Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »


Sumário

1 Conceito

O Seller Digital através das suas funcionalidades realiza o gerenciamento integrado das informações do Cadastro Padrão e Seller WEB, utilizando-se também do Cardápio Digital e Apps que contribuem para a melhor experiência do usuário, tornando-a mais fluída e com menos atrito. Foi realizada a implementação do projeto para atender as necessidades da Loja Conceito da BR.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo.
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2 Funcionalidades Cadastro de Produtos

Nesta seção, apresentaremos como cadastrar os produtos no sistema, bem como suas principais funcionalidades.

2.1 Cadastro de Produtos

No Seller Digital, o cadastro de produtos está disponível no menu: CADASTRO PADRÃO > PRODUTOS, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:


2.2 Como cadastrar novos produtos

Para incluir produtos diretamente pelo cadastro de produtos do Seller Digital, é necessário após acessar o cadastro, clicar no botão <Novo>, no canto superior direito da tela: 




Será apresentada a tela Verificação de Código onde serão apresentados o campo Código. Ao lado, onde constam os botões de <> (usado para gerar um código) e <> (usado posteriormente para visualizar o barcode). 



Na guia Novo Produto serão apresentados os campos para inclusão do mesmo:



Informe o tipo de produto dentre as opções:

Tipo de Produto

Conceito

Exemplos

SIMPLES

Produto unitário e não possui composição.


Refrigerante, suco, biscoito, etc.

 


 

INSUMO

Produto não vendável. É o ingrediente utilizado para o preparo e cálculo de custo de produtos customizáveis.

Café em grão e água são insumos utilizados para o preparo de cafés.


CUSTOMIZÁVEL

Produto simples com etapas de preparo e composição variável de INSUMOS (ingredientes).

Os insumos em cada etapa de preparo podem variar de acordo com a definição de regras da etapa.

Ex: BURGUER GOURMET BR MANIA FACA DO SEU JEITO

ETAPA 1 – ESCOLHA DO PAO

INSUMOS disponíveis na etapa: PAO BRIOCHE, PAO GERGELIM e PAO SWEET HONEY.


COMPOSTO

Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES.

Exemplo: PAO FRANCES COM QUEIJO MINAS, composto por PAO BR MANIA FRANCES e QUEIJO IBITIRA MINAS.

 

EMBALAGEM

Agrupamento de PRODUTO SIMPLES. Para formar a composição de uma embalagem é indicado apenas um produto e a sua quantidade.

Exemplo: ENERGETICO RED BULL LT 250ML 4PACK.

COMBO

Produto que possui composição formada por PRODUTOS SIMPLES, COMPOSTOS e/ou EMBALAGEM.

KIT CIGARRO WINSTON EXOT COM ISQEIRO, composto por: CIG JT WINSTON EXOTIC MINT e ISQ BIC EXOTIC.

COMBO VARIAVEL

Produto que possui composição formada por PRODUTO SIMPLES, COMPOSTOS e/ou EMBALAGEM que possibilita variação de componentes.

**Não permite produto customizável na composição.

COMBO PIZZA BR MANIA CALABRESA + REFRI SABORES, composto por: PIZZA BR MANIA CALABRESA 140G e REFRI COCA COLA LT 350ML ou REFRI SPRITE LT 350ML ou REFRI KUAT LT 350ML ou REFRI FANTA LT 350ML.


Por padrão, o Tipo de produto já é apresentado com a opção Simples selecionada, caso desejar cadastrar outro tipo de produto, basta selecionar.

Informe o Código do Produto que deve ser válido e conter 8, 12, 13 ou 14 dígitos. Será necessário informar também a estrutura mercadológica (grupo, subgrupo e artigo), descrição e descrição resumida, unidade de venda e marca.

Após informar todos os campos obrigatórios e os desejados, clique no botão <Concluir>.


Após concluir o cadastro de um produto, não será mais permitido alterar seu tipo e o produto NÃO é disponibilizado para os franqueados, para que isso ocorra é necessário publicá-los! Essa regra é válida para todos os tipos de produtos exceto insumos. Mais adiante nesse guia, explicaremos como publicar produtos.


A opção Permite alterar descrição quando utilizada, permite aos franqueados alterarem a descrição e descrição resumida do produto em seu cadastro.

Para todos os tipos de produtos exceto Insumo, é possível associar uma imagem. Para isso, com o produto selecionado, clique na figura apresentada abaixo do título Imagem, localize o local onde o arquivo com a imagem se encontra, selecione-a e clique no botão <Concluir> para salvar, conforme exemplificado nas imagens a seguir:






Para todos os tipos de produtos exceto Insumo e Simples, é necessário informar sua composição. Para isso, após preencher as informações básicas para inclusão do produto, clique no botão <Compor>.

