A rotina de Venda à Ordem trata-se de um fluxo em que permite efetuar venda de mercadoria realizada por uma pessoa jurídica com a entrega desta mercadoria sendo feita ao consumidor final posteriormente por outra pessoa jurídica. Neste fluxo existem três pessoas envolvidas:

  • Estabelecimento vendedor (Franqueado/Showroom);
  • Estabelecimento que efetivamente entrega a mercadoria (Franqueador/CD);
  • Consumidor final;


Nota

  • O Venda à Ordem (Vitrine) não faz parte do produto padrão, para viabilizá-lo à sua empresa é necessário entrar em contato com setor Comercial da Linx;

  • Ao finalizar a venda do Venda à Ordem, o sistema irá realizar a reserva de estoque dos produtos referentes ao CD. A reserva deverá ser feita na empresa CD.


Atualmente o sistema exibe a rotina do Vitrine apenas se a parametrização comercial estiver habilitada e o cliente use o Reshop. Porém o sistema passará a considerar o parâmetro que habilita a rotina de Venda à Ordem também. Ou seja, caso o parâmetro de Venda à Ordem estiver habilitado, o sistema irá entender que a rotina do Vitrine está disponível. Portanto, o sistema deverá seguir três fluxos diferentes ao realizar uma venda com Vitrine. Mais detalhes sobre cada um dos fluxos consulte os tópicos abaixo:

Sobre os fluxos

Para saber sobre a rotina consulte o manual completo clicando aqui.

O fluxo do Venda à Ordem funciona através da rotina do Vitrine. Porém, o parâmetro do Vitrine não necessariamente irá precisar ser habilitado para este fluxo. Com o parâmetro "Habilitar rotina de venda à Ordem", o sistema já irá entender que a venda irá passar pelo Vitrine. Para utilizar o Venda à Ordem, também será necessário se atentar a outros parâmetros:


Parametrização Venda a Ordem

Em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr de Loja > Grupo Venda à ordem será necessário configurar alguns parâmetros do Venda à Ordem:

  • Natureza de operação padrão - Venda de mercadoria: nesta opção será necessário configurar a Natureza de Operação utilizada nos itens vendidos pela loja, mas que serão entregues pelo centro de distribuição;
  • Empresa - Centro de distribuição: nesta opção será preciso selecionar qual a empresa que será responsável pela entrega do produto no processo de venda à ordem;
  • Natureza de operação padrão - Remessa Simbólica: a natureza de operação selecionada aqui será utilizada para emitir a nota de remessa simbólica emitida pelo CD para a Loja;
  • Série padrão - Remessa Simbólica: a série selecionada aqui será utilizada para emitir a nota de remessa simbólica emitida pelo CD para a Loja;
  • Natureza de Operação padrão - Remessa de mercadoria: a natureza de operação selecionada aqui será a utilizada na nota de remessa da mercadoria emitida pela Loja para o cliente final;
  • Série padrão - Remessa de mercadoria: a série selecionada aqui será a utilizada na nota de remessa da mercadoria que o estabelecimento que vendeu o produto disponibilizará para o cliente final;
  • Índice para custo de produtos: informa qual será a maneira usada para definir o valor dos produtos na NF-e emitida pelo CD para a Loja.
  • Percentual fixo: definirá qual o percentual fixo para definir o valor dos produtos na NF-e emitida pelo CD para a Loja.
  • Plano de pagamento padrão: definirá qual será o plano de pagamento padrão utilizado na geração da NF-e emitida pelo CD para a Loja.


Parâmetros venda à ordem


Executando a Venda

Ao acessar o POS, antes de iniciar a venda, é importante verificar a Natureza de Operação para a venda de mercadorias do Venda à Ordem, que precisa estar definida como "VENDA DE MERCADORIA - VENDA À ORDEM", assim como no parâmetro do ERP. Para acessar as configurações clique no ícone .


Configuração nat. de operação


Para realizar a venda, basta efetuar pesquisa de produto e consultar o saldo do produto através do ícone .


Produtos disponíveis no CD


Nota

A consulta do saldo do produto será feita na empresa definida como CD, de onde será enviado o pedido para o cliente.


O sistema exibirá o saldo e valor no e-commerce, para adicionar basta informar a quantidade e confirmar.


Inserir produto


Após inserir os itens, selecione a opção "Pagamento". 


Botão de pagamento


Antes da tela de pagamento, serão apresentados os itens inseridos com opção de exclusão, os endereços de entrega cadastrados para cliente e as opções de frete.


Detalhes do pedido


Na tela de pagamento estarão destacados os valores correspondentes ao pedido, deve ser definida a forma de pagamento desejada e finalizada a venda.


