Sumário

1 Conceito

O Seller Digital através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento integrado das informações do Cadastro Padrão e Seller WEB, utilizando-se também do Cardápio Digital e Apps que contribuem para a melhor experiência do usuário, tornando-a mais fluída e com menos atrito. Foi realizada a implementação do projeto para atender as necessidades da Loja Conceito da BR.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo.
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.



2.1 Cardápios

Visando um maior aproveitamento dos diversos produtos oferecidos e facilitar a comercialização realizada nas Lojas, foi criado o Cardápio Digital.

Quando o Cardápio Digital estiver com o status Publicado, ele será disponibilizado para o franqueado - desde que o sistema Seller WEB esteja integrado ao Seller Digital. Para que o cardápio seja disponibilizado também nos APPs, é necessário que a publicação seja realizada também no Seller WEB.

O cadastro de Cardápio Digital está localizado no menu GESTÃO FRANQUIA > CARDÁPIOS:





Para consultar os cardápios ativos já existentes, no Painel de Consulta, disponível na lateral esquerda da tela, clique no botão <Aplicar>. São listados todos os cardápios ativos existentes. Para visualizar seus dados, clique no botão <Editar cardápio> apresentado à direita do cardápio desejado:






Se desejar visualizar para quais franqueados o cardápio foi ou será disponibilizado, clique no botão <Abrangências Selecionadas>:





Para retornar à tela com os dados base do cardápio, clique no <X> ou no <Voltar>. Para visualizar os produtos que fazem parte do cardápio, em Seções, clique sobre a seção desejada que serão apresentados todos seus dados conforme exemplificado na imagem a seguir:





É possível editar a seção clicando em <>.  Em Seções, é possivel marcar a caixa de seleção Seção Delivery que, quando marcada, habilita o botão <>, cuja função é disponibilizar ou indisponibilizar o produto no delivery.




Após concluir as edições clique em <Concluir> ou <Cancelar> para finalizar o processo.



A seguir veremos como cadastrar cardápios:
Após acessar o menu GESTÃO FRANQUIA > CARDÁPIOS, clique no botão <Novo>:





Informe o nome do cardápio, o período de vigência não é de preenchimento obrigatório, a abrangência também não é obrigatória, mas se não informado, todos estabelecimentos integrados ao Seller Digital receberão e poderão fazer uso desse cardápio.






Na sequência, informe as seções, para isso, clique no botão <Nova>:





Informe o nome da seção; Se for permitido ao franqueado incluir produtos no cardápio, informe a quantidade no campo Quantidade de produtos da loja, caso contrário, mantenha esse campo preenchido com 0 (zero); E informe a estrutura mercadológica das quais o franqueado poderá incluir produtos, caso essa operação seja permitida ao mesmo. Após preencher as informações, clique em <Adicionar>:





É necessário informar os produtos que fazem parte dessa seção, para isso, estando com a seção selecionada, clique no botão <Adicionar>:





Selecione o produto a ser incluído, para isso, informe sua descrição ou parte dela ou informe o código ou parte dele. Serão apresentados todos os produtos cadastrados de acordo com o conteúdo informado para a pesquisa. Clique sobre o produto desejado para selecioná-lo:





Informe a ordem de apresentação do produto no cardápio que deve iniciar em 1, se houver mais produtos, o próximo será ordem 2 e assim sucessivamente. Informe a descrição que deve ser apresentada para o cliente ao visualizar esse produto no cardápio nos APPs. Se desejar complementar a mensagem, informe no campo: Mensagem adicional:





Se houver opções de complementos, informe os produtos que são opções de complemento para esse item do cardápio. Para isso, utilize o botão <Novo>, localizado à direita de Complementos. E se for necessário incluir observações sobre o preparo do produto, realize a inclusão através do botão <Nova> localizado à direita do descritivo: Observações de preparo. Serão apresentadas as telas: Novo complemento e Nova observação. Preencha os campos necessários e salve conforme exemplificado nas imagens a seguir:





Após preencher as informações necessárias e desejadas, clique no botão <Adicionar>. O produto será apresentado conforme as informações configuradas para o mesmo. Caso necessário incluir mais produtos, clique novamente no botão <Adicionar> apresentado à direita do título Produtos conforme exemplificado na imagem a seguir:





Após cadastrar todos os produtos da seção, se necessário incluir uma nova seção, clique no botão <Nova> exibido abaixo do título <Seções>, preencha as informações e inclua os produtos conforme descrito nos passos anteriores. Para concluir o cadastro do cardápio, basta clicar no botão <Concluir> apresentado na parte inferior à direita da tela conforme é possível visualizar na imagem de exemplo abaixo:





2.2 Adicionando Complementos Gratuitos


Visando aprimorar a refeição de acordo com as preferências do consumidor, o Seller Digital disponibiliza para as lojas BR Mania Digital, a oferta de itens complementares gratuitos. Todos os produtos do Cardápio Digital, conforme sua disponibilidade, podem ter complementos e alguns como estratégia de vendas, podem ser selecionados como Complementos gratuitos.

Cada complemento naturalmente possui seu preço individual, e os valores são acrescentados á medida que estes itens são adicionados ao pedido. Para as lojas que possuem a prática de oferecer em seu cardápio Complementos gratuitos, a cobrança somente será efetuada a partir do item que ultrapassa o número definido de Complementos gratuitos.

Para verificar se um produto possui Complementos gratuitos em seu cadastrado, é necessário acessar ao menu Gestão Franquia > Cardápios, logo após selecionar o cardápio desejado e nas Seções, selecionar qual o produto deseja consultar ou incluir Complementos gratuitos, no exemplo abaixo a seção selecionada será HAMBÚRGUERES GOURMET. Serão apresentados todos os produtos disponíveis para esta seção.





É necessário selecionar o produto desejado:





Com o produto selecionado, serão apresentadas todas as informações cadastradas para o produto do cardápio, na guia Complementos, serão listados todos os complementos disponíveis para o produto sua Quantidade miníma disponível para a venda, e sua Quantidade máxima.
No exemplo abaixo, temos o Complemento informado Alface, com Quantidade Miníma = 1 e Quantidade Máxima = 3, não sendo possível a venda quando ultrapassar os valores informados. Já em Complementos gratuitos,  foi preenchida a informação de 2 itens gratuitos, então dentre os complementos disponibilizados, somente dois itens podem ser selecionados como gratuitos, os itens que excederem o limite informado serão cobrados normalmente.




É possível realizar a inclusão de Complementos gratuitos ao cadastrar ao adicionar ou editar um produto da seção do cardápio. Todas as informações serão auditadas e podem ser visualizadas no sistema Seller WEB.


2.3 Publicando Cardápios


Após cadastrar um novo cardápio, para que o mesmo seja disponibilizado para os franqueados, é necessário Publicá-lo. Para isso, com o cardápio selecionado, clique no botão <Publicar>. 





Será solicitada a confirmação da publicação, para continuar, clique no botão <Publicar>, se desistir da operação, cliquem em <Cancelar>. 





Uma vez publicado, o cardápio será disponibilizado para os franqueados, isto é, será enviado para o Seller WEB dos estabelecimentos integrados ao Seller Digital.





No Seller WEB, é possível que o franqueado realize a configuração necessária para que sejam diferenciados, os itens do pedido que exigem sinalização de início e fim de preparo no KDS, dos itens industrializados que não devem exigir esta sinalização de preparo. Classificar e interpretar itens de pedidos realizados através do Cardápio Digital nos aplicativos do Consumidor, Loja e Atendente, identificando (de acordo com as configurações da loja) se estes itens devem exigir etapas de preparo no KDS.


  • Sem rótulos