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v01.09


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Data

Autor

Comentários

01.00

09/03/2009

Karine Coelho

Criação do documento

01.01

12/03/2009

Karine Coelho

Retirada dos passos detalhados da atualização de versão com o programa. Ficaram apenas as figuras mostrando as telas do sistema.

01.02

14/08/2009

Karine Coelho

Inclusão do atualizador de versão do SP

01.03

16/09/2009

Karine Coelho

Inclusão de informações sobre 2 novos arquivos de log criados para a atualização
Inclusão de novas informações sobre a instalação do SP no Linux.
Inclusão das instruções de uso do programa no Linux via linha de comando.

01.04

21/06/2010

Henrique Spindola

Inclusão de informações referentes ao Agendamento distribuído de atualizações.

01.05

27/01/2011

Henrique Spindola

Inclusão de informações para o cadastro das opções de menu no EP (P2K).

01.06

16/05/2011

Emerson Polesi

Mudança da identidade visual do documento para o padrão Linx.
Atualização de telas do instalador (novo padrão).

01.07

24/05/2011

Emerson Polesi e Marcelo Freitas

Atualização das telas de agendamento de versão do EP e melhoria do texto explicativo.

01.08

17/04/2013

Clóvis Santos e Diogo Lourenço

Inclusão de informações referentes a atualização da JRE para as lojas.

01.09

08/03/2014

Emerson Polesi

Ajustes relacionados ao suporte à nova forma de transferência de arquivos "Mensageria Atualizador".
Mudança da nomenclatura "FTP" para "Servidor para Transferência de Arquivos".
Remoção dos nomes de usuários e senhas default para servidores de transferência de arquivos.
Atualização das telas dos instaladores dos Atualizadores.
Várias melhorias nos textos explicativos dos parâmetros e na formatação geral dos procedimentos para instalação dos Atualizadores.


















Este documento é propriedade do Grupo Linx. As informações contidas aqui são confidenciais e possuem caráter informativo. Este documento, ou qualquer parte dele, não pode ser copiado, reproduzido, traduzido ou distribuído sem a prévia e expressa autorização do Grupo Linx.
O conteúdo deste documento está sujeito a alterações a qualquer momento. O Grupo Linx não tem compromisso nem obrigação de realizar divulgação prévia dessas alterações
Índice

Histórico do Documento
1 Introdução
2 Instalação do Atualizador de Versão do EP
3 Funcionamento do Atualizador de Versão do EP
4 Atualizando uma versão do EP com o programa
5 Instalação do Atualizador de Versão do SP
6 Funcionamento do Atualizador de Versão do SP
7 Agendamento de Atualização de Lojas Através do EP
8 Atualização da JRE de Lojas Através do EP

Introdução


Este documento apresenta os procedimentos para instalação e uso dos programas de atualização de versão dos servidores EP e SP do Sistema P2K.
Os Atualizadores de Versão EP/SP v3.0 (com agendamento) são compatíveis com o Sistema P2K apenas a partir da versão 09.07.00.

Instalação do Atualizador de Versão do EP


O atualizador de versão do EP é instalado através da execução do programa (atualizadorVersaoEpSp-install-EP.jar).
Para instalar o programa, basta seguir os passos abaixo:

  1. Descompacte o arquivo ATU-EPSP-NN.NN.NN.zip na pasta \temp da máquina do EP.


  1. Dê um duplo clique no arquivo \temp\atualizadorVersaoEpSp-install-EP.jar.


Será exibida a tela abaixo, informando o inicio da instalação:

Figura 1 – tela inicial do instalador

  1. Clique no botão PRÓXIMO para iniciar a instalação.


Será exibida uma tela (Figura 2) solicitando o caminho para instalação do programa.

Figura 2 – tela de solicitação do caminho para instalação da biblioteca

  1. Informe o diretório onde o atualizador de versão será instalado.

O diretório sugerido é o "/p2k/AtualizadorEP".
Se você desejar escolher o diretório, clique no botão PROCURAR.

  1. Clique no botão PRÓXIMO.
    1. Caso o diretório informado exista, será exibida uma tela (Figura 3) solicitando a confirmação para sobrescrever os arquivos da biblioteca, se eles existirem. Clique em SIM.



