A funcionalidade Saldo de Estoque, localizada no menu Relatório, possibilita ao usuário gerar relatórios dos saldos de estoque dos produtos por filial em duas modalidades: por Item e por Categoria.
Saldo de estoque - Por item
Para gerar o relatório Saldo de Estoque - por Item, selecione a filial, por padrão será selecionada a filial logada, e nos campos ano e mês e na sequência clique em para gerar os dados.
Figura 01 - Saldo de Estoque
O relatório é gerado do último período fechado, os campos mês e ano, sempre listará o mês anterior ao corrente. Caso o usuário selecione um período superior ou igual ao mês atual será apresentada uma mensagem informativa: "Período informado inválido. Favor informe um período que já houve fechamento de estoque".
É possível gerar o relatório com informações mais específicas, basta clicar em , e serão habilitados os campos abaixo:
- Identificar produto pelo código de barras: ao marcar esse parâmetro ao invés de listar pelo código interno serão listados pelo código de barras cadastrado no produto.
- Utilizar o último custo aplicado: por padrão o relatório é gerado pelo custo médio dos produtos, ao marcar essa opção serão listados pelo último custo do item.
- Saldo de estoque: por padrão serão selecionados somente os positivos, mas poderá ser alterado para somente os negativos, zerados ou todos.
- Situação do produto: listará todos os produtos ativos cadastrados no sistema, no entanto será possível listar os produtos cujo cadastro esteja igual a inativo.
- Os filtros de Fabricantes, Linhas, Categorias e Famílias possibilitam o usuário filtrar as informações específicas conforme os cadastros de produtos, podendo ser selecionadas mais de uma opção em cada um deles.
No relatório por Item serão apresentadas as informações a seguir: código (interno/código de barras), descrição do produto, fabricante, unidade, quantidade em estoque, custo médio/custo, custo médio total/custo total.
Saldo de estoque - Por categoria
Para gerar o relatório Saldo de Estoque - por Categoria, selecione a filial, por padrão será selecionada a filial logada, e nos campos ano e mês e na sequência clique em para gerar os dados.
Figura 02 - Saldo de Estoque
O relatório é gerado do último período fechado, os campos mês e ano, sempre listará o mês anterior ao corrente. Caso o usuário selecione um período superior ou igual ao mês atual será apresentada uma mensagem informativa: "Período informado inválido. Favor informe um período que já houve fechamento de estoque".
É possível gerar o relatório com informações mais específicas, basta clicar em e serão habilitados os campos abaixo:
- Utilizar o último custo aplicado: por padrão o relatório é gerado pelo custo médio dos produtos, ao marcar essa opção serão listados pelo último custo do item.
- Saldo de estoque: por padrão serão selecionados somente os positivos, mas poderá ser alterado para somente os negativos, zerados ou todos.
- Situação do produto: listará todos os produtos ativos cadastrados no sistema, no entanto será possível listar os produtos cujo cadastro esteja igual a inativo.
- Os filtros de Fabricantes, Linhas, Categorias e Famílias possibilitam o usuário filtrar as informações específicas conforme os cadastros de produto, podendo ser selecionadas mais de uma opção em cada um deles.
No relatório por Categoria serão apresentadas as informações a seguir: categorias vinculadas aos produtos, quantidade em estoque por categoria, custo médio/custo, custo médio total/custo total.
Em ambos os relatórios é possível exportar as informações em arquivos no formato: XLS e PDF, basta clicar no atalho correspondente .