ASSUNTO

Este módulo mostrará como funcionará o fluxo de integração do LinxDMS x DOME.

Produto

LinxDMS

Menu

Configurações → Cadastros → Empresas e Revendas

Data

Autor

Brian Alves Pereira

Área

P&D


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de apresentar a ativação da integração entre o produto LinxDMS x DOME.

ABRANGÊNCIA

Destina-se aos clientes do produto LinxDMS que realizaram a aquisição do produto DOME. Para conhecer e entender melhor esse projeto (DOME), acesse a página no Linx Share do mesmo: Dome - Linx bridge - P&D - Linx Share.

APLICAÇÃO

1.0 - Parametrização

Configuração → Cadastros → Empresas e Revendas. Na nova janela a ser apresentada, navegue pelos menus NF-e → Dome, conforme a imagem abaixo:
























Selecione o ambiente a ser utilizado e depois clique no botão "ATIVAR". Será apresentada uma mensagem que o mesmo foi ativado com sucesso (imagem abaixo). A partir deste momento a integração ocorrerá normalmente de forma automática para a maioria das operações.

OBS: As operações automáticas e manuais serão citadas mais abaixo.


2.0 - atualizar certificado na plataforma do dome

Para atualizar o certificado digital na plataforma do DOME, basta acessar o menu Configuração → Cadastros → Empresas e Revendas, e será aberta uma nova janela. Nesta nova janela acesse as guias NF-e → Dome. Agora basta apenas clicar sobre o botão "Atualizar certificado". Caso ocorra sucesso e o certificado não esteja expirado ou com senha inválida, será retorna uma mensagem de Sucesso. Do contrário, será exibido um erro.

OBS: Para atualizar o certificado digital no portal do DOME, primeiro, deve alterar o mesmo em Configuração → Cadastros → Empresas e Revendas, e será aberta uma nova janela. Nesta nova janela acesse as guias NF-e → Configuração de Acesso. Este procedimento é padrão para os clientes do produto LinxDMS.


3.0 - Processos Automatizados

  • 3.1 - Consultas de NF-e de fornecedores / terceiros

Antes da ativação da integração com o DOME, o LinxDMS consultava notas de terceiros / fornecedores diretamente com os serviços da SEFAZ. Agora não passará mais pela SEFAZ, e sim fará a busca pelo DOME. Quem fará a buscas se existem documentos eletrônicos emitidos para o CNPJ da empresa / revenda será o DOME.


A cada uma hora (ou o tempo que o robô/serviço do LinxDMS estiver configurado) o serviço do LinxDMS que é executado em background junto com os serviços do Windows, fará uma consulta na base de dados do DOME, passando o CNPJ das empresas e revendas que estão com a integração LinxDMS x DOME ativas. Caso exista NF-e no banco de dados do DOME, será retornado uma lista de notas para o serviço do LinxDMS. Essa lista poderá ser vazia, ou seja, não foram encontradas documentos eletrônicos, ou poderá conter uma única NF-e ou várias NF-e's.

OBS: Quando for a primeira consulta após a ativação, o DOME retornará todas as notas que encontram-se na base de dados do mesmo. Em futuras novas consultas do serviço do LinxDMS, o DOME não retornará mais as notas enviadas anteriormente.


Após serem retornados as NF-e(s) para o LinxDMS, o processo de entrada das notas será da mesma forma como antes, ou seja, poderá ser feito pelo menu Faturamento → Notas Fiscais → Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas. Poderá selecionar a mesma escolher a opção que deseja efetivar a entrada da mesma.


As notas de fornecedores / terceiros podem também serem visualizadas no portal do DOME dentro do contexto de "COMPRAS", conforme imagem abaixo:



  • 3.2 - Consultas de CT-e's de fornecedores / terceiros

Antes da ativação da integração com o DOME, o LinxDMS consultava notas de terceiros / fornecedores diretamente com os serviços da SEFAZ. Agora não passará mais pela SEFAZ, e sim fará a busca pelo DOME. Quem fará a buscas se existem documentos eletrônicos emitidos para o CNPJ da empresa / revenda será o DOME.


A cada uma hora (ou o tempo que o robô/serviço do LinxDMS estiver configurado) o serviço do LinxDMS que é executado em background junto com os serviços do Windows, fará uma consulta na base de dados do DOME, passando o CNPJ das empresas e revendas que estão com a integração LinxDMS x DOME ativas. Caso exista CT-e no banco de dados do DOME, será retornado uma lista de notas para o serviço do LinxDMS. Essa lista poderá ser vazia, ou seja, não foram encontradas documentos eletrônicos, ou poderá conter uma única CT-e ou várias CT-e's.

OBS: Quando for a primeira consulta após a ativação, o DOME retornará todas as notas que encontram-se na base de dados do mesmo. Em futuras novas consultas o DOME não retornará mais as notas enviadas anteriormente.


Após serem retornados as CT-e(s) para o LinxDMS, o processo de entrada das notas será da mesma forma como antes, ou seja, poderá ser feito pelo menu Faturamento → Notas Fiscais → Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas. Poderá selecionar a mesma escolher a opção que deseja efetivar a entrada da mesma.

OBS: As CT-e(s) de fornecedores / terceiros podem também serem visualizadas no portal do DOME dentro do contexto de "COMPRAS", bastando apenas trocar o filtra para CT-e.