Figura 3 – Tela de confirmação para sobrescrever os arquivos do diretório já existente

    1. Caso o diretório informado não exista, será exibida uma tela (Figura 4) informando que o diretório será criado. Clique em OK.



Figura 4 – tela de alerta para informar que o diretório será criado
Será exibida uma tela informando o programa que será instalado (Figura 5).

Figura 5 – Tela contendo o resumo da instalação

  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 6) solicitando algumas informações.

Figura 6 – Tela de solicitação de dados

  1. Preencha os campos da tela seguindo as orientações:


    1. HOST do Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe o nome ou endereço IP do Servidor para Transferência de Arquivos onde ficarão as atualizações do EP. Geralmente, elas são colocadas na mesma máquina do EP, em um diretório exclusivo para isso. Mas nada impede que as atualizações fiquem em uma máquina diferente do EP.

    1. TIPO do Servidor para Transferência de Arquivos:

Escolha o tipo do Servidor para Transferência de arquivos a ser utilizado:

      1. Mensageria Atualizador
      2. SFTP
      3. FTP


    1. USUÁRIO para login no Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe a identificação do usuário do Servidor para Transferência de Arquivos que será utilizado para baixar atualizações. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. SENHA para login no Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe a senha do usuário do Servidor para Transferência de Arquivos que será utilizado para baixar atualizações. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. CRIPTOGRAFAR senha para transferência de arquivos:

Selecione o checkbox caso queira que a seja criptografada. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. DIRETÓRIO REMOTO no Servidor para Transferência de Arquivos: Informe o diretório no Servidor para Transferência de Arquivos onde estarão as atualizações para o EP. É obrigatória a especificação de um valor para este parâmetro.

O valor recomendado é "/p2k/Atualizacoes".

    1. PORTA de comunicação do Servidor EP:

Informe a porta de comunicação do Servidor EP.
(Na dúvida, verifique o valor do parâmetro "identServicoLocal" no arquivo "\p2k\bin\MessagingConstants.properties" do Servidor EP).

    1. HOST do Servidor de Monitoração (opcional):

Informe o nome ou endereço IP do Servidor de Monitoração, caso pertinente.

    1. PORTA do Servidor de monitoração (opcional):

Informe a porta na qual o servidor de monitoração recebe mensagens, caso pertinente.

  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 7) solicitando os nomes dos serviços que devem ser parados para que o EP seja atualizado:

Figura 7 – lista de serviços (EP)
Insira nesta tela os nomes dos serviços do Sistema Operacional os quais deverão ser parados durante o procedimento de atualização do Servidor EP, ou aceite os valores sugeridos.

  1. Clique no botão PRÓXIMO.



Será exibida uma tela mostrando o progresso da instalação. A tela abaixo (Figura 8) mostra como ficará a barra de progresso após o término da instalação.

Figura 8 – tela do progresso da instalação
Observe que na 1ª barra de progresso será exibido "[Terminado]".


  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 9) informando um resumo da configuração que será aplicada ao Atualizador de Versão, considerando as informações definidas nas telas de configurações anteriores.

Figura 9 – Tela de resumo da configuração do Atualizador de Versão

  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 10) para criação de atalhos para o programa.

Figura 10 – Tela de configuração dos atalhos do Atualizador de Versão

  1. Marque a opção "Criar Atalhos" e escolha em que local você deseja criar uma entrada para acessar o programa. Se desejar, marque também a opção "Criar atalhos adicionais na Área de Trabalho".


  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 11) informando a conclusão da instalação.

Figura 11 – tela de conclusão da instalação

  1. Clique no botão PRONTO.


  1. Verifique se os atalhos selecionados para o programa foram criados.


  1. Para instalar o serviço "Atualizador de Versões EP", clique no atalho "Instalar Serviço Atualização EP" (vide Figura 12).



Figura 12 – atalhos Atualizador de Versão EP
Caso não existam atalhos, o serviço pode ser criado manualmente executando-se o arquivo batch "\p2k\services\AtualizadorEP\install.bat".
Em caso de sucesso na instalação do serviço a tela será fechada automaticamente.
No caso de erros, a tela permanecerá aberta e o erro será informado.
A instalação está FINALIZADA!

