1. Conceito
A Curva ABC na logística é empregada no controle de estoque para classificar e identificar a quantidade dos produtos e quais deles mais contribuem no faturamento ou que têm maior fluxo de movimentação. Alguns produtos são mais importantes que outros e, por isso, precisam de maior atenção.
Para adotar a curva ABC na gestão de estoque, deve-se classificar os produtos em três categorias.
- Classe A: 20% dos produtos referem-se a 80% do valor do estoque;
- Classe B: 30% dos produtos referem-se a 15% do valor do estoque;
- Classe C: 50% dos produtos referem-se a 5% do valor do estoque.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
Para acessar a posição de estoque é necessário que o usuário tenha acesso ao menu de Matriz no Retaguarda.
3. Relatório Posição de Estoque
3.1 Acesso e Aplicação
- Para isso, acessar no Retaguarda o menu MATRIZ -> CURVA ABC - COMPARATIVO;
- Selecione os campos desejados contidos no quadrante "Filtros";
- Visualização: Parâmetros visualização do relatório.
- Exibir:
- Detalhes;
- Totalizadores;
- Fórmulas;
- Curca ABC:
- Valor;
- Margem.
- Exibir:
- Filtros: Parâmetros de tempo para pesquisa e geração do relatório.
- Período por:
- Data;
- Dia Fiscal;
- Tipo de Período:
- Personalizado:
- Data e Hora Inicio;
- Data e Hora Fim;
- Predefinido:
- Hoje
- Ontem
- Esta Semana
- Este Mês
- Mês Passado
- Trimestre
- Semestre
- Personalizado:
- Agrupador de Estabelecimentos: Exibe todos os Estabelecimentos que pertencem a uma Empresa para seleção que serão exibidas no relatório. Por padrão o sistema trás todas selecionadas. Para desmarcar clicar no ();
- Agrupador Produtos: Caso contenham agrupadores de produtos criados nos Estabelecimentos os mesmos serão exibidos pela seleção. Caso não contenha ou nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
- Estrutura Mercadológica: Exibe a estrutura mercadológica/almoxarifado para seleção. Para selecionar clique ou expanda os agrupadores () (). Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
- Setor: Exibe os setores disponíveis na estrutura dos Estabelecimentos. Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
- Fornecedor: Exibe os Fornecedores cadastrados nas bases dos Estabelecimentos. Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
- Período por:
- Parâmetros: Ajuste dos percentual que deseja ser aplicado na classificação dos produtos tipo A, B e C;
- Visualização: Parâmetros visualização do relatório.
- Comparativo: Parâmetros para comparação de a nível de totalizadores por produtos ou classes:
- Tipo de Período:
- Personalizado:
- Data e Hora Inicio;
- Data e Hora Fim;
- Predefinido:
- Hoje
- Ontem
- Esta Semana
- Este Mês
- Mês Passado
- Trimestre
- Semestre
- Tipo de Comparativo:
- por Classes
- por Produtos
- Classes:
- A - B - C
- Exibir:
- Detalhes
- Gráficos
- Fórmulas
- Tipo de Gráfico:
- Barras;
- Linhas.
- Tipo de Período:
- Comparativo: Parâmetros para comparação de a nível de totalizadores por produtos ou classes: