Assunto

Cálculo Classificação A, B, C e D das peças, utilizando o modelo de frequência com pontuação Móvel.

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Peças> Cadastros> Modelos de Frequência

Data

 

Autor

Área

Suporte DMS


Finalidade

Esta página tem a finalidade de demostrar o cálculo efetuado pelo sistema para classificar a peça em A, B, C ou D utilizando o modelo de frequência com pontuação móvel.

Abrangencia

Esta página é destinada às concessionárias que desejam saber como é realizada a classificação dos itens em A, B, C ou D utilizando o modelo de frequência com pontuação móvel.


Aplicação
  • Em Peças> Cadastros> Modelos de Frequência, no campo Meses o sistema sempre considerará a pontuação do primeiro campo (que está marcado em azul na imagem desse exemplo) como sendo a pontuação a ser considerada no mês anterior, e assim sucessivamente:
  • Compara essa configuração com a demanda dos 6 meses anteriores (nesse exemplo), pois os demais meses estão com pontuação zerada na tela de configuração do Modelo de Frequência.
  • Verifica somente se houve venda em cada mês (independente da quantidade vendida), e se houver contará a pontuação daquele mês.
  • Aplica o resultado da pontuação atingida pelo item à, configuração do campo "Valor para Classificação", da seguinte forma:

1. Pontuação maior ou igual a A, será classificado como A;

2. Pontuação maior ou igual a B e menor que A, será classificado como B;

3. Pontuação maior ou igual a C e menor que B, será classificado como C;

4. Se a pontuação for menor que a pontuação definida no campo C, o item será classificado como D;

A classificação é calculada ao realizar a Classificação por Frequência e Valor, através do menu Peças> Gerenciamento do Estoque> Planejamento> Classificação por Frequência e Valor, com a opção Apenas valores para ordem de compra desmarcada.


Segue um exemplo prático do processo.

Verificações para classificar o item como C no mês 4:

  • Nos meses 3 e 2 não houve demanda para esse item, portanto a pontuação nesses meses foi zero;
  • No mês 1, 12, 11 e 10 houve demanda portanto o sistema aplicou a seguinte pontuação:

0 + 0 + 4 + 3 + 2 + 1 = 10 pontos

Em seguida o sistema verifica em qual Valor para Classificação o resultado se enquadra. Nesse exemplo, foi classificado como C pois o resultado estava entre 7 e 11.