Funcionamento do Atualizador de Versão do EP


Para entender o funcionamento da atualização de versão do EP, observe as informações abaixo:

  • O programa é instalado no diretório p2k\AtualizadorEP, que aqui será chamado de [DIR-ATUALIZADOR]


  • A configuração do programa encontra-se no arquivo [DIR-ATUALIZADOR]\bin\ConstantesAtualizadorVersao.properties


  • O programa de atualização faz backup de arquivos antes de atualizar a versão. O backup fica localizado no diretório __backupAtualizacao.


  • O programa grava os seguintes tipos de logs:


    1. Logs de backup: são os logs que gravam o resultado do backup dos arquivos antes de atualizar a versão. Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_Backup_AtualizacaoEP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de backup.
      2. erros_Backup_AtualizacaoEP_ NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante o backup. Qualquer escrita de erros neste arquivo interrompe a atualização.


    1. Logs de atualização: são os logs que gravam o resultado da atualização da versão. Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_AtualizacaoEP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de atualização.
      2. erros_AtualizacaoEP_ NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante a atualização. Qualquer escrita de erro neste arquivo interrompe a atualização.
      3. AtualizacaoEp.txt: contém a saída do processo da atualização corrente.
      4. wrapper.log: contém a saída do serviço de Atualização.
      5. communication.log: contém a saída do controlador de mensagens.


    1. Logs de desfazimento de backup: são os logs que gravam o resultado do rollback da versão (desfazimento do backup) em caso de ocorrência de erros durante a atualização da versão. Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_DesfazBackup_AtualizacaoEP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de rollback.
      2. erros_Backup_DesfazAtualizacaoEP_ NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante o rollback.
    2. Logs de preparação de scripts: são os logs que gravam o resultado da preparação dos scripts que serão executados durante a atualização. Eles são criados APENAS PARA SISTEMA OPERACIONAL LINUX. São eles:
      1. saidaPadrao_PrepArq_AtualizacaoEP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de preparação do script.
      2. erros_PrepArq_AtualizacaoEP_ NN.NN.NN.log: contém os erros ocorridos durante a preparação do script.


    1. Log de execução do programa: é o log CSIDebugFile.txt, que fica em [DIR-ATUALIZADOR]\bin.


Atualizando uma versão do EP com o programa


  1. Acesse o programa de atualização de versão do EP.
  2. Será exibida a tela inicial do programa (Figura 13)



Figura 13 – Tela inicial do atualizador de versão

  1. Escolha a opção desejada:
    1. Realizar atualização completa da versão: o programa fará o download da versão disponível e imediatamente depois fará a atualização da versão.
    2. Realizar atualização da versão por etapas: o programa poderá fazer a atualização em dois passos:
      1. Apenas download da versão: o sistema fará o download da versão disponível
      2. Apenas atualização (sem download): o sistema fará apenas a atualização da versão, assumindo que o download já foi feito anteriormente.
  2. Clique no botão OK.
  3. Será exibida a tela de confirmação da operação (Figura 14)



Figura 14 – tela de confirmação da operação

  1. Será exibida a tela de progresso da atualização, que será fechada ao termino da mesma (Figura 15).



Figura 15 – Tela de progresso da atualização

  1. Em caso de erros durante a operação, será exibida a tela de erro de atualização (Figura 16).



Figura 16 – Tela de erro

  1. Em caso de sucesso (Atualização realizada), será exibida a tela da Figura 17.



Figura 17 – Tela de sucesso (Atualização realizada)

  1. Em caso de sucesso (Atualização inexistente ou desnecessária), será exibida a tela da Figura 18.



Figura 18 – Tela de sucesso (Atualização inexistente ou desnecessária)h1. Instalação do Atualizador de Versão do SP
O atualizador de versão do SP é instalado através da execução do programa (atualizadorVersaoEpSp-install-SP.jar).
Para instalar o programa, basta seguir os passos abaixo:

  1. Descompacte o arquivo ATU-EPSP-NN.NN.NN.zip na pasta \temp da máquina do SP.


  1. Dê um duplo clique no arquivo \temp\atualizadorVersaoEpSp-install-SP.jar.


Será exibida a tela abaixo, informando o inicio da instalação:

Figura 19 – tela inicial do instalador

  1. Clique no botão PRÓXIMO para iniciar a instalação.


Será exibida uma tela (Figura 20) solicitando o caminho para instalação do programa.

