Índice

Atualização do EP


Pré-condições

Não possui.

Instruções de Atualização


Passo 01: Parada dos Serviços

Mandatório para todas as versões


  1. Parar os serviços do EP:
    1. P2K APACHE TOMCAT;
    2. P2K JSL EPSERVER;
    3. P2K JSL PROCTRANS;
    4. P2K PROCFECH;
    5. P2K GERENCIADOR EXPORTACAO (SE POSSUIR);
    6. P2K GERENCIADOR IMPORTACAO (SE POSSUIR);
    7. P2K PROCESSADOR DE TESOURARIA (SE POSSUIR).
  2. Após parar os serviços, feche o gerenciador de serviço.


Passo 02: Descompactação dos arquivos da versão

Mandatório para todas as versões

Na máquina do EP, copie o pacote da versão na raiz dentro do diretório \temp.


Passo 02: Descompactação dos arquivos da versão

Mandatório caso esteja utilizando as versões anteriores do ATU-EP-SP-04.06.00 e BD-STANDARD-1.53.0

  1. Na máquina do EP, descompacte o pacote da versão na raiz dentro do diretório \temp
    1. Serão criadas várias pastas com nomes de clientes e também será extraído um arquivo zip com o identificador da versão. Ex: P2K-XX.XX.XX.zip, onde XX corresponde ao número da versão do P2K.
  2. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta \temp
  3. Descompacte o arquivo da versão (P2K-XX.XX.XX.zip) dentro da pasta de atualização da versão do EP
    1.  Esta pasta está descrita na constante DIR_REMOTO localizada no arquivo \p2k\AtualizadorEP\bin\ConstantesAtualizadorVersao.properties
    2.  Depois de descompactar, verifique na pasta de atualização da versão do EP que foi criado o arquivo de atualização para o EP.
  4. Ainda na pasta \temp, verifique se existe uma subpasta de nome _[CLIENTE]
    1. Se existir, descompacte o arquivo da versão do cliente na mesma pasta onde você descompactou o arquivo da versão (passo 3).
      1. Depois de descompactar, verifique na pasta de atualização da versão do EP a existência dos arquivos de atualização para o EP do cliente.


Passo 03: Atualização da Versão

Mandatório para todas as versões


  1. Acesse o programa de atualização de versão do EP. O programa pode ser encontrado em 2 locais:
    1. Na área de trabalho, através de um atalho;
    2. Na lista de programas do Windows (menu INICIAR -> PROGRAMAS -> ATUALIZADOR DE VERSÃO EP -> Atualizar EP.
  2. Escolha o tipo de atualização (sugestão: atualização completa
    1. Se desejar atualizar por etapas, siga as orientações descritas no documento ATU-EPSP-DI
  3. Clicar no botão [OK].


 Se houver algum problema durante a atualização da versão, envie os logs existentes na pasta p2k\atualizadorEP\bin\resultados\ para o suporte da Linx.


Passo 04: Atualização de Banco de Dados

Verificar no release notes se há necessidade de atualização


Banco de Dados SQL Server 

  1. Na máquina do EP, abra o Windows Explorer;
  2. Acesse a pasta \p2k\script_atualizacao_xxxx\SQLSERVER\02-ATUALIZACAO\
    onde, “xxxx” pode ser func (funcional) ou patch (correção);
  3. Abra o arquivo 00-SA_Atualizacao_P2K.bat  e edite-o de acordo com as instruções contidas no documento Roteiro_Atualizacao_P2K_SQLServer.doc, que se encontra na mesma pasta.
  4. Verifique se ocorreu erro durante a execução do script (os logs são gerados no arquivo Atualizacao_P2K.log)
    1.  Em caso de erros, entrar em contato com o suporte Linx.

Banco de Dados Oracle 

  1. Na máquina do EP, abra o Windows Explorer;
  2. Acesse a pasta \p2k\script_atualizacao_xxxx\ORACLE\02-ATUALIZACAO\ onde, “xxxx” pode ser func (funcional) ou patch (correção);
  3. Abra o arquivo Roteiro_Atualizacao_P2K_Oracle.doc e siga as instruções de atualização descritas nele;
  4. Verifique se ocorreu erro durante a execução do script, conforme orientação do documento de instalação.
    1. Em caso de erros, entrar em contato com o suporte Linx.


Passo 05: Reiniciar os Serviços

Mandatório para todas as versões

  1. Reiniciar os serviços do EP:
    1. P2K APACHE TOMCAT;
    2. P2K JSL EPSERVER;
    3. P2K JSL PROCTRANS;
    4. P2K PROCFECH;
    5. P2K GERENCIADOR EXPORTACAO (SE POSSUIR);
    6. P2K GERENCIADOR IMPORTACAO (SE POSSUIR);
    7. P2K PROCESSADOR DE TESOURARIA (SE POSSUIR).


