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ASSUNTO

Este módulo mostrará como funcionará o fluxo de integração do LinxDMS x EL Sistemas para o grupo de clientes INGA.

Produto

LinxDMS

Menu

Configurações → Cadastros → Empresas e Revendas

Data

 

Autor

Brian Alves Pereira

Área

P&D


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de apresentar a ativação da integração entre o produto LinxDMS x EL Sistemas.

ABRANGÊNCIA

Destina-se aos clientes do produto LinxDMS que pertencem ao grupo INGA.

APLICAÇÃO

Restrições:

    • Não será gerado nenhum relatório para grãos pelo LinxDMS (ficará por conta da EL);
    • Não será feito o controle de estoque para grãos no LinxDMS (responsabilidade da EL);
    • Não serão emitidas notas ou documentos/eventos que sejam vinculadas as notas de grão pelo LinxDMS;
    • As notas de grãos só serão emitidas no sistema da EL;
    • Não serão importadas notas de serviços da EL Sistemas (não foi especificado ou solicitado pela INGA); e
    • O cancelamento / inutilização de notas emitidas pela EL será realizado somente no próprio sistema da EL.
    • As notas de grãos emitidas pela EL Sistemas só permitirá apenas um único item por nota;
    • Todo XML terá tags complementares, passando dados como condição de pagamento, usuário, tipo transação, estoque atual, valor do estoque e custo médio, para que possamos atualizarmos nossa base de dados (LinxDMS);
    • O cliente INGA usará apenas uma forma de pagamento em notas de grãos emitidas pela sistema EL;

Premissas:

    • O serviços é executado a cada 5 minutos no ambiente do cliente;
    • Após inutilizar / cancelar uma NF no sistema da EL, a mesma irá disponibilizarão novo XML para que possamos atualizarmos o produto LinxDMS em nossa base de dados (importaremos esses XML's);
    • Na contabilização das notas importadas da EL, os títulos/faturas no LinxDMS serão o mesmo do XML nas tags <fat>, ou seja, é o próprio numero da nota fiscal emitida pela EL;
    • As notas emitidas pelo próprio LinxDMS (peças/veículos/serviços) existem parâmetros no LinxDMS para que a fatura também seja o próprio número da NF (isso deve ser definido junto a equipe de implantação);
    • O registro M do SPED Contribuições será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • O registro 1100 e 1005 do SPED Fiscal será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • Deve ser criado no LinxDMS um departamento como GRAO, para facilitar consulta de notas, relatórios e outros no LinxDMS;
    • Deve ser criar uma categoria específica para os itens do tipo cereais, para fácil identificação no sistema;

Pré-requisitos:

    • Como o LinxDMS é executado pelo IIS do Windows, é necessário que os diretórios definidos no item "1.2" estejam com permissão de leitura/escrita ou permissão total do Windows. Além disso, como configuração adicional, inclua os seguintes usuários nos diretórios definidos:
    • Se for um diretório compartilhado em rede, deve ser configurados para ser acessível para todos, e que tenha permissão de leitura/escrita.

      OBS 1: O IIS não é de responsabilidade da Linx, ele é desenvolvido e mantido pela Microsoft, e sua instalação/configuração é de responsabilidade da T.I da empresa do cliente.
      OBS 2: Após atualizar o LinxDMS para conter essas implementações desta documentação, aconselhamos PARAR o IIS do sistema operacional e depois INICIAR o mesmo novamente.

1.0 - Parametrização

1.1 - Para a ativação de integração entre o LinxDMS com a EL Sistemas, deverá ser feito via comando SQL pela equipe de implantação ou suporte. Favor, registrar atendimento junto aos mesmos.


1.2 - Acesse o Apollo, e vá até os menus “Configuração -> Cadastros -> Empresas e Revendas”. Será aberta uma nova janela, então navegue pelos novos menus “NF-e -> Integração EL”.


  1. Preencha todos os campos de diretórios (obrigatório). Os diretórios devem existir fisicamente;
  2. Informe o formulário para a NF-e de grãos (obrigatório);

OBS: Esse formulário pode ser o mesmo para peças, veículos ou qualquer outro formulário do sistema. Os dados dos formulários devem existir previamente em "Configuração → Cadastros → Layout e Formulários".

1.3 Este item é fundamental para o processo, pois sem ele estar parametrizado o fluxo de importação de nota não ocorrerá também.

A implantação deverá mapear as seguintes informações que cliente utilizará para notas de grãos no LinxDMS, são elas: departamento (se for o caso, criar um departamento exclusivo para grãos), condição de pagamento, banco, usuário que ficará por conta desse processo, marca, grupo, grupo de desconto, categoria (se for o caso, criar uma categoria exclusiva para grãos) e tipo da transação. Uma vez mapeados, devem ser inseridos através da tela "Configuração → Cadastros → Parâmetros de Integração EL Sistemas" através do LinxDMS Web. Exemplo da tela abaixo:

Essa tabela é muito importante estar parametrizada, pois os XML’s só serão importados automaticamente pelo LinxDMS (sem intervenção nenhuma do usuário) se existirem valores cadastros na mesma. Do contrário os XML’s não serão consumidos, pois o serviço não saberá qual departamento, banco, marca, usuário e entre outras informações que ele precisa para alimentar as tabelas de notas e de itens.

Os campos que tiverem a sigla "EL" são dados que devem ser os mesmos do sistema da EL (que vão estar no XML nas tags complementares dentro de <infAdic>), não são dados próprios do LinxDMS, por exemplo, suponhamos que no sistema EL o usuário não seja por código interno, e sim por nome de login ao entrar no sistema (fulano.el). Então no campo "Usuário EL" deverá informar "fulano.el" e assim para os demais campos com a sigla "EL".

OBS: Foi definido junto com a EL que os parâmetros de tags complementares serão códigos internos do sistema da EL;


Exemplo das tags complementares de como serão no arquivo XML:

OBS: No quadrado referente a “Dados Linx”, estes são dados do próprio banco de dados do LinxDMS, são códigos internos nossos criados pela implantação.

As tags complementares, se alguma não estiver preenchida, o serviço não irá importar o XML e irá gravar mensagem de erro na tela de logs em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”:

OBS: Não são todos os erros que serão apresentados nessa tela, então é necessário que acesse o menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS” para visualizar outros motivos de erros.


Uma vez atendido todos os passos acima, o serviço então funcionará de forma automática, entrando nos diretórios, carregando os arquivos XML’s, fazendo a consistências se os dados necessários foram preenchidos. Se sim, começa o cadastramento da pessoa (cep e cliente), grava a nota, grava o item e grava o XML, para depois movê-los para o diretório de “BACKUP”.

 

Se houver algum erro, sempre os XML’s serão movidos para o diretório de “ERRO”. Então deverá acessar primeiro, sempre o log do menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS”. Se não tiver o erro ou o erro não estiver atualizado, consulte o log do menu “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”. Essa é a ordem.

OBS: Não será sempre possível gravar apenas os motivos dos erros em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”, pois nem sempre o XML terá as informações corretas, ou poderá ocorrer erros de tempo de execução, como por exemplo, algum erro de lógica do processo, ou algum erro inesperado no servidor do cliente ou mesmo a inexistência dos diretórios ou a falta de permissão. Por isso deve-se obedecer a lógica de olhar os motivos dos erros sempre primeiro em “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS” e depois em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”.

 

Para saber se as notas foram importadas com sucesso, acesse o menu “Faturamento -> Notas Fiscais” e filtre pela numeração da NF-e.

 

Para saber se as notas foram contabilizadas, acesse o menu “Faturamento -> Operações Fiscais” e filtre pelas notas.

OBS 1: O financeiro e o contábil serão executados automaticamente pelo novo robô em delphi criado.

OBS 2: Nada impede se o usuário quiser contabilizar manualmente, pois o Apollo não será modificado nesse quesito.

 

Os exemplos de XML’s que serão anexados a issue AUTO-16127, eles foram criados manualmente, pois os XML’s de fato ainda não foram disponibilizados pela EL Sistemas. Mas a ideia é que a estrutura padrão seja a mesma dos XML’s anexados nessa issue.

OBS: Caso a EL disponibilize os arquivos, esse trecho será removido da documentação.

 

Não existirá grandes variações dos XML’s, por exemplo, como pré-requisito as notas de grãos emitidas no sistema da EL só permitirão um único item por nota e haverá uma única condição de pagamento por nota.

 

As notas importadas não devem ser canceladas pelo LinxDMS (a ideia é que o usuário da INGA cancele pelo sistema da EL). A partir do cancelamento do sistema da EL, será disponibilizado um novo XML para ajustar o status da nota no LinxDMS e com os dados do estoque atualizados.

2.0 - Consumo dos arquivos xml's da el sistemas

O processo é automático, basta seguir as parametrizações acima, que todo o resto do consumo dos XML's gerados pela EL Sistemas será automático. Mas será explicado mais abaixo o fluxo do processo. Uma vez definido o diretório, e parametrizado devidamente a integração com a EL o serviço avaliará o conteúdo do XML e fará as seguintes ações:

    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "EXP", serão considerados XML's de terceiros/fornecedores, ou seja, o EMITENTE da NF é um fornecedor. Então o serviço pegará o emitente da NF e verificará se o mesmo existe na base de dados. Se não, cadastrará o CEP no sistema e no menu de cadastro de clientes, preenchendo os campos que são obrigatórios e que estejam no XML ou que sejam passíveis de tomar decisão baseadas em outras tag's, como por exemplo, IE. Se a mesma estiver com conteúdo, entende-se que é um contribuinte e podemos informar na tabela;
    • Os campos que não existirem nos XML's ou não forem possíveis de tomar decisão, assumiremos valor default para que seja possível cadastrar o cliente ou solicitaremos informações complementares para a EL nos enviar no XML.
      OBS 1: O cadastro de CEP e Pessoa estamos utilizamos a API de cadastro simplificado;
    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "PROC", entende-se que é uma NF emitida pela Empresa.Revenda. Os passos serão exatamente do citado acima, porém sempre considerando os parâmetros como cliente.
    • A primeiro momento os itens das NF's serão considerados como DESCRIÇÃO LIVRE no Apollo, mas terão suas informações gravadas no menu de itens de estoque e de revenda.
    • Ao final do cadastramento do cliente/fornecedor e do item, o serviço irá realizar a gravação da NF-e no sistema como FATURADAS.
      OBS 2: As informações complementares que serão disponibilizados pela EL, faremos uma busca no nosso banco de dados para carregar as informações "DE-PARA", onde confrontaremos do que veio no XML com os dados próprios do LinxDMS. Assim conseguiremos concluir a gravação dos itens, clientes/fornecedores e nota no sistema. Esse de para vêm da tela do item "1.3".
      OBS 3: Caso a importação de uma NF tenha algum problema, o usuário poderá consultar pela NF e ver o motivo da mesma não ter sido importada, por exemplo, o CFO informado não existe na base de dados do LinxDMS. O XML será movido para uma pasta de "ERRO", conforme parametrizado no item "1.2".
      OBS 4: A integração contábil e financeira serão realizadas após gravação da NF de forma automática.
    • Ao término da gravação dos XML's, o serviço irá mover os XML's para um diretório denominado "backup" parametrizado no LinxDMS, conforme parametrizado no item "1.2".


A EL Sistemas criará um diretório raiz em uma máquina server (definida pela Linx em conjunto com o cliente do grupo INGA). Uma vez definido esse diretório raiz a estrutura será da seguinte forma:

  • Recebidas → Notas importadas e exportadas pelo sistema EL, que são os documentos XML's de terceiros (normal e alterado). Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela EL:

Importado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-nfe.xml (esse xml é o arquivo original emitido pelo fornecedor. A EL irá disponibilizar para nós, mas não iremos importá-los).

Exportado (alterado): XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-imp.xml (esse xml é o arquivo gerado pela EL após importar o arquivo original em seu sistema, mas com os dados alterados, por exemplo, CFOP).

  • Emitidas → Notas emitidas pelo sistema EL, que são os documentos XML da própria nota emitida e autorizada, além dos eventos vinculados a NF, como inutilização, denegação e cancelamento. Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela EL:

Autorizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-nfe.xml

Cancelado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-can.xml

Inutilizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-inut.xml

Denegado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-den.xml

OBS: XXXX... Significa a chave eletrônica do documento fiscal.


Os arquivos XML que ficarão dentro dos diretórios parametrizados, eles precisam ter os seguintes finais:

-nfe.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (não será importado, apenas movido para o diretório de BACKUP);

-imp.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de terceiro/fornecedor. Será importado);

-imp-can.xml: Ficará no diretório “EXP” (XML de cancelamento de terceiro/fornecedor);

-den.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML denegado, será importado);

-inut.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML de inutilização, será importado);

-sped.xml: Ficará sempre no diretório “SPED” (XML de exportação do SPED, será importado);

-can.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de cancelamento de notas emitidas pela próprio Empresa.Revenda);

OBS: Os XML’s só serão gerados pela EL Sistemas nos diretórios do item “3º”, mas apenas se existirem e se tiverem a devida permissão de leitura/escrita no servidor.


  • Para saber se o serviço está ativo, acesse o LinxDMSPrincipal (LinxDMS WEB), navegue pelo menu "Configuração → MONITORAMENTO SERVIÇOS", e veja se o serviço constará como ativo, conforme a imagem abaixo:
  • OBS: Essa tela também poderá ser utilizada para visualizar erros durante a importação, pois nem sempre a tela "" exibirá o erro, pois o erro aconteceu muito antes da leitura ou durante a leitura do arquivo XML pelo serviço.

3.0 - tela de visualização de erros ao importar nf.

Para visualizar as notas que tiverem erro durante a importação, basta acessar os menus do LinxDMSPrincipal (LinxDMS Web): "Faturamento → Consultas / Relatórios → Notas Importadas com erro EL Sistemas".

Ao visualizar o motivo do erro, deve-se realizar o ajuste no Apollo/LinxDMS, depois mover o arquivo do erro que está no diretório de "erro" para o diretório de origem do mesmo (PROC ou EXP). Depois aguarde o serviço consumir o arquivo XML novamente.

4.0 - retornar próximo numerador de documento fiscal a ser emitido pela el sistemas

A EL Sistemas irá chamar um endpoint que será hospedado pelo lado do LinxDMS do ambiente do cliente. Esse endpoint permitirá que a EL o consuma através de uma requisição HTTP (método GET), passando três parâmetros na URL do endpoint (CNPJ, SÉRIE e MODELO). O objetivo é retornar o próximo número do documento fiscal a ser emitido pela empresa EL Sistemas para notas de grãos.

Neste ponto o cliente (usuário do LinxDMS / Apollo) não precisará realizar nenhuma operação. Esse é um processo que será executado de forma automática também, quando a EL Sistemas acionar o endpoint. Uma vez disponibilizado o numero do documento, esse mesmo número não será utilizado mais pelo LinxDMS, pois entende-se que a EL já fará uso do mesmo.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o suporte Automotivo de POA (LinxDMS).


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