Figura 20 – tela de solicitação do caminho para instalação da biblioteca

  1. Informe o diretório onde o atualizador de versão será instalado.

Normalmente, para o SP, esse diretório é um diretório "AtualizadorVersaoSp" a partir do diretório do SP da loja ("/p2ksp/sp_ljxxxx/"), ou seja:
"/p2ksp/sp_ljxxxx/AtualizadorVersaoSp".
Se você desejar escolher o diretório, clique no botão PROCURAR.

  1. Clique no botão PRÓXIMO.
  2. Caso o diretório informado exista, será exibida uma tela (Figura 21) solicitando a confirmação para sobrescrever os arquivos da biblioteca, se eles existirem. Clique em SIM.



Figura 21 – Tela de confirmação para sobrescrever os arquivos do diretório já existente

  1. Caso o diretório informado não exista, será exibida uma tela (Figura 22) informando que o diretório será criado. Clique em OK.



Figura 22 – tela de alerta para informar que o diretório será criado
Será exibida uma tela (Figura 23) informando o programa que será instalado.

Figura 23 – Tela contendo o resumo da instalação

  1. Clique no botão PRÓXIMO


Será exibida uma tela (Figura 24) solicitando algumas informações.

Figura 24 – Tela de solicitação de dados

  1. Preencha os campos da tela seguindo as orientações:


    1. HOST do Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe o nome ou endereço IP do Servidor para Transferência de Arquivos onde ficarão as atualizações do EP. Geralmente, elas são colocadas na mesma máquina do EP, em um diretório exclusivo para isso. Mas nada impede que as atualizações fiquem em uma máquina diferente do EP.

    1. TIPO do Servidor para Transferência de Arquivos:

Escolha o tipo do Servidor para Transferência de arquivos a ser utilizado:

      1. Mensageria Atualizador
      2. SFTP
      3. FTP


    1. USUÁRIO para login no Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe a identificação do usuário do Servidor para Transferência de Arquivos que será utilizado para baixar atualizações. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. SENHA para login no Servidor para Transferência de Arquivos:

Informe a senha do usuário do Servidor para Transferência de Arquivos que será utilizado para baixar atualizações. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. CRIPTOGRAFAR senha para transferência de arquivos:

Selecione o checkbox caso queira que a seja criptografada. Este parâmetro não é necessário caso o tipo de Servidor escolhido seja "Mensageria Atualizador".

    1. HOST do Servidor de Monitoração (opcional):

Informe o nome ou endereço IP do Servidor de Monitoração, caso pertinente.

    1. PORTA do Servidor de monitoração (opcional):

Informe a porta na qual o servidor de monitoração recebe mensagens, caso pertinente.

  1. Clique no botão PRÓXIMO


Será exibida uma tela (Figura 25) solicitando os nomes dos serviços que devem ser parados para que o SP seja atualizado:

Figura 25 – lista de serviços (SP)
Insira nesta tela os nomes dos serviços do Sistema Operacional os quais deverão ser parados durante o procedimento de atualização do Servidor SP, ou aceite os valores sugeridos.

  1. Clique no botão PRÓXIMO.



Será exibida uma tela mostrando o progresso da instalação. A tela abaixo (Figura 26) mostra como ficará a barra de progresso após o término da instalação.

Figura 26 – tela do progresso da instalação
Observe que na 1ª barra de progresso será exibido "[Terminado]".


  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 27) informando um resumo da configuração que será aplicada ao Atualizador de Versão, considerando as informações definidas nas telas de configurações anteriores.

Figura 27 – Tela de resumo da configuração do Atualizador de Versão

  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 28) para criação de atalhos para o programa.