  • 3.3 - Envio de NF-e's emitidas autorizadas (saídas e entradas)

O processo com a integração com a SEFAZ continuará sem nenhuma alteração. A mudança é que após o retorno de autorização da NF-e a mesma será enviada ao DOME para geração de insight's tributários e vacinas e entre outras funcionalidades que o DOME possui.


Para melhor entendimento sobre o que é insight's tributários e vacinas, acesse a documentação do DOME mencionada em "Abrangência" no início desta documentação. Esse envio das notas ao DOME será feito também a cada uma hora (ou conforme a parametrização do tempo de execução do serviço / robô do LinxDMS). Essas notas enviadas ao DOME poderão ser consultadas no portal do mesmo. O link para acesso ao portal encontra-se na página do Linx Share do DOME (no tópico "Abrangência" desta página).


As notas e seus eventos poderão ser visualizados no portal do DOME dentro do contexto de "VENDAS", conforme imagem abaixo:

OBS: Atualmente o LinxDMS não envia notas rejeitadas, pois os clientes do produto LinxDMS possuem o hábito de ajustar as notas e reenviar as mesmas ou inutilizam. As notas em contingência também não estão sendo enviadas no momento, mas serão sim enviadas. Assim que implementado essa documentação será ajustada.


  • 3.4 - Envio de eventos das NF-e's emitidas (cancelada, inutilizada e denegada)

O processo com a integração com a SEFAZ continuará sem nenhuma alteração. A mudança é que após o retorno com protocolo de autorização do evento vinculado à NF-e a mesma será enviada ao DOME para geração de insight's tributários e vacinas e entre outras funcionalidades que o DOME possui.


Para melhor entendimento sobre o que é insight's tributários e vacinas, acesse a documentação do DOME mencionada em "Abrangência" no início desta documentação. Esse envio dos eventos das notas ao DOME será feito também a cada uma hora (ou conforme a parametrização do tempo de execução do serviço / robô do LinxDMS). Esses eventos das notas enviadas ao DOME poderão ser consultadas no portal do mesmo. O link para acesso ao portal encontra-se na página do Linx Share do DOME (no tópico "Abrangência" desta página).

OBS: Os eventos das notas podem ser visualizados da mesma forma que as notas, mesmo processo do item acima.


4.0 - Processos Manuais

  • 4.1 - Ativação da integração entre os produtos LinxDMS x DOME

Já explicado no tópico 1.0.


  • 4.2 - Atualização do certificado digital

Já explicado no tópico 2.0.


  • 4.3 - Envio de Manifestação das NF-e's e CT-e's

Antes da ativação da integração com o DOME, esses documentos eram consultados pelo LinxDMS diretamente pela SEFAZ (com exceção do CT-e no qual não havia essa implementação). Agora a consulta é feita no DOME e o DOME que busca essas informações com a SEFAZ. O envio da manifestação da NF-e / CT-e antes era enviado diretamente para a SEFAZ. Agora o evento é enviado para o DOME e o DOME se encarrega de enviar para a SEFAZ.


A utilização desta tela ainda é exatamente a mesma, a forma como se busca por chave, enviamos a manifestação e como efetivamos as notas. A principal diferença está no background, ou seja, por onde a comunicação é realizada. Nesta tela existe uma nova coluna chamada "DOME". Caso a integração com o DOME esteja ativa, ao enviar a manifestação, sejam elas Operação Não Realizada, Desconhecimento da Operação, Confirmação da Operação e Ciência da Operação, será atualizada essa coluna.

OBS: O DOME sempre fará a Ciência da Operação após feito o download do XML da SEFAZ. Então não há necessidade de realizar a Ciência da Operação novamente.



Após efetivar a entrada da NF-e e/ou da CT-e, essa mesma nota será enviada novamente ao DOME, atualizando algumas informações como CFOP, NCM, Valores de ICMS e entre outros, para que o DOME a partir disto, possa gerar novos insight's tributários, vacinas e entre outras funcionalidades bem interessantes que o DOME possui.


  • 4.4 - Consulta manual de uma NF-e e/ou CT-e na base de dados do DOME

Será implementado um botão para que seja possível buscar por uma NF-e e/ou CT-e específica na base de dados do DOME. Essa funcionalidade permite o usuário buscar por uma nota que já veio anteriormente, mas por algum motivo a requisição após o retorno do DOME teve erro. Assim o DOME entende que já lhe enviou as notas disponíveis e as marcas como já enviadas. Então em futuras requisições automáticas as mesmas não são enviadas novamente. E essa funcionalidade de consulta individual permitirá retornar a nota que já foi marcada como enviada pelo DOME.

OBS: Quando essa funcionalidade for implementada, será informado o local onde será possível utilizar a mesma.


5.0 - LOGS

5.1 - Todos os logs gerados ficarão armazenados no diretório "C:\temp". São os seguintes logs:

    • LinxDMSNfe_YYYYMMDD.log: Log da DLL do LinxDMS sobre conexão com DOME.
    • LogDFeMonitor.txt: Log do robô do LinxDMS que contempla alguns ajustes para evidenciar os retorno de NF-e e CT-e do DOME.
    • YYYY: Ano
    • MM: Mês
    • DD: Dia
DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o suporte Automotivo de POA (LinxDMS).