A rotina de Venda à Ordem trata-se de um fluxo em que permite efetuar venda de mercadoria realizada por uma pessoa jurídica com a entrega desta mercadoria sendo feita ao consumidor final posteriormente por outra pessoa jurídica. Neste fluxo existem três pessoas envolvidas:
- Estabelecimento vendedor (Franqueado/Showroom);
- Estabelecimento que efetivamente entrega a mercadoria (Franqueador/CD);
- Consumidor final;
Nota
O Venda à Ordem (Vitrine) não faz parte do produto padrão, para viabilizá-lo à sua empresa é necessário entrar em contato com setor Comercial da Linx;
- Ao finalizar a venda do Venda à Ordem, o sistema irá realizar a reserva de estoque dos produtos referentes ao CD. A reserva deverá ser feita na empresa CD.
Atualmente o sistema exibe a rotina do Vitrine apenas se a parametrização comercial estiver habilitada e o cliente use o Reshop. Porém o sistema passará a considerar o parâmetro que habilita a rotina de Venda à Ordem também. Ou seja, caso o parâmetro de Venda à Ordem estiver habilitado, o sistema irá entender que a rotina do Vitrine está disponível. Portanto, o sistema deverá seguir três fluxos diferentes ao realizar uma venda com Vitrine. Mais detalhes sobre cada um dos fluxos consulte os tópicos abaixo:
Cancelamento e Devolução
Cancelamento - Venda à Ordem
O cancelamento de um pedido do venda à ordem poderá ser realizado por qualquer rotina de cancelamento de NF-e existente no Microvix. Lembrando que a NF-e sempre deverá ser cancelada primeiro, para que então depois o pedido possa ser cancelado pela rotina do venda à ordem.
Regras:
Ao cancelar a Nota fiscal que emitiu o pedido Venda à Ordem, a rotina de cancelamento de Nota fiscal, cancelara automaticamente o pedido no Venda à Ordem;
Ao cancelar a Nota Fiscal que originou os pedidos de remessa, a rotina irá efetuar o cancelamento dos pedidos de remessa;
Ao tentar cancelar uma nota fiscal que já tenha pedidos de remessa autorizados será exibido a seguinte mensagem de validação;
- Não será possível realizar o cancelamento apenas dos produtos de Venda à Ordem (Entregues pelo CD), a venda inteira precisa ser cancelada;
- Não será possível realizar o cancelamento da NF-e emitida pela loja após a emissão das NF-es emitidas pelo CD. Nesse caso o usuário terá que realizar o processo de Devolução;
Cancelamento - Venda Mista
Regras:
- Quando houver o cancelamento do documento fiscal gerado, o POS irá identificar o processo para dar o retorno do processo, pois só será possível realizar o cancelamento do documento fiscal se o retorno do cancelamento do pedido do e-commerce for sucesso;
- O cancelamento automático do pedido via integração do Reshop só será realizado a partir do momento em que seja gerado o cancelamento do documento fiscal em qualquer rotina de cancelamento de NF-e;
Devolução - Venda à Ordem
Regras:
- Sistema não irá permitir que o CD faça devolução do pedido gerado via rotina de Venda à ordem;
- Sistema não irá permitir realizar devolução de produtos que ainda não foram entregues (antes do CD emitir as NF-es);
- Os produtos só poderão ser trocados através do token gerado pela emissão da NF-e da loja para o consumidor final;
- Em casos de vendas apenas com produtos entregues pelo CD, a troca deve ser feita usando o Token gerado na emissão da NF-e da loja para o consumidor final;
- A troca só será permitida após a emissão das duas NF-es pelo CD;
Devolução - Venda Mista
Regras:
- Após emitida a venda pela loja, o sistema irá permitir que os produtos que foram entregues ao cliente no momento da venda já estejam disponíveis para troca via Troca Fácil;
- Os produtos entregues pelo CD só poderão ser trocados após emissão das NF-es pelo CD para a loja e para o consumidor final, pois antes disso o produto ainda não foi entregue ao cliente;
- O POS irá permitir devolver todos os produtos que estiverem na NF-e emitida no momento da venda normalmente;
- Não existe integração de devolução no Vitrine do Reshop, logo o usuário deverá comunicar o e-commerce daquela devolução;