Remessas e Retornos

Através desta rotina será possível acompanhar todo o fluxo de emissão de Notas Fiscais de remessa, de retorno e venda. A Nota Fiscal de remessa deve ser utilizada para transportar mercadorias sem a finalidade de venda. Ou seja, o produto sairá do estoque, mas não necessariamente efetivará uma venda.


Permissão de Usuário

  • A permissão "Cadastro de Notas Fiscais" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal deve estar marcada;
  • A permissão "Configurar Remessas" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Remessas e Retornos deve estar marcada;
  • A permissão "Criar Remessas" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Remessas e Retornos deve estar marcada;
  • A permissão "Devolver Mercadorias no Acerto" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Acerto deve estar marcada;
  • A permissão "Faturar Mercadorias no Acerto" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Acerto deve estar marcada.

Antes de iniciar o sistema solicitará que sejam realizadas algumas configurações, para defini-las basta clicar no link Vamos lá! da mensagem exibida.



As configurações serão realizadas passo a passo, conforme abaixo:

1. Tipo

Deve ser informado o tipo de remessa que deseja configurar, se: Consignação, Demonstração, Industrialização, Conserto, Exposição ou Feira, Comodato, Vasilhame e Sacaria ou Venda Ambulante.

2. Remessa

Neste passo deverá ser definida as configurações padrões para remessa.

  • Série;
  • Natureza de operação;
  • Contábil: ao clicar no botão operação padrão será possível configurar as operações para contabilização da rotina, são elas: Remessa de Mercadorias (1129), ICMS Remessa de Mercadorias (1130), IPI Remessa de Mercadorias (1131), ICMS/ST Remessa de Mercadorias (1132) e Estoque Remessa de Mercadorias (1133);
  • Tabela de preço;
  • Depósito;
  • Observação padrão.


Nota

No primeiro passo, quando o tipo de remessa selecionado for Venda Ambulante, a Natureza de Operação selecionada na etapa de Remessa será gravada automaticamente pelo sistema em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > "Estoque em poder de terceiros: Configurar" > Remessa para Venda Ambulante.


3. Retorno

Será necessário configurar o retorno da remessa.

  • Natureza de operação;
  • Contábil: ao clicar no botão operação padrão será possível configurar as operações para contabilização da rotina, são elas: Retorno de Mercadorias (1138), ICMS Retorno de Mercadorias (1139), IPI Retorno de Mercadorias (1140), ICMS/ST Retorno de Mercadorias (1141) e Estoque Retorno de Mercadorias (1142);
  • Observação Padrão;
  • Permite realizar vendas: ao marcar esta opção será possível que ao final do acerto seja efetivada a venda dos itens que não foram devolvidos, desta forma, o próximo passo tratará das configurações para isto. Se esta opção não for marcada o passo de venda ficará indisponível.
  • Gerar nota de retorno simbólico (dos itens vendidos): ao marcar esta opção será possível determinar se deverá ser gerada Nota Fiscal de Retorno Simbólico para os itens que forem vendidos. Caso o parâmetro fique desmarcado, será gerado Nota Fiscal de Retorno somente das mercadorias devolvidas;

Após preencher todas as informações de retorno, clique em finalizar ou prosseguir para o próximo passo de configuração de venda.

4. Venda

Este passo deve ser configurado caso o usuário opte por realizar uma venda após o retorno dos itens.

  • Série;
  • Natureza de Operação.

Após salvar as configurações de remessa e retorno, elas ficarão salvas nas Configurações Padrões de Remessas, que poderão ser acessadas na página inicial da rotina pelo ícone .



Será possível visualizar ou editar as configurações salvas, para adicionar uma nova basta clicar em Adicionar Configuração. Além disso, é possível definir uma configuração como padrão marcando a estrela de favorito. Se houver somente uma configuração cadastrada, ela será definida como padrão automaticamente pelo sistema.

Acesse o menu do sistema e selecione Faturamento > Remessas e Retornos, na tela principal clique no botão Nova Remessa.



Dica

Ao clicar diretamente no botão Nova Remessa o sistema dará início a remessa definida como padrão nas configurações.


Para realizar uma nova remessa serão necessárias as seguintes informações.

  • Cliente: deve ser inserido o cliente para quem será efetuada a remessa. Pode ser encontrado pelo nome, CPF, CNPJ, ou código;
    • Não será possível selecionar ou pesquisar clientes que estão marcados como Cliente Anônimo no cadastro. Para mais informações, clique aqui.
    • Quando a nova remessa for do tipo Venda Ambulante, o campo cliente será preenchido automaticamente com a empresa logada, que precisa estar cadastrada como Cliente/Fornecedor ou Cliente. Caso a empresa logada não possua cadastro no CRM ou ela for do tipo Fornecedor, o usuário poderá cadastrar (ou editar) clicando no botão cadastrar;
  • Vendedor;
  • Itens: devem ser inseridos os itens que constarão na remessa. A inclusão poderá ser realizada das seguintes formas:
    • Código do Produto;
    • Leitor de Código de barras;
    • Descrição do produto;
    • Upload de Arquivo: os itens também poderão ser inseridos por meio do envio de um arquivo ".txt" com o código e quantidade de produtos. No ícone  ao selecionar a opção de Enviar arquivo de códigos e quantidades, será exibida uma nova janela para que seja realizado o upload do arquivo.



Após inserir os itens, eles serão exibidos em uma listagem, para excluir o item clique no ícone da lixeira ou para visualizar as informações do saldo do produto clique nos três pontinhos.



No campo Dados Adicionais é possível inserir ou alterar os dados do transporte, bem como as informações adicionais. Já no campo Outros Valores, é possível informar os descontos, seguro, outras despesas e valor do frete.

Ao selecionar o cliente, vendedor e inserir os itens, basta finalizar para concluir a remessa e gerar a Nota Fiscal.



Além disso, estarão disponíveis as opções comprovanteimprimir nota listagem que permite acessar as remessas geradas. 


Nota

Para a emissão da NF-e da remessa é necessário que o cliente inserido possua um CEP no cadastro. Caso não tenha, será exibido um alerta e o usuário poderá acessar o cadastro do cliente para informar o CEP.


Assim que a rotina de Remessas e Retornos é acessada são apresentados os filtros que permitirão buscar a listagem de remessas, são eles: 

  • Tipo de Remessa;
  • Cliente;
  • Data Inicial;
  • Data Final
  • Vendedores;
  • Status.



Nota

Sempre que for selecionado Venda Ambulante no campo Tipo de Remessa, o cliente será preenchido automaticamente com a empresa logada.


De acordo com os filtros definidos será exibida uma listagem com todas as remessas.



Na listagem é possível clicar sobre a(s) remessa(s) que deseja consultar, realizar o acerto, emitir o comprovante ou gerar os relatórios.

Para consultar as movimentações da remessa é necessário clicar sobre o número da série localizado na primeira coluna da listagem, no campo Nº/Série.



Já na tela de movimentações da remessa, é possível acessar os campos para emitir documento interno, cancelar/excluir a remessa ou imprimir a DANFE, para isso é necessário clicar sobre a numeração do documento, localizado na coluna Doc/Emp.



Nota

Não é possível cancelar/excluir uma remessa que possua uma nota de devolução vinculada, para isso é necessário cancelar a nota de devolução para depois excluir a remessa.

Ao acessar a rotina de Remessas e Retornos são apresentados os filtros para listar as remessas.



Nota

  • Caso uma Nota Fiscal de Entrada que foi associada a uma remessa tenha sido excluída ou cancelada, a remessa voltará ao status de pendente na listagem;

Na listagem é possível clicar sobre a remessa que deseja acertar. Será possível acertar todas as remessas se forem todas do mesmo tipo ou selecionar as notas desejadas e clicar em acertar remessa(s).


Acertar Produtos Vendidos



1. Filtrar remessa: aplique os filtros na tela inicial;

2. Localizar remessa: analise a listagem das remessas, selecione e clique em acertar remessa;

3. Selecionar produto: selecione os produtos que serão vendidos na remessa ou clique diretamente em Inserir Vendidos e bipe todos os produtos;


Dica

  • Para reverter ou alterar a quantidade inserida, basta clicar em Detalhar, ao acionar o ícone toda a quantidade inserida será revertida, para alterá-la basta modificar o valor;
  • No detalhamento no grupo Vendidos, o usuário poderá realizar configurações no campo Natureza Operação;
  • Caso durante o acerto o cliente demonstre interesse por um item que não estava incluso na remessa será possível adicioná-lo. Para tanto, basta selecionar o grupo Vendidos através do botão Detalhar, e adicionar os itens desejados que não pertenciam a remessa, mas serão inclusos no acerto;
  • No campoDados Adicionais é possível inserir ou alterar os dados do transporte, bem como as informações adicionais. Já no campo Outros Valores, é possível informar os descontos, seguro, outras despesas e valor do frete.


4. Pagamento: após inserir os produtos, confira o valor e clique em pagamento.

Caso a empresa esteja configurada para emissão de DAV será apresentado o botão Pré-Venda que permitirá gerar um documento para que seja finalizado no Microvix POS. 

5. Finalizar remessa: selecione o plano de pagamento e adicione. Clique em finalizar, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal dos produtos vendidos.

Além disso, estarão disponíveis as opções comprovante, imprimir nota e listagem que permite acessar as remessas geradas.

Acertar Produtos Devolvidos



1. Filtrar remessa: aplique os filtros na tela inicial;

2. Localizar remessa: analise a listagem das remessas, selecione e clique em acertar remessa;

3. Selecionar produto: selecione os produtos que serão devolvidos na remessa e clique em inserir devolvidos;

4. Finalizar devolução: após inserir os itens, clique em devolver, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal de devolução.

Vale lembrar que a opção gerar a nota de venda dos itens que não foram devolvidos somente estará disponível se nas configurações de remessa e retorno o item Permite realizar vendas no acerto estiver marcado, caso contrário estará disponível apenas a opção Devolver.

Relatório de Gestão de Remessas

Para gerar o Relatório de Gestão de Remessas basta acionar o ícone  no canto inferior esquerdo da tela inicial da rotina de Remessas e Retornos. Serão exibidos dois grupos de filtros para gerar listagens diferentes: Completo e Resumido

Relatório Completo

  • Data da remessa: é possível selecionar o período em que foi realizada a remessa;
  • Cliente: é possível inserir o cliente para qual foi a remessa;
  • Vendedor: é possível informar o vendedor que realizou a remessa;
  • Empresa: é possível em qual empresa foi gerada a remessa;
  • Tipo de Remessa: é possível selecionar os tipos de remessas que estão cadastradas na empresa;
  • Depósito: é possível selecionar qual depósito foi utilizado na remessa;
  • Produto: é possível selecionar os produtos que foram adicionados à remessa;
  • Referência: é possível selecionar a referência do produto utilizado no remessa;
  • Agrupamento: é possível definir se deseja listar os relatórios agrupando por clientes ou vendedor;
  • Exibir apenas mercadorias que possuem quantidades pendentes de retorno: ao marcar esta opção serão apresentadas na listagem apenas as mercadorias que ainda não foram acertadas.



Após selecionar os filtros e clicar em LISTAR, serão exibidos os resultados.

  • Produto: código e descrição do produto;
  • Empresa: código da empresa;
  • Vendedor: nome do vendedor;
  • NF Remessa: número da nota fiscal de remessa. Clicando sobre o número da NF, será exibida uma listagem com as Notas Fiscais relacionadas;



Clicando sobre o número da coluna "Doc/Emp", será exibida uma nova tela com o assistente de Nota Fiscal para realizar algumas ações.