Figura 28 – Tela de configuração dos atalhos do Atualizador de Versão

  1. Marque a opção "Criar Atalhos" e escolha em que local você deseja criar uma entrada para acessar o programa. Se desejar, marque também a opção "Criar atalhos adicionais na Área de Trabalho".


  1. Clique no botão PRÓXIMO.


Será exibida uma tela (Figura 29) informando a conclusão da instalação.

Figura 29 – tela de conclusão da instalação

  1. Clique no botão PRONTO.


  1. Para instalar o serviço "Atualizador de Versões SP", clique no atalho "Instalar Serviço Atualização SP" (vide Figura 30).



Figura 30 – atalhos Atualizador de Versão SP
Caso não existam atalhos, o serviço pode ser criado manualmente executando-se o arquivo batch "\p2ksp\services\AtualizadorVersaoSp\install.bat".
Em caso de sucesso na instalação do serviço a tela será fechada automaticamente.
No caso de erros, a tela permanecerá aberta e o erro será informado.
A instalação está FINALIZADA!

Funcionamento do Atualizador de Versão do SP


Para entender o funcionamento da atualização de versão do SP, observe as informações abaixo:

  • O programa é instalado no diretório \p2ksp\sp_ljNNNN\AtualizadorVersaoSp, que aqui será chamado de [DIR-ATUALIZADOR]


  • A configuração do programa encontra-se no arquivo [DIR-ATUALIZADOR]\bin\ConstantesAtualizadorVersao.properties


  • Uma atualização do SP é composta geralmente de duas etapas:
    1. Atualização da seção GERAL: atualiza as classes do sistema
    2. Atualização da seção ESPECÍFICA: atualiza todas as informações especificas de uma loja,que ficam no diretório {+}p2ksp\sp_ljNNNN+


  • Durante a atualização do SP, é feito primeiramente todo o processo de backup e atualização da seção geral, para depois ser feito todo o processo de backup e atualização da seção especifica.


  • Se após atualizar a seção GERAL, durante a atualização da seção ESPECIFICA ocorrer erro, será feito rollback tanto da atualização ESPECIFICA como GERAL.


  • O programa de atualização faz backup de arquivos antes de atualizar a versão.
    1. O backup da seção GERAL fica localizado no diretório __backupAtualizacao\AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN\.
      1. Para o Linux, a pasta fica dentro do diretório /home/p2ksp/
    2. O backup da seção ESPECIFICA fica localizado no diretório __backupAtualizacao\AtualizacaoSP_NN.NN.NN\.
      1. Para o Linux, a pasta fica dentro do diretório /home/p2ksp/


  • O programa grava os seguintes tipos de logs:


    1. Logs de backup: são os logs que gravam o resultado do backup dos arquivos antes de atualizar a versão. Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_Backup_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de backup da seção GERAL.
      2. erros_Backup_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante o backup da seção GERAL. Qualquer escrita de erros neste arquivo interrompe a atualização.
      3. saidaPadrao_Backup_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de backup da seção ESPECIFICA.
      4. erros_Backup_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante o backup da seção ESPECIFICA. Qualquer escrita de erros neste arquivo interrompe a atualização.


    1. Logs de atualização: são os logs que gravam o resultado da atualização da versão. Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de atualização da seção GERAL.
      2. erros_AtualizacaoGERAL_ NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante a atualização da seção GERAL. Qualquer escrita de erro neste arquivo interrompe a atualização.
      3. saidaPadrao_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de atualização da seção ESPECIFICA.
      4. erros_AtualizacaoSP_ NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante a atualização da seção ESPECIFICA. Qualquer escrita de erro neste arquivo interrompe a atualização.


