ASSUNTO

Parametrização Integração Portal de Clientes - MBB

Produto

Linx DMS

Menu

Fábrica MBB > Parâmetros

Data

  

Autor

Área

Oficina


FINALIDADE

Esse manual consiste em como parametrizar a integração do Linx DMS com o Portal de Clientes – MBB, enviando as Ordens de Serviços (Frotistas), para serem consultadas pelo próprio cliente. Essas OS serão enviadas automaticamente para o Portal, a cada passo que ocorrer na OS (abertura, apontamento, pausa, finalização, encerramento e cancelamento)

ABRANGÊNCIA

Exclusivo para clientes MBB

APLICAÇÃO

Parâmetros:

Menu: Fábrica MBB > Parâmetros

Aba Portal de Clientes:

Campo

Definição

Utiliza Portal de Clientes

Marcar em todas as revendas que precisam enviar as OS

URL da API

URL da API Portal de Clientes

Intervalo

Informar o intervalo (em minutos) para o envio das informações. Exemplo: se informar 5 minutos, a cada 5 minutos o “robô” enviará as informações para o Portal. Esse parâmetro é único para todas as revendas que utilizam essa integração.

Tipo de Serviços (CIT)

Caso a revenda desejar filtrar as OS com determinados Tipos de Serviços (CIT), é necessário informar os CITs nesse campo. Se deixar em branco, serão enviadas todas as OS de todos os CITs.

Categorias de Clientes

É obrigatório informar pelo menos uma categoria de cliente, para o envio das OS.

Data Inicial

Informar a data inicial de utilização do Portal de Clientes. Essa data serve para enviar as OS encerradas ou canceladas, somente após essa data inicial.

Gravar Log

Gravar log da integração com o Portal de Clientes? Marcar essa opção caso deseja acompanhar e registrar todo o histórico de comunicação com a API. Essa opção pode ser marcada/desmarcada em qualquer momento.
Obs.: quando marcada, o desempenho da rotina pode ser afetado.


Log de Comunicação:

Quando a opção “Gravar Log da integração com o Portal de Clientes?” estiver marcada, será possível consultar os logs em tela. Acesse o menu Fábrica MBB > Oficina > Log Portal de Clientes.


Portal de Clientes MBB:

No Portal de Clientes, o frotista recebera um usuário e senha para acesso e acompanhamento das OS enviadas



Robô de integração:

O robô está configurado no Linx DMS (c#), para ser executado a cada intervalo parametrizado na tela de parâmetros.

A cada intervalo, o robô busca as OS abertas, encerradas e canceladas, conforme filtros de Tipo de Serviço (se houver), Categoria de Cliente e Data Início. Busca também as informações do cadastro do cliente, do caminhão e os detalhes de cada CIT .


Status enviados ao Portal:

  • Ao identificar a OS aberta, com os CITs já inseridos, enviará ao Portal como “OS Criada”
  • Ao identificar que algum serviço foi iniciado, enviará ao Portal como “Caminhão em serviço na oficina”
  • Ao identificar que os serviços estão pausados, enviará ao Portal como “Serviço pausado”
  • Ao identificar que todos os serviços foram concluídos, enviará ao Portal como “Em preparação para liberação”
  • Ao identificar que a OS foi encerrada/faturada, enviará ao Portal como “Caminhão liberado”
  • Ao identificar que a OS foi cancelada ou algum CIT cancelado/excluído, enviará ao Portal como “OS cancelada”


Segurança:

Para envio das informações ao Portal de Clientes, a MBB fornece um "token" para autenticação para a comunicação. Esse "token" não está visível em tela, e deve ser gravado via banco de dados, para todas as revendas que utilizam o Portal de Clientes:

  • Tabela: MBB_PARAMETRO
  • Coluna: TOKEN_PORTAL_CLIENTES

Exemplo:


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.