  • Remetido: quantidade e valor dos produtos que foram remetidos;
  • Retornado: quantidade e valor dos produtos que foram retornados;
  • Pendente: quantidade e valor dos produtos que estão pendentes;
  • Dias fora: quantidade de dias que os produtos estão com o cliente;
  • Ordenação: é possível alterar a ordem da listagem selecionando Empresa, Referência, Descrição do Produto ou Código do Produto;
  • EXPORTAR: é possível exportar a listagem para um arquivo Excel.



Nota

  • O grupo de "Vendido" será apresentado somente nos casos em que o parâmetro "Permite realizar vendas no acerto" estiver marcado no cadastro do tipo de remessa filtrado;
  • Caso o parâmetro "Exibir apenas mercadorias que possuem quantidades pendentes de retorno" esteja marcado, serão apresentadas apenas as informações dos produtos que ainda não retornaram em sua totalidade, ou seja, que possuem alguma quantidade remetida que ainda não retornou e nem foi vendida.


Relatório Resumido

  • Empresa: é possível selecionar a empresa na qual foi gerada a remessa;
  • Tipo de Remessa: é possível selecionar os tipos de remessas que estão cadastrados na empresa;
  • Depósito: é possível selecionar qual depósito foi utilizado na remessa;
  • Produto: é possível selecionar os produtos que foram adicionados à remessa;
  • Referência: é possível selecionar a referência do produto utilizado no remessa.



Após selecionar os filtros e clicar em Listar, serão exibidos os resultados, exibindo os produtos que foram remetidos e ainda não retornaram em sua totalidade, sem considerar nenhum período.

  • Produto: código e do produto;
  • Descrição: descrição do produto;
  • Empresa: código da empresa;
  • Qtde Estoque: quantidade total em estoque considerando os depósitos selecionados;
  • Remessas Pendentes de Retorno: 

    • Qtde: quantidade total do produto que foi remetida, independente de já ter retornado ou não, considerando os depósitos selecionados;
    • Custo: custo do produto;


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

O tipo de custo apresentado deve ser configurado em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Contabilidade > grupo: Custo Mercadorias Vendidas - CMV > Tipo de custo.


  • Custo Total: valor obtido pela multiplicação das colunas "Qtde" e "Custo";
  • Valor à Faturar: Preço de venda unitário do produto (preço líquido do item, considerando acréscimos e descontos), conforme consta na Remessa;
  • Valor à Faturar Total: valor obtido pela multiplicação das colunas "Qtde" e "Valor à Faturar";


Nota

As colunas "Valor à Faturar" e "Valor à Faturar Total" somente serão exibidas caso o parâmetro "Permite realizar vendas no acerto" esteja marcado no cadastro do tipo de remessa filtrado.

  • Ordenação: é possível alterar a ordem da listagem selecionando Empresa, Referência, Descrição do Produto ou Código do Produto;
  • EXPORTAR: é possível exportar a listagem para um arquivo Excel.



Relatório de Rastreabilidade do Produto

Para gerar o Relatório de Rastreabilidade do Produto basta acionar o ícone  no canto inferior esquerdo da tela inicial da rotina de Remessas e Retornos. Serão exibidos alguns filtros necessários para que sejam gerados os relatórios.

  • Empresa: por padrão será selecionada automaticamente a empresa que o usuário está logado, mas será possível selecionar mais empresas;
  • Tipo de Remessa: deverá selecionar o tipo da remessa;
  • Produto: deverá ser informado o código do produto ou utilizar o recurso de busca () para procurar o produto através de código de barras, código do produto ou descrição.



No resultado, a listagem será separada por empresa. No primeiro quadro são listados todos os depósitos da empresa e os respectivos saldos dos produtos. No segundo quadro serão listados os vendedores que possuem nota de remessa em que este item esteja pendente (quantidade remetida em nota de remessa que não foi vendida ou não foi devolvida ainda).



Ao clicar no campo "Total Reservado" será exibida a página de detalhes de saldo, onde será possível visualizar as reservas do item por Cliente.



  • Sem rótulos