- Acesse a tela Gestão LGPD, disponível em Linx Administrativo > Módulos > LGPD > Manutenção > Gestão LGPD;
Na guia Gestão de Titulares selecione a opção Identificador CPF, digite o CPF e clique no botão Buscar. Na grid de resultados selecione o cliente que será anonimizado e no botão Ações selecione a opção Anonimizar Dados;
Verifique se o mesmo cliente aparece duas ou mais vezes na grid de resultados, conforme exemplo abaixo. Isso pode ocorrer caso o titular dos dados tenha cadastros realizados na Bandeira, como Cliente Varejo, e no administrativo com Grupo Econômico ou Cliente Atacado. Dessa forma, é necessário realizar o processo mencionado acima de anonimização para ambos os resultados.
- Após solicitar a anonimização clique em Confirmar no modal de confirmação para prosseguir com a solicitação.
Ao selecionar um cliente para anonimização, irá aparecer a opção Ação em Massa de Anonimizar. Essa funcionalidade ainda não está disponível no Linx UX, mas será adicionada ao produto em versões posteriores. Portanto, não deve haver a tentativa de anonimização em massa, apenas individualmente a cada pesquisa.
O mesmo vale para o botão de importação de planilha ao lado do botão Buscar. Este botão ainda não está habilitado e não deve ser utilizado por ora.
Solicitação de Anonimização
Por padrão no Linx UX, ao executar a anonimização de dados, o titular terá todos os seus dados desnecessários eliminados do sistema. Nesses casos, serão mantidos somente os dados necessários caso o titular possua algum documento fiscal ou atendimento de venda com menos de 5 anos ou documento financeiro com menos de 5 anos ou com situação em aberto.
Todos os dados posteriores a esse período serão eliminados da base de dados do Linx UX, conforme estabelecido pela LGPD.
Para consultar uma solicitação de Anonimização:
- Para pesquisar todas as solicitações, na mesma tela, acesse a aba Consulta de Solicitações, e clique no botão Buscar;
- Nos resultados na grid será possível verificar o status de cada solicitação já efetuada;
- A busca ainda pode ser feita por tipo de Status ou por Identificador;
- Nos resultados na grid, é possível clicar no botão Ações e em Detalhes para verificar o log da solicitação.