    1. Logs de desfazimento de backup: são os logs que gravam o resultado do rollback da versão (desfazimento do backup). Eles ficam no diretório [DIR-ATUALIZADOR]\bin\resultados\. São eles:

      1. saidaPadrao_DesfazBackup_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de rollback da seção GERAL.
      2. erros_DesfazBackup_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante o rollback da seção GERAL.
      3. saidaPadrao_DesfazBackup_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de rollback da seção ESPECIFICA.
      4. erros_DesfazBackup_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contem a saída de erros ocorridos durante rollback da seção ESPECIFICA.
    2. Logs de preparação de scripts: são os logs que gravam o resultado da preparação dos scripts que serão executados durante a atualização. Eles são criados APENAS PARA SISTEMA OPERACIONAL LINUX. São eles:
      1. saidaPadrao_PrepArq_AtualizacaoGERAL_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de preparação dos scripts de atualização da seção GERAL.
      2. erros_PrepArq_AtualizacaoGERAL_ NN.NN.NN.log: contém os erros ocorridos durante a preparação dos scripts de atualização da seção GERAL.
      3. saidaPadrao_PrepArq_AtualizacaoSP_NN.NN.NN.log: contém a saída de todo o processo de preparação dos scripts de atualização da seção ESPECÍFICA.
      4. erros_PrepArq_AtualizacaoSP_ NN.NN.NN.log: contém os erros ocorridos durante a preparação dos scripts de atualização da seção ESPECÍFICA.


    1. Log de execução do programa: é o log CSIDebugFile.txt, que fica em [DIR-ATUALIZADOR]\bin.


Agendamento de Atualização de Lojas Através do EP


O agendamento de atualizações de versão para as lojas pode ser programado através das Telas de Agendamento de Atualização de Versão do servidor EP.
Cadastramento das telas de Agendamento de Atualização
Para que as telas de agendamento de atualização estejam disponíveis no sistema EP, do P2K, faz necessário o cadastramento dos módulos no menu do sistema. Para tanto, os seguintes passos deverão ser executados:

    1. Na tela principal do EP selecionar a opção "Cadastros -> Módulos"
    2. Informar no campo "Código" o valor -> "SPMn4.100"
    3. Clicar em "Novo"
    4. Informar no campo "Descrição" o valor -> "Atualização de versão"
    5. Na Aba "GERAL", selecionar os checks "Habilitado" e "Módulo P2K"
    6. No campo "Módulo Associado" informar o valor -> "SPMn4"
    7. Na Aba "PERFIS DE USUÁRIOS" selecionar os itens:
    • "ADMINISTRADOR"
    • "GERENTE"
    • "GERENTE ESPECIAL"
    1. Clicar no botão "Incluir".
    2. Na tela principal do EP selecionar a opção "Cadastros -> Módulos"
    3. Informar no campo "Código" o valor -> "SPMn4.100.1"
    4. Clicar em "Novo"
    5. Informar no campo "Descrição" o valor -> "Agendamento"
    6. Na Aba "GERAL", selecionar os checks "Habilitado" e "Módulo P2K"
    7. No campo "Módulo Associado" informar o valor -> "SPMn4.100"
    8. Na Aba "PERFIS DE USUÁRIOS" selecionar os itens:
    • "ADMINISTRADOR"
    • "GERENTE"
    • "GERENTE ESPECIAL"
    1. Na Aba "CONFIGURAÇÕES DO MÓDULO", informar no campo "Programa" o valor:

com.csi.components.sp.servlet.struts.StrutsRedirectorServlet?action=popupAgendamentoAtualizacaoVersao.do&method=exibirTelaInicial

    1. No campo "Largura" informar o valor -> "742"
    2. No campo "Altura" informar o valor -> "475"
    3. Selecionar o check "Nova Janela"
    4. Clicar no botão "Incluir".


Utilização das Telas de Agendamento de Atualização de Versão
As telas de agendamento de atualização de versão permitem que sejam criados, editados e excluídos, agendamentos de atualização de versão para lojas (SP e componentes).

Acessando as Telas:
Após logar no EP clicar no menu "Rotinas Operacionais". Em seguida clicar em "Atualização de Versão". Aparecerá a opção "Agendamento". Clicando nesta opção vai abrir a tela de Consulta de Agendamento.
Consulta de Agendamento:
A tela de Consulta de Agendamento possui a função de pesquisar todos os agendamentos realizados, podendo-se utilizar um filtro para refinar a pesquisa.
Além de consultas, é possível também incluir um novo agendamento, alterar um agendamento e excluir um ou mais agendamentos.
Realizar uma Consulta
Clique na lupa do canto superior direito da tela para efetuar uma consulta.
Caso seja necessário, utilize os campos: loja, data inicial, data final e versão para filtrar seu resultado. (Figura 31).