Atualização do SP


Pré-condições

Não possui.

Instruções de Atualização


Passo 01: Parada dos Serviços

Mandatório para todas as versões


  1. Parar os serviços da máquina do SP:
    1. SPServer – P2K-JSL-SPLJXXX;
    2. Servidor de Pedidos (se possuir);
  2. Após parar os serviços, feche o gerenciador de serviço.


Passo 02: Atualização da Versão

Mandatório para todas as versões


SP Windows

  1. Acesse o programa de atualização de versão do SP. O programa pode ser encontrado em 3 locais:
    1. Na área de trabalho, através de um atalho ou através do portal P2K;
    2. Na lista de programas do Windows (menu INICIAR -> PROGRAMAS -> ATUALIZADOR DE VERSÃO P2K -> P2K-SP;
    3. Através do menu do EP "Rotinas Operacionais > Atualização de Versão > Manutenção de Agendamento".
  2. Escolha o tipo de atualização (sugestão: atualização completa)
  3. Se desejar atualizar por etapas, siga as orientações descritas no documento ATU-EPSP-DI.

Se houver algum problema durante a atualização de versão, envie os logs existentes na pasta p2ksp\atualizadorVersaoEpSp\bin\resultados\ para o suporte da Linx


SP LINUX (Acessando a máquina remotamente, sem interface gráfica – Ex.: via Putty)

  1. Abra um shell e execute os comandos abaixo:
    1. cd    /p2ksp/atualizadorVersaoEpSp/bin;
    2. atualizadorVersaoEpSp-SP-Console.sh C  C
      1. Se desejar atualizar por etapas, siga as orientações descritas no documento ATU-EPSP-DI
      2. Se desejar atualizar o SP usando interface gráfica, siga as orientações descritas no documento ATU-EPSP-DI
  2. Se for usado o atualizador 04.00.XX a atualização do SP será atualizado pelo EP "Rotinas Operacionais -> Atualização de Versão -> Manutenção de Agendamento".

Se houver algum problema durante a atualização de versão, envie os logs existentes na pasta p2ksp\atualizadorVersaoEpSp\bin\resultados\ para o suporte da Linx


Passo 03: Reiniciar Serviços

Mandatório para todas as versões

  1. Reiniciar os serviços da máquina do SP:
    1. SPServer;
    2. Servidor de Pedidos (se possuir).

Atualização do Componente


Pré-condições

Atualização do SP realizada com sucesso.

Instruções de Configuração do Sistema Operacional

Ambiente Windows

  1. Desabilitar o Aero Peek do Windows;
  2. Clicar com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e selecionar a opção Propriedades;
  3. Nesta tela desabilitar a opção “Usar Aero Peek para a visualizar a área de trabalho”;








Instruções de Atualização


Passo 01: Liberar atualização para os componentes desejados
  • Caso tenha optado pela atualização via agendamento, apenas será preciso reiniciar o componente após status de “Sucesso” para que a atualização seja realizada automaticamente.
  • Obs:Os procedimentos do Passo 02 devem ser desconsiderados.



Passo 02: Editar arquivo para atualização para os componentes desejados
  • Procedimento apenas indicado caso tenha optado pela atualização manual do SP;
  • Caso estes procedimentos não sejam executados, todos os componentes da loja serão atualizados.


  1. Abra o Windows Explorer e acesse a pasta p2ksp\sp_ljNNNN\atualizacaoComponente\
    1. NNNN indica o número da loja com 4 dígitos
    2. No SP LINUX, a pasta fica em /p2ksp/sp_ljNNNN/atualizacaoComponente\
  2. Criar um arquivo com nome “atualizacao_componente.dat”, ou se desejar, criar uma cópia do arquivo patchsComponente.dat e renomear para “atualizacao_componente.dat” e proceder com o ajuste neste arquivo conforme os procedimentos abaixo:
    1. Abra o arquivo atualizacao_componente.dat para edição;
    2. Para cada linha da versão a ser disponibilizada, colocar ao final o caractere “#” e:
      1. Se quiser disponibilizar a versão para um ou mais componentes da loja, coloque o hostname ou número do IP de cada componente, separados por “,” (virgula).
        Exemplo do arquivo atualizacao_componente.dat:

        Versão que será disponibilizada para 1 componente apenas
        09.22.00#192.168.1.123
        09.22.01#192.168.1.123

        Versão que será disponibilizada para 2 componentes apenas
        09.22.00#192.168.1.126,192.168.1.11
        09.22.01#192.168.1.126,192.168.1.11
  3. Reinicie o Componente.









  • Sem rótulos