Definir pagamento


Ao finalizar a venda será:

  • Gerada uma NF-e da Loja para o consumidor final;
  • Gerado um pedido para o CD;
  • Com base no pedido feito, o CD vai gerar uma NF-e para o consumidor final acompanhar e outra NF-e para a Loja;


Nota

O tipo de emissão para o Venda à Ordem deverá ser sempre NF-e.


Painel de Pedidos

Os pedidos do venda à ordem podem ser consultados posteriormente em Faturamento > Venda à Ordem > Painel de Pedidos. No painel poderá ser visualizada a situação de entrega dos pedidos, se estão pendentes, parcialmente entregues ou entregues.


Listagem de pedidos


Selecionando um dos pedidos, o botão "Conferir e Entregar" será habilitado.


Selecionar pedido para entregar


Clicando no botão, serão exibidos detalhes da remessa.


Dados da remessa


No grupo de "Dados da Venda", clicando sobre  será possível alterar os dados de Volume, Espécie, Peso Bruto e Peso Líquido.


Editar dados da venda


Através dos ícones de observação, o CD poderá inserir alguma informação extra ou observação como desejar.


Inserir observação


Na listagem dos itens, poderá alterar o campo do depósito, selecionando de qual depósito sairá o produto. Após conferir e alterar as informações desejadas, basta clicar em "Entregar". Com a nota autorizada, o pedido ficará com o status "Entregue", ou "Entregue Parcialmente" caso tenha mais de uma remessa no mesmo pedido.


Nota autorizada para entrega


Nota

  • Nesta etapa de entregar serão geradas duas remessas, uma para o cliente final e outra para a loja
  • Caso o parâmetro "Índice para custo de produto" estiver marcado como Preço de Custo, ao emitir a NF do CD para a loja, o sistema irá definir o valor dos produtos nesta nota de acordo o seu preço de custo configurado no cadastro do produto no CD;


Selecionando o número da nota que já foi entregue, será exibida uma janela com a assistente de nota fiscal. No assistente poderá visualizar o documento interno, cancelar a nota ou imprimir o DANFE.


Assistente de nota fiscal



Configurações

Clicando sobre o íconde de , será exibida uma tela com algumas configurações que poderão ser definidas referentes ao venda à ordem.


Configurações


Contabilização

Ao realizar uma venda à ordem e gerar remessas, a contabilização dessas vendas poderão ser visualizadas no relatório do livro razão.


Relatório venda à ordem


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização Reshop Vitrine

  • Em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Linx Promo + Vitrine é necessário definir as seguintes parametrizações:
      • URL de comunicação;
      • Company ID: com a opção Reshop selecionada;
      • Usuário: disponibilizado pelo Reshop na contratação da solução;
      • Senha: disponibilizada pelo Reshop na contratação da solução;
      • Testar Comunicação: permite verificar se a comunicação com a Reshop está estabelecida corretamente.


Parametrização

Login Linx Reshop - Client

Após a parametrização é necessário realizar o download do aplicativo Linx Reshop - Client e efetuar o login para que seja estabelecida a comunicação entre os sistemas. 


Linx Reshop - Client


Parametrização Venda a Ordem

Em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr de Loja > Grupo Venda à ordem será necessário configurar alguns parâmetros do Venda à Ordem:

  • Natureza de operação padrão - Venda de mercadoria: nesta opção será necessário configurar a Natureza de Operação utilizada nos itens vendidos pela loja, mas que serão entregues pelo centro de distribuição;
  • Empresa - Centro de distribuição: nesta opção será preciso selecionar qual a empresa que será responsável pela entrega do produto no processo de venda à ordem;
  • Natureza de operação padrão - Remessa Simbólica: a natureza de operação selecionada aqui será utilizada para emitir a nota de remessa simbólica emitida pelo CD para a Loja;
  • Série padrão - Remessa Simbólica: a série selecionada aqui será utilizada para emitir a nota de remessa simbólica emitida pelo CD para a Loja;
  • Natureza de Operação padrão - Remessa de mercadoria: a natureza de operação selecionada aqui será a utilizada na nota de remessa da mercadoria emitida pela Loja para o cliente final;
  • Série padrão - Remessa de mercadoria: a série selecionada aqui será a utilizada na nota de remessa da mercadoria que o estabelecimento que vendeu o produto disponibilizará para o cliente final;
  • Índice para custo de produtos: informa qual será a maneira usada para definir o valor dos produtos na NF-e emitida pelo CD para a Loja.
  • Percentual fixo: definirá qual o percentual fixo para definir o valor dos produtos na NF-e emitida pelo CD para a Loja.
  • Plano de pagamento padrão: definirá qual será o plano de pagamento padrão utilizado na geração da NF-e emitida pelo CD para a Loja.

