Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 5 Próxima »


ASSUNTO

Projeto D-IN AGCO.


PRODUTO

Apollo

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre.


FINALIDADE

Implementação do projeto D-IN AGCO.

ABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias da montadora AGCO.

APLICAÇÃO

Este processo consiste na geração do DEF (Demonstrativo Econômico Financeiro) considerando o envio de informações contábeis e gerenciais e sua transmissão a montadora.

Através do processo de parametrização das fórmulas do Mapa da fábrica que vão conter todo o detalhamento do plano contábil, poderá ser exportado de forma automática um arquivo mensal contendo todo o saldo das contas para a montadora.
O processo contempla também, opções de consulta e alteração antes do envio, passos que serão detalhados abaixo.

Configuração

Valores necessários para o funcionamento do processo de transmissão.
Fábrica.
Acessar o módulo Fabrica.exe.
Menu:
Fábrica > AGCO > Parâmetros > aba D-In

Deve ser informada a URL para transmissão no campo URL de envio da aba D-In:

Figura 1: Tela de parâmetros AGCO.


  1. Url de Envio: Informar endereço URL a ser utilizado para a comunicação com a montadora https://app.agcoonline.com.br/dfs/save (Endereço inicialmente fornecido pela AGCO, poderá ser alterado)


Linx DMS

No Linx DMS, dentro do processo de montagem do DEF, é possível criar um vínculo entre o Plano de Contas da Concessionária e as Contas do Mapa da Montadora para e geração do arquivo do D-IN. A utilização deste recurso permite agilidade para a concessionária, de modo que mensalmente o sistema fará a busca dos valores contábeis e a atualizará nas respectivas contas do DEF. O mapeamento deverá ser realizado uma única vez.
Será necessário atualizá-lo somente se o Plano de Contas da Concessionária ou as contas do DEF sofrerem alguma modificação.
Observação: Informações sobre os dados do Mapa da Montadora devem ser verificadas com a própria montadora.

Dica: Certifique-se que a Marca MASS (Massey), FEND (Fendt) ou VALT (VALTRA) está devidamente selecionada no cadastro de Empresa e Revendas.


Inicialmente é necessário incluir as fórmulas.
Menu
Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Fórmula

Cadastro de Fórmulas

    • Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:



Figura 2: Cadastro das Fórmulas

  • Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:


Figura 3: Manutenção das Fórmulas


Esta tela contém todos os campos necessários para o correto cadastramento da fórmula.

  • Inserindo uma Fórmula
    Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para a Fórmula, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar a nova Fórmula para que seja possível incluir os Detalhes para a nova Fórmula.

Note na figura a seguir que a barra de navegação dos Detalhes da Fórmula foi
habilitada após a inclusão da nova Fórmula:


Figura 4: Manutenção das Fórmulas

  • Inserindo os Detalhes de uma Fórmula.
    Após criar a Fórmula, deve ser inserido os Detalhes para ela, o usuário tem acesso a diversos filtros conforme a opção Detalhes existente na figura acima. Os Filtros Conta e Tipo Item permitem a seleção de apenas um registro, enquanto os filtros RevendaCentro de CustoCategoriaFonteSeção e Modalidade permitem múltiplos registros para a composição dos Detalhes da Fórmula. Abaixo um exemplo de tela utilizando a seleção pelo filtro Conta:

Para inserir os detalhes na fórmula, usar o botão "+" no detalhe do lado direito da tela.

Figura 5: Manutenção das Fórmulas

  • O usuário poderá clicar no título de cada coluna para que as Contas sejam ordenadas de acordo com o campo desejado. Após selecionar a Conta desejada, basta clicar no botão OK. O programa mostrará a conta selecionada de acordo com a figura a seguir:


Figura 6: Manutenção das Fórmulas

  • Antes de salvar a Conta selecionada, o usuário deverá indicar a Operação para o Detalhe da Fórmula, conforme indicado na imagem abaixo. As opções existentes são: Adição (mais), Subtração (menos), Multiplicação (estrela) e Divisão (seleção).


Sempre que o Operador (mais) é selecionado, os lançamentos são somados. A operação de Subtração (menos) irá inverter o sinal do lançamento. Os operadores de Multiplicação (estrela) e Divisão (seleção) fazem as devidas operações de multiplicação e divisão respectivamente.

Figura 7: Manutenção das Fórmulas

  • Dentro da mesma Fórmula, o usuário poderá incluir várias Linhas de Detalhes com Operações distintas.


Figura 8: Manutenção das Fórmulas

  • Consultando o Saldo da Composição da Linha Fórmula
    O usuário poderá consultar o saldo da fórmula para conferência de valores de saldo utilizando o botão  após indicar o período que deseja obter. O resultado é apresentado nos campos conforme tela abaixo.



Figura 9: Manutenção das Fórmulas


Após a inclusão dos detalhes de todas as fórmulas, o usuário já poderá realizar o cadastro do relatório.
O Relatório deve ser montado com todas as contas do Mapa da Montadora que deseja enviar, e através dele é que será gerado os valores para envio via arquivo.

Dica: ¹A Value fornece a planilha “DEPARA”, Plano da revenda x Plano da fábrica. Ficará mais fácil utilizar o próprio código da conta fábrica no código da fórmula, facilitando a montagem do relatório.

² Somente nas contas de resultado são necessárias informar na Fórmula o departamento que estão relacionados a elas.

No caso de um grupo de contas pertencer a vários departamentos diferentes, será necessário criar uma Fórmula para cada departamento. Exemplo: Para a conta 7112- na descrição foi indicado qual o departamento pertence e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo” .

Para a mesma conta que pertence ao departamento de Veículos novos, foi criado a fórmula 71121- e na descrição foi indicado agora o departamento Veículos Novos e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo”.



Desta forma, cada fórmula será referenciada no Relatório a ser montador no próximo passo, e nele poderá ser indicado o “Codigo do departamento” referente a cada centro de custos.


³ Não é indicado informar na montagem da Fórmula o preenchimento do campo “Revenda”.



As Revendas para o qual serão gerados os valores, deverão ser indicadas no módulo “Gerencial” no campo “Revenda para Gravação do Mapa da Fabrica” e não na fórmula.


Menu
Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Relatório

  • Cadastro de Relatórios
    Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:



Figura 10: Criação do Relatório

  • Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:


Figura 11: Criação do Relatório

  • Inserindo um Relatório
    Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para o Relatório, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar o novo Relatório para que seja possível incluir todas as Linhas que vão compor esse relatório.


Note na figura a seguir que a barra de navegação das Linhas do Relatório foi habilitada após a inclusão do novo Relatório:


Figura 12: Criação do Relatório


  • Inserindo as Linhas de um Relatório

Para inserir as linhas, utilizar o botão "+" conforme tela abaixo.

Figura 13: Criação do Relatório


  • Ao inserir Linhas para um Relatório, o usuário terá acesso as opções conforme a seguir:
    Posição da Linha: Indica a posição da linha dentro do relatório. Este número é incrementado automaticamente pelo Linx DMS;
    Fórmula: Selecionar uma fórmula previamente cadastrada para vínculo à Linha. Uma mesma fórmula pode ser reutilizada em outras linhas do mesmo relatório;
    Negrito: Opção para destacar as informações no relatório. Opção indicada para campos totalizadores;
    Conta Mapa Montadora: Conforme destacado na imagem a seguir, este campo indica para qual Conta da Montadora será gravado o valor de Saldo da Linha. Deverão ser utilizados os códigos do Mapa da Montadora, disponibilizados pela própria montadora.


Exemplo abaixo: no Relatório 9005-Relatório AGCO, têm duas linhas, a linha 1 com a fórmula 8001 e a linha 2 com a Fórmula 9104, esta fórmula foi alocada na conta "1122" do mapa da Fábrica, e será transportado o Saldo acumulado. O departamento do centro de custo foi alocado o 1101.

  • Saldo a Transportar: Indica se o Saldo a Transportar para a Conta Mapa Montadora é o Mensal ou o Acumulado do Ano.


    Figura 14: Criação do Relatório
  • Após salvar o Mapeamento Contábil, ele ficará disponível para as demais etapas do processo

No sistema Fábrica, acesse a manutenção para gerar os dados das contas para que sejam, posteriormente, processadas, gerando os dados contábeis.
Menu
Fabrica > AGCO > D-In > Manutenção

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado deve-se clicar em Consultar para dar início ao procedimento.

    Figura 15: Manutenção do D-in
  • Ao informar um período que ainda não foi gerado pelo Gerencial, será exibida a tela conforme abaixo, realizando a carga inicial dos valores.

