Assunto

Conciliação Estoque Peças x Contabilidade(Razão Contábil)

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Peças>Inventário>Listagens>Inventário de Itens

Data

 

Autor

Área

Suporte DMS


Finalidade

Esta página tem por finalidade auxiliar na conciliação da contabilidade com o Estoque de Peças.


Procedimentos

Quando a concessionária tem por padrão conciliar a conta de estoque de peças com o Inventário de Itens existem alguns relatórios que podem ser utilizados para fazer esta conciliação: Razão Contábil, Inventário de Itens e Composição Diária do Estoque.

Além de comparar o saldo do Razão Contábil com o saldo do Inventário de Itens (valor), também podemos comparar com o relatório <Composição Diária do Estoque> para realizar uma conferência mais detalhada. O relatório composição diária do estoque pode ser gerado por dia (mostrando os saldos do dia) e por nota fiscal (detalhando os valores de cada nota).

Aplicação


1. Para comparar o saldo do estoque de peças (Inventário) com o saldo da conta de estoque (contabilidade) é necessário gerar o Inventário de Itens e Razão Contábil conforme segue abaixo:

Neste exemplo vamos demonstrar como fazer a verificação de saldos de datas passadas.

a. Acessar o menu Peças>Inventário>Listagens>Inventário de Itens, marcar a opção “Inventário de Datas Passadas” e no campo <Data para Seleção> informar o primeiro dia do mês seguinte ao mês que se deseja saber o saldo anterior, conforme exemplo abaixo:

Verifique o saldo final gerado no relatório de Inventário.

No exemplo acima teremos o saldo inicial do mês de março. Ou seja, o saldo final do dia 28/02/2017 e inicial do dia 01/03/2017.

b. Acesse o menu Relatórios>Contabilidade>Razão e informe o período a ser gerado e a conta de estoque, conforme exemplo abaixo:

Como neste exemplo precisamos saber o saldo final do mês de fevereiro precisamos informar o período do mês de fevereiro ou podemos informar somente o último dia do mês.

Verifique se o saldo final do Razão do dia 28/02/2017 é o mesmo saldo do inventário de datas passadas gerado no dia 01/03/2017.

Para que a conta de estoque esteja de acordo com o inventário de itens estes saldos devem ser iguais.

2. Neste exemplo vamos supor que gerando o relatório do razão de 28/02/2017 e o inventário de datas passadas no dia 01/03/2017 ambos os saldos não estão iguais.Para sabermos desde quando ocorre a diferença, precisamos realizar a mesma conferência no mês anterior.

Desta forma, vamos gerar o o inventário de datas passadas no dia 01/02/2017:

E razão contábil para saber o saldo final no dia 31/01/2017 e comparar (ambos os saldos tem que estar iguais):

Neste exemplo o saldo final de janeiro do Razão é o mesmo saldo inicial de fevereiro do inventário, ou seja a diferença está no decorrer do mês de fevereiro.

Execute o Atualiza Saldos (Peças>Gerenciamento do Estoque>Apuração de Qtd. e Saldos do Estoque) para todo estoque, no mês de fevereiro até o mês atual e verifique se ainda ocorre a diferença.

a. Permanecendo a diferença, para verificar em qual dia está a diferença precisamos utilizar o relatório de Composição Diária do Estoque que fica no menu Relatórios>Peças>Composição Diária do Estoque. Marcando a opção<Imprimir Somente Resumo> e fazendo a geração conforme os filtros abaixo:

Verifique que gerando o relatório conforme as telas de filtro abaixo o sistema imprime no relatório a movimentação diária de notas de entrada e saída do estoque.

Então através do relatório de composição diária de estoque podemos realizar a conferência diária da conta de estoque.

b. Neste exemplo sabemos que a diferença começou no mês de fevereiro, e já temos os saldos diários do estoque através da composição diária. Podemos então gerar o razão no dia 01/02/2017 e verificar se o saldo final do razão neste dia é o mesmo saldo final do relatório de composição diária do estoque:

Verifique que o saldo final do Razão contábil é o mesmo saldo da composição diária do estoque no dia 01/02/2017.

Esta geração deve ser feita diariamente, até encontrar em qual dia está a diferença.

Verifique que neste exemplo, no dia 07/02/2017 o saldo final do Razão e o saldo Final da composição diário do estoque não são os mesmos, ou seja, a primeira diferença encontramos no dia 07 do mês de fevereiro:

c. Agora para saber em qual nota está a diferença deve-se gerar o Razão contábil no dia da diferença e o relatório de composição diária do estoque, desmarcando a opção<Imprimir Somente Resumo> conforme o filtro abaixo:


Desta forma o sistema gera o relatório apresentando o número de cada nota fiscal e seu respectivo item.

Na imagem acima, estamos demonstrando uma nota fiscal que os valores da composição e da contabilidade estão OK. Na composição os valores apresentados serão por item e no Razão separados por débitos e créditos conforme a referência cruzada.

Com estas informações, podemos continuar a verificação nota por nota, até encontrar qual é a nota fiscal que está causando a diferença e após isso realizar os devidos acertos.