Para produto do tipo Composto e Combo, informe os produtos que fazem parte da sua composição e a quantidade de cada um, para isso, clique no botão <Adicionar>. Informe o código ou parte dele ou informe parte da descrição do produto que deseja incluir na composição, serão listados todos os produtos ativos localizados pelo sistema, clique sobre o produto desejado, informe a quantidade do mesmo na composição e clique no botão <Salvar>. Repita a operação se houver mais produtos para incluir na composição, para finalizar a composição do produto, clique no botão <Concluir>.

Para produto do tipo Embalagem, na composição deve ser informado apenas UM produto simples. Para incluí-lo na composição, após cadastrar as informações básicas para inclusão do produto embalagem, clique no botão <Compor>, informe o produto que compõe a embalagem, sua quantidade na embalagem e finalize clicando no botão <Concluir>.

Para produtos do tipo Combo Variável, na composição deve-se cadastrar primeiramente a(s) etapa(s). 

2.3 Como cadastrar etapas

Após cadastrar ou selecionar um produto do tipo Combo Variável, clique no botão <Compor>. Será apresentada a tela Composição das etapas, juntamente ao código do produto.



Selecione o botão <Nova>.

  • Informe o Nome da Etapa e a Descrição detalhada da etapa. A descrição detalhada será apresentada nos APPs para realizar os pedidos na loja;
  • Após preencher as informações, clique no botão <Salvar>. O sistema retorna para a tela de composição do produto.



O próximo passo é informar quais os produtos estarão disponíveis para a escolha do cliente nessa etapa.

2.4 Como incluir produtos nas etapas

Para incluir produtos nas etapas clique no botão <Adicionar>.



Será apresentada a tela Etapa ProdutoRealize a pesquisa do produto que deseja adicionar na etapa, informando o código do produto ou parte da sua descrição. O sistema apresentará no resultado da pesquisa, todos os produtos ativos cadastrados que coincidam com o conteúdo informado para pesquisa.

Se a composição for de um produto COMBO VARIÁVEL, é possível incluir produtos do tipo: SIMPLES, COMPOSTO e/ou EMBALAGEM. Se a composição for de um produto CUSTOMIZÁVEL, somente é permitido incluir produtos INSUMOS.


Selecione o produto desejado, clicando sobre o mesmo, informe a quantidade do produto disponível nessa etapa. Marque a opção Item Padrão (disponibilizada somente para COMBO VARIÁVEL) que será utilizada para estabelecimentos que não estão integrados ao Seller Digital e com isso, não fazem uso dos APPS, portanto, ao vender um COMBO VARIÁVEL em um estabelecimento "não-digital" será registrados somente os produtos identificados como Item PadrãoSelecione a opção Item Principal (disponibilizada somente para COMBO VARIÁVEL) que será utilizada para estabelecimentos que não estão integrados ao Seller Digital. Após preencher as informações, clique no botão <Salvar>. O sistema retorna para a tela de composição do produto. Para incluir novos produtos na etapa, basta repetir os passos descritos anteriormente, iniciando pelo botão <Adicionar>. É possível cadastrar apenas um produto como Item Padrão por etapa.



Exemplo de como incluir produto na etapa pesquisando pelo produto Coca-Cola:



Após selecionar o produto desejado, informar a quantidade e clicar em <Salvar>, o produto é adicionado na etapa:



O sistema retorna à tela de composição do produto, apresentando a etapa e o produto que a compõe. Para incluir mais produtos na etapa, basta clicar novamente no botão <Adicionar> e repetir os passos indicados anteriormente conforme indicado em "Como Incluir Produtos nas Etapas":



Para criar uma nova etapa, após concluir a composição da etapa anterior, clique no botão <Nova> e repita os passos orientados em "Como Cadastrar Etapas": 
Após cadastrar todas as etapas com seus respectivos produtos, clique no botão <Concluir>.


Na tela de composição, é possível retornar à tela inicial com os dados base do produto, para isso, é só clicar no botão <Etapa Anterior>. O botão <Concluir> serve para salvar a inclusão ou alterações de um produto ou sua composição e o <Cancelar> é utilizado para desistir da operação.




Enquanto o produto não for Publicado, é permitido alterar sua composição, tanto para as etapas quanto para os produtos que compõe a composição ou a etapa. Mais adiante, veremos como publicar produtos no Seller Digital. Antes disso, vamos ver como pesquisar e selecionar produtos já existentes no cadastro.

2.5 Como pesquisar produtos

Após acessar o cadastro de produtos, à esquerda da tela é apresentado o Painel de Consulta, na seção Filtros é permitido pesquisar filtrando pelo código do produto ou parte dele; pela descrição ou parte dela; pelo tipo de produto - conforme as opções destacadas na imagem abaixo; também é possível pesquisar os produtos que permitem ao franqueado alterar sua descrição, os produtos que permitem venda; os produtos com situação = cadastrados, os que estão publicados, os que possuem status ativo ou somente os inativos:



Na seção Filtros Avançados é possível filtrar pela marca,  pelos produtos que pertencem a um determinado grupo, subgrupo ou artigo; também é possível filtrar por unidade de venda e pela opção Favorito. Esses filtros são de múltipla seleção, ou seja, é possível pesquisar utilizando mais de uma opção no mesmo filtro:



Ainda na seção Filtros Avançados é possível filtrar um ou múltiplos usuários, utilizando o filtro Usuário, O sistema irá apresentar somente os produtos que possuírem os usuários marcados na seleção. Marque as caixas de seleção dos usuário escolhidos e clique no botão <Aplicar>.




E na seção Configurações temos a opção para definir quantas linhas por página devem ser apresentadas no resultado da pesquisa realizada conforme exemplificado na imagem a seguir, onde foi solicitada a exibição de 10 linhas por página de pesquisa:



Após definir os filtros a serem utilizados, para que a pesquisa seja realizada, clique no botão <Aplicar>. É apresentado o resultado da pesquisa, para visualizar os dados do produto desejado, clique no botão <Editar produto>.


 


São apresentados os dados do produto, caso desejar alterar alguma informação, realize as devidas alterações e clique em <Concluir>.


2.6 Como publicar produtos

Após cadastrar um novo produto, para que o mesmo seja disponibilizado para os franqueados, é necessário Publicá-lo. Para isso, com o produto selecionado, clique no botão <Publicar>. Será solicitada a confirmação da publicação, para continuar, clique no botão <Publicar>, se desistir da operação, cliquem em <Cancelar>.

Cuidado! Após publicar não será mais permitido alterar o código do produto, seu tipo (que já não era permitido alterar após a inclusão) e a composição, somente é possível alterar para produto CUSTOMIZÁVEL.


Demais produtos que possuem composição, após publicar, o sistema não mais permite alterar a composição e/ou etapas. 


2.7 Como inativar produtos

Para inativar um produto, após selecioná-lo, clique no botão <Inativar>. Será solicitada a confirmação da operação. Para seguir com a inativação, clique em <Sim>, se desistir da operação, clique em <Não>.



Após confirmar a operação, o produto tem seu status alterado para Inativo:



Após inativar um produto no Seller Digital, caso o produto exista no cadastro do franqueado, se o seu saldo em estoque for ZERO, o produto terá seu status alterado para Inativo Fora de Operação, o produto deixará de ser produto do Cadastro Padrão e passará a ocupar Posição Livre. Se o produto estiver com saldo em estoque positivo ou negativo, o produto perderá o vínculo com o Cadastro Padrão, já passará a ocupar Posição Livre, terá seu status alterado para Inativo em Operação e após zerar o estoque, automaticamente será alterado para Inativo Fora de Operação.

É possível inativar mais de um produto ao mesmo tempo, para isso, após pesquisar os produtos desejados, marque-os, clique no botão <Inativar> e confirme a operação conforme exemplificado a seguir: 



Para reativar um produto, basta após pesquisá-lo, clicar no botão <Reativar produto>: 



Ou, após selecioná-lo, clicando na opção Editar produto, clicar no botão <Reativar>:



2.8 Como excluir produtos

Para excluir um produto, após selecioná-lo, clique no botão <Excluir>. Será solicitada a confirmação da operação. Para seguir com a inativação, clique em <Sim>, se desistir da operação, clique em <Não>:

 


Após confirmar a operação, o produto é removido do cadastro do Seller Digital. Caso o produto faça parte do cadastro do franqueado, se o seu saldo em estoque for ZERO, o produto terá seu status alterado para Inativo Fora de Operação, o produto deixará de ser produto do Cadastro Padrão e passará a ocupar Posição Livre. Se o produto estiver com saldo em estoque positivo ou negativo, o produto perderá o vínculo com o Cadastro Padrão, terá seu status alterado para Inativo em Operação e após zerar o estoque, automaticamente será alterado para Inativo Fora de Operação e passará a ocupar Posição Livre.

É possível excluir mais de um produto ao mesmo tempo, para isso, após pesquisar os produtos desejados, marque-os, clique no botão <Excluir> e confirme a operação conforme exemplificado a seguir: 




  • Sem rótulos