
- Nome;
- Código: neste campo deve ser inserido o código que identificará o colaborador;
- Apelido;
- RG;
- Data de Nascimento;
- Sexo;
- Tipo de colaborador: neste campo deve ser definido o tipo de colaborador que será cadastrado, dentre eles: autônomo, estagiário, registrado ou temporário;
- Função: deve ser definida a função que o colaborador irá exercer;
- Departamento: deve ser definido o setor em que o colaborador será inserido;
- E-mail;
- Opção Enviar E-mail: através desta opção é possível enviar um e-mail para o colaborador;
Dados Pessoais
Aviso
Para cadastrar uma função é necessário acessar o ambiente Sede, utilizar o perfil Administrador Sede e seguir em menu Domínios Globais > Cadastrar Domínios Globais > Escolher o domínio Função e cadastrar as funções desejadas.
Endereço Residencial
- CEP: neste campo deve ser inserido o CEP da rua do colaborador, caso não seja de conhecimento do usuário é possível utilizar o recurso "Pesquisar Endereço do CEP" para auxiliar na busca;
- Bairro: em que o colaborador reside;
- Endereço: neste campo deve ser inserido o tipo de endereço (rua, avenida, entre outras opções) e o nome do logradouro. Caso não seja de conhecimento do usuário é possível utilizar o recurso Pesquisar CEP pelo Logradouro para auxiliar na busca;
- Nº do Logradouro;
- Cidade;
- UF;
- País;
- Complemento: neste campo é possível incluir um complemento referente a residência do colaborador;
- Ponto de Referência: caso seja necessário é possível incluir um ponto de referência para a residência do colaborador.
Endereço Residencial
Telefones
- Tipo: neste campo é necessário escolher o tipo de comunicação que será cadastrada, as opções são: Res. (residencial), Cel. (celular), Com. (comercial), Fax, Bip e Rec. (recados);
- DDD;
- Telefone;
- Ramal caso exista;
- Observação caso necessário.
Telefones
Comissionamento
Neste grupo deve ser inserido o percentual de comissão que colaborador receberá sob suas vendas.
Comissão do colaborador
Observações
Neste grupo de campos é possível incluir observações sobre o colaborador.
- Apresentar colaborador nos relatórios e na venda: ao selecionar esta opção o colaborador será considerado nos dados em relatórios e na venda;
- Inativo: ao selecionar esta opção o colaborador será inativado.
Observações
Inseridos todos os dados, ao clicar no botão Gravar, o cadastro do novo colaborador será gravado. Caso não possua usuário de acesso ao sistema, será exibida a seguinte mensagem:
Mensagem de alerta
Ao clicar em "OK" o usuário será direcionado para a rotina de cadastro, basta inserir o nome de usuário e senha e salvar. Para os sistemas que possuem integração com o MicrovixERP é necessário acessar menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Cadastrar um Usuário Simples ou de Grupo para criar um usuário que acesse o sistema. Para mais informações sobre este cadastro acesse o tópico Cadastrar Novo Usuário.
Informações para Implantação
Para os primeiros cadastros de colaboradores na unidade é necessário realizar os processos a seguir:
- Deve ser criado um colaborador no Linx Estética com a opção "Apresentar colaborador nos relatórios e na venda" selecionada;
- Ao criar o colaborador deve-se configurar o parâmetro "Colaborador utilizado para preencher o campo "Atendente" ao integrar dados" em Menu Parâmetros > Gerais > Grupo Integração de Dados entre Sistemas (com o perfil Administrador). O usuário deve selecionar o colaborador criado e clicar no botão Salvar;
- Após configurar o parâmetro, acessar a rotina Vendedores/Compradores no Linx Microvix, pois através do cadastro de vendedor são gerados os colaboradores no Linx Estética;
- Ao criar todos os vendedores é necessário complementar o cadastro do colaborador no Linx Estética;
- Por fim é necessário cadastrar a disponibilidade do colaborador na aba Disponibilidade. Para mais informações acesse o tópico Disponibilidade.