Parâmetros venda à ordem


Executando a Venda

Ao acessar o POS, antes de iniciar a venda, é importante verificar a Natureza de Operação para a venda de mercadorias do Venda à Ordem, que precisa estar definida como "VENDA DE MERCADORIA - VENDA À ORDEM", assim como no parâmetro do ERP. Para acessar as configurações clique no ícone .


Configuração nat. de operação


O fluxo do Venda à Ordem com Reshop ocorrerá quando os parâmetros do Vitrine e Venda à Ordem estiverem ambos habilitados, assim gerando uma venda mista, obtendo produtos vendidos na hora saindo diretamente do estoque da loja e produtos oriundos do Vitrine (E-Commerce) que serão entregues posteriormente pelo CD.


Selecionar produto vitrine


Produto de vitrine e normal inseridos


Após inserir os produtos, selecionando o botão de pagamento, será exibida a tela para seleção do endereço de entrega e frete do produto do Vitrine.


Endereço de entrega e frete


Na tela de pagamento poderá ser seleciona a forma do pagamento normalmente.


Pagamento da venda


Ao finalizar a venda será:

  • Gerado o documento fiscal correspondente ao produto de entrega imediata;
  • Gerado pedido no e-commerce dos itens correspondentes ao vitrine;
  • Gerado um pedido no Microvix ERP correspondente aos itens do vitrine;
  • Gerado um comprovante não fiscal do pedido realizado no vitrine.

Cancelamento e Devolução

Cancelamento - Venda à Ordem

O cancelamento de um pedido do venda à ordem poderá ser realizado por qualquer rotina de cancelamento de NF-e existente no Microvix. Lembrando que a NF-e sempre deverá ser cancelada primeiro, para que então depois o pedido possa ser cancelado pela rotina do venda à ordem.

Regras:

  • Ao cancelar a Nota fiscal que emitiu o pedido Venda à Ordem, a rotina de cancelamento de Nota fiscal, cancelara automaticamente o pedido no Venda à Ordem;

  • Ao cancelar a Nota Fiscal que originou os pedidos de remessa, a rotina irá efetuar o cancelamento dos pedidos de remessa; 

  • Ao tentar cancelar uma nota fiscal que já tenha pedidos de remessa autorizados será exibido a seguinte mensagem de validação;

  • Não será possível realizar o cancelamento apenas dos produtos de Venda à Ordem (Entregues pelo CD), a venda inteira precisa ser cancelada;
  • Não será possível realizar o cancelamento da NF-e emitida pela loja após a emissão das NF-es emitidas pelo CD. Nesse caso o usuário terá que realizar o processo de Devolução;

Cancelamento - Venda Mista

Regras:

  • Quando houver o cancelamento do documento fiscal gerado, o POS irá identificar o processo para dar o retorno do processo, pois só será possível realizar o cancelamento do documento fiscal se o retorno do cancelamento do pedido do e-commerce for sucesso;
  • O cancelamento automático do pedido via integração do Reshop só será realizado a partir do momento em que seja gerado o cancelamento do documento fiscal em qualquer rotina de cancelamento de NF-e;

Devolução - Venda à Ordem

Regras:

  • Sistema não irá permitir que o CD faça devolução do pedido gerado via rotina de Venda à ordem;
  • Sistema não irá permitir realizar devolução de produtos que ainda não foram entregues (antes do CD emitir as NF-es);
  • Os produtos só poderão ser trocados através do token gerado pela emissão da NF-e da loja para o consumidor final;
  • Em casos de vendas apenas com produtos entregues pelo CD, a troca deve ser feita usando o Token gerado na emissão da NF-e da loja para o consumidor final;
  • A troca só será permitida após a emissão das duas NF-es pelo CD;


Devolução - Venda Mista

Regras:

  • Após emitida a venda pela loja, o sistema irá permitir que os produtos que foram entregues ao cliente no momento da venda já estejam disponíveis para troca via Troca Fácil;
  • Os produtos entregues pelo CD só poderão ser trocados após emissão das NF-es pelo CD para a loja e para o consumidor final, pois antes disso o produto ainda não foi entregue ao cliente;
  • O POS irá permitir devolver todos os produtos que estiverem na NF-e emitida no momento da venda normalmente;
  • Não existe integração de devolução no Vitrine do Reshop, logo o usuário deverá comunicar o e-commerce daquela devolução;

  • Sem rótulos