Figura 31 – Tela de consulta de agendamento.
Status possíveis:

  • Pendente (o agendamento não foi executado ainda);
  • Notificando (uma notificação de atualização está sendo enviada para a loja);
  • Processando (a loja está aplicando a atualização);
  • Sucesso (o SP da loja foi atualizado com sucesso e/ou a atualização foi disponibilizada para os componentes especificados no agendamento);
  • Erro (erro na aplicação da atualização no SP da loja).


Exclusão de agendamentos
Após a consulta selecione os agendamentos que devem ser excluídos marcando a primeira coluna, um a um, da relação de agendamentos retornada pela pesquisa.
Em seguida clique em Excluir para desfazer o(s) agendamento(s) selecionado(s).
Alterar um agendamento
Após a consulta selecione um único agendamento que deve ser alterado marcando a primeira coluna da relação de agendamentos retornada pela pesquisa. No processo de alteração é permitido alterar um registro de cada vez.
Em seguida clique em Alterar. A tela de Agendamento de Atualização abrirá com as informações da Loja e dos componentes marcados no agendamento selecionado no passo anterior.
O próximo passo é selecionar os novos componentes ou desmarcar algum componente já selecionado e clicar em Agendar.
Realizar um novo agendamento
Para abrir a tela de Agendamento de Atualização clique no botão "Incluir". Esta ação fará com que a tela (Figura 32) abra para o usuário visualizar as Lojas, os Componentes e a Versão disponível para atualização.
Selecionar a loja e os componentes que devem ser atualizados. Informe o tipo de atualização, data e hora que deverá ocorrer a atualização e clique em agendar (Fig. 2).

Figura 32 – Tela de agendamento.

Atualização da JRE de Lojas Através do EP


A atualizações da JRE (Java) para as lojas pode ser realizado através da Tela de Atualização Java do servidor EP.
Cadastramento da tela de Atualização Java
Para que a tela de atualização Java esteja disponível no sistema EP, do P2K, faz necessário o cadastramento do módulo no menu do sistema. Para tanto, os seguintes passos deverão ser executados:

    1. Na tela principal do EP selecionar a opção "Cadastros -> Módulos"
    2. Informar no campo "Código" o valor -> "SPMn2.9"
    3. Clicar em "Novo"
    4. Informar no campo "Descrição" o valor -> "Atualização Java"
    5. Na Aba "GERAL", selecionar os checks "Habilitado" e "Módulo P2K"
    6. No campo "Explicação do Menu" informar -> "Atualização Java"
    7. No campo "Módulo Associado" informar o valor -> "SPMn2"
    8. Na Aba "PERFIS DE USUÁRIOS" selecionar os itens:
      • "ADMINISTRADOR"
  1. Na Aba "CONFIGURAÇÕES DO MÓDULO", informar no campo "Programa" o valor:

com.csi.components.sp.servlet.struts.StrutsRedirectorServlet?action=solicitacaoAtualizacaoJava.do&method=exibirTelaInicial

    1. No campo "Largura" informar o valor -> "248"
    2. No campo "Altura" informar o valor -> "356"
    3. Selecionar o check "Nova Janela"
    4. Clicar no botão "Incluir".



Utilização da Tela de Atualização Java
A tela de atualização Java permite que seja realizada atualização da JRE para as lojas (SP e componentes).
Acessando as Telas:
Após logar no EP clicar no menu "Suporte a Componentes". Aparecerá a opção "Atualização Java". Clicando nesta opção vai abrir a tela de Atualização Java (Figura 33).
Realizar uma Atualização do Java
A tela de Atualização Java permite ao usuário visualizar as Lojas disponíveis para atualização da JRE.
Selecionar a loja que devem ser atualizadas e clique em solicitar e será exibida a tela de confirmação de solicitação de atualização (Figura 34).

Figura 33 – Tela Atualização Java

Figura 34 – Tela de Sucesso na solicitação de Atualização Java

  • Sem rótulos