Roteiro para realização de teste de conexão ao WebService do PPSo da bandeira VW

Produto

Bravos

Menu

Fábrica VW> Parâmetros

Data

24/10/2017

Autor

Área

DMS - Suporte



Sumário



Finalidade


Esta página tem por finalidade instruir na realização do teste de conexão do PPSo, e na análise dos resultados do teste.


Abrangência


Esse processo é destinado às concessionárias da bandeira VW que estão implantando o PPSo.


Pré-requisito

Para realizar o teste de conexão descrito nessa página, o pré-requisito é que tenha sido realizado com sucesso a configuração/instalação do PPSo, conforme consta no Manual PPSO.


Procedimentos


  1. Execute o FabricaVW

  2. Acesse o menu Fabrica VW> Parâmetros, aba PPS

  3. Após ter todos os campos desta tela preenchidos corretamente e clicado em Aplicar, clicar no botão Teste:

4. Neste momento será realizado um teste de comunicação, com o retorno do teste. Ao final do teste, será exibido o retorno em uma nova tela.

  • Abaixo a tela de exemplo com o retorno OK. Repare que vem um padrão xml definido e alinhado. (arquivo Temp152219.xml)

  • Abaixo exemplo de tela de retorno de erro do certificado. Repare como as informações não vem alinhadas e chega a ser difícil a identificação do problema. Isso ocorre porque o PPSo, em caso de erro de acesso negado ao certificado, retorna um erro em html e não em xml. (arquivo Temp151725.txt)

 

Dicas

Como informado acima, este retorno pode vir em um formato diferente de xml (não temos controle sobre isso, pois este retorno é do PPSo), e normalmente quando ocorre algum erro, o PPSo devolve a resposta em html. 

Quando estes passos são feitos, o FabricaVW.exe automaticamente grava o retorno em um arquivo, diretamente na pasta onde está o FabricaVW.exe. Este arquivo segue o padrão de nomenclatura TempHHMMSS.*>, onde HH é a hora, MM minuto e SS segundo em que o teste foi realizado. A extensão pode variar de acordo com o retorno.

Segue a regra para a gravação da extensão:

Arquivo.xml - O FabricaVW sempre tenta primeiro salvar em xml, se não conseguir, aí passa para a segunda opção (nos casos do formato retornado não ser um xml, o FabricaVW não conseguirá salvar em xml).

Arquivo.txt – Caso o FabricaVW não consiga salvar em xml, salvará em txt.

 

Para entender melhor o retorno de erro, basta editar o arquivo Temp151725.txt e procurar por Access forbidden. Este é só um exemplo de erro de acesso negado, caso retorne outro erro, a mensagem será diferente. Por via de regra, este arquivo Temp151725.txt é o que precisa ser enviado para o time responsável pelos acessos ao PPSo.

Este arquivo é a prova que o acesso ao WebService do PPSo não está funcionando.

Informações Adicionais


Caso seja necessário efetuar um teste externo ao sistema Bravos, pode-se seguir o seguinte roteiro: [PPSo] Teste de retorno via SOAP


Dúvidas


Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte através do telefone +55 (51) 2101-9944, de acordo com o seu sistema DMS, ou através do site help.linx.com.br.