No POS é possível realizar a venda de produtos adquiridos por consignação utilizando uma CFOP diferente da padrão usada na venda, ou seja, utilizando a CFOP que indique que o produto que está sendo vendido foi recebido anteriormente através de uma consignação, como é o caso da CFOP 5115.

O que configurar?

Para configurar essa funcionalidade é necessário acessar o Microvix ERP e realizar a seguinte parametrização:

  •  Acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, no grupo Nota Fiscal defina qual CFOP será utilizada no parâmetro CFOP para venda de mercadoria recebida anteriormente por consignação. Este parâmetro é gravado por empresa.

    Configuração da CFOP


A rotina para a Venda de Mercadoria Adquirida em Consignação utiliza o mesmo fluxo de Venda Direta, o que irá mudar é apenas a CFOP dos produtos que são consignados. Para tanto, se o produto que está sendo vendido foi comprado pela loja, ele será vendido com a CFOP de venda normal. Porém, se o produto que está sendo vendido foi recebido via consignação, então ele será vendido com a CFOP configurada no parâmetro indicado anteriormente.

Como o sistema identifica se o produto que está sendo vendido foi comprado ou consignado

Através da CFOP de entrada do produto. Isso porque o produto comprado vai ter uma CFOP, e o produto consignado vai ter outra, que deve ser a 1/2.917 - Entrada de mercadoria recebida em consignação mercantil ou industrial.

Portanto, o sistema sempre vai priorizar a venda dos produtos comprados, e somente depois que não existir mais produtos comprados em estoque, ele começará a vender os produtos adquiridos via consignação.


Nota

Para que o sistema consiga identificar corretamente a quantidade que existe em estoque para os produtos comprados e consignados é imprescindível que não haja furo no estoque. Ou seja, o produto não pode estar com saldo zero ou negativo. Caso isso aconteça, por padrão o produto será vendido com a CFOP de venda normal.

  • Sem rótulos