Figura 16: Manutenção do D-In


Nota: Caso o procedimento não seja executado, não será possível processar os dados na tela de Consulta Gerencial, do sistema Gerencial, retornando a mensagem abaixo:


No sistema Gerencial, tela responsável por gerar os dados contábeis no sistema para utilização, e alimentar os dados do Fábrica.exe para conferência e envio a montadora.
Menu
Consultas > Consulta Gerencial

Telas de Consulta Gerencial

Nessa tela, preencha a Data de Referência e clique na aba Contábil (58), logo após, na sub-aba Relatório Montado e, então, em Relatório, selecione neste campo "RELATÓRIO" montado na etapa anterior. Marque a opção Gera Informações Mapa Fábrica e preencha os parâmetros conforme abaixo:


Figura 17: Consulta Gerencial


Indicar em qual Revenda será gravado o Mapa da Fábrica ao indicar em qual revenda isso deve ocorrer, será nela que poderá ser visualizado os valores gerados para conferência na próxima etapa.
Nota: Opcionalmente, pode-se clicar em Não considerar Lançamento de Encerramento, então, em caixa a abrir ao lado, selecione Histórico Padrão de Encerramento para realizar filtro, excluindo dos cálculos, Lançamentos de Encerramento.
Após preencher os parâmetros, clique em Procurar. Nesse momento, os lançamentos serão exibidos na tela.

Figura 18: Consulta Gerencial

Dica:
¹ Apenas para efeito de conferência, gerar o relatório gerencial de forma consolidada. Esta ação é importante para se verificar se o resultado final está zerado. Esse filtro é efetuado pela AGCO e será apresentado erro no envio, em caso divergente (Como ativo é positivo, passivo e resultado são negativos, o total deve ser zero).

² Para envio dos arquivos, o relatório gerencial (balancete) deve ser gerado de forma individual (sem consolidação), para matriz e cada filial, tendo assinalado o atributo “Gerar Informações Mapa da Fábrica”.


Antes do envio, todas as filiais devem ter seus relatórios individuais gerados.


³ Para geração dos dados das filias, indicar no campo “Revenda para gravação do Mapa da Fabrica” em qual filial deverá ser gravado os dados, e na aba “Filtro de Divisões” no campo “Revenda”, indicar a mesma filial. Desta forma serão considerados somente os valores referidos da filial informada. Essa opção deve ser utilizada somente para geração dos dados das Filias. Para a empresa matriz que é a consolidada, não deve ser informado nada no Filtro de Divisões


Manutenção

De volta ao sistema Fábrica, para acessar os valores para conferência e posterior envio a montadora, acessar:
Menu
Fábrica > AGCO > D-In > Manutenção

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, conforme mesmo período indicado no "Gerencial", deve-se clicar em Consultar para dar início ao procedimento.

    Figura 19: Manutenção do D-in

Informando o período gerado pelo Gerencial, as informações serão dispostas para manutenção;

Figura 20: Seleção de departamento


Figura 21: Seleção da conta nas abas de departamento

Transmissão

Através desta opção, os dados gerados e conferidos nas etapas anteriores, serão enviados à montadora.
Menu
Fábrica > AGCO > D-In > Exporta Arquivo

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, selecionar quais Revendas devem ser consideradas no envio e clicar em Executar para dar início ao procedimento.

Figura 22: Transmissão do arquivo

  • Ao término do envio, a aba Log Execução será exibida, automaticamente, com as informações pertinentes à transmissão realizada.

Dica: Ao exportar as informações D-In no modulo Fábrica, selecionar todas as revendas.

Figura 22: Transmissão do arquivo

Relatórios

Através desta opção, poderá ser realizada a impressão dos dados gerados conforme período selecionado, tendo como base os valores considerados na geração realizada pelo Gerencial.
Menu
Fábrica > AGCO > D-In > Relatório

  • Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado e Consultar, da mesma forma como a tela anterior, os dados estarão disponíveis para geração do relatório.


Figura 23.1: Relatório



Figura 23.2: Seleção de conta nas abas de departamento


  • Os relatórios gerados poderão ser salvos.


Figura 24: Relatório


Dica: É necessário conferir os valores com o gerencial, pois podem ocorrer erros na digitação do depara.

CONTEÚDO DO PACOTE


Nome do arquivoComentário
1Apollo.exe e ApolloClient.exeExecutável do Linx DMS
2Fabrica.exe e FabricaClient.exeExecutável do programa de comunicação com a Fábrica.
3Gerencial.exeExecutável do programa Gerencial
4Geração do D-In – Massey - AGCO.pdfEste documento.
DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos