Os código de erros 14, 15, 30 e 31 ocorrem por falha de comunicação com o PIN Pad.


Para solucionar o problema, deve-se verificar os itens abaixo:

  • Verifique se PIN Pad está conectado e ligado na fonte de energia;
  • Desconecte o PIN Pad e conecte o novamente na fonte de energia ou porta USB do computador.
  • Reiniciar o computador (PDV) no qual o PIN Pad está conectado.
  • Caso o PIN Pad seja USB, deve-se verificar se o driver do equipamento foi instalado corretamente.


Em caso de duvidas, entre em contato com o suporte através dos Telefones Oficiais de Contato ou via Chat no Portal do Cliente.



4 Comentários

  1. Anônimo

    estou sem comunicação com o tef


    1. Usuário desconhecido (lucas.maciel)

      Tente desconectar o PIN Pad e conecta-lo novamente. Esse procedimento deve restabelecer a comunicação com o dispositivo. Uma prevenção para esse tipo de problema é realizar a desativação da suspensão de energia nas portas USB's, para isso abaixo segue como realizar o procedimento:

      Acessar Painel de Controle > Opções de Energia . Alterar Configurações do Plano (Do que estiver em uso) > Configurações USB > Configuração: Marcar Desabilitado.


  2. Anônimo

    Boa tarde,


    No meu caso depois de tirar e conectar o USB novamente, o computador apresenta mensagem de que não vou possivel instalar o dispositivo e pede para incluir o driver manualmente.

    Teria algum link para baixar o driver?


    Obrigada

    1. Anônimo

      Encontrei o driver na publicação abaixo:


      Identificando o Pinpad