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Como realizar manutenção (inclusão, alteração e exclusão) nos registros de cartão?



As formas de pagamentos utilizadas nas vendas efetuadas no PDV são replicadas para a Retaguarda em suas devidas seções. Todos os pagamentos realizados com cartões, sejam através do TEF ou POS, podem ser acessados pela Entrada de Cartão de Crédito, permitindo que seja realizada a devida manutenção, quando necessário.


Como fazer?

O acesso aos registros de cartões é realizado através do menu Planilhas Diárias  Controle de Cartão de Crédito  Entrada de Cartões de Crédito:



Para acessar os lançamentos dos cartões, basta informar a data de movimento e o turno desejado, podendo ser filtrado pelo PDV, e em seguida clicar no botão Abrir para que os registros sejam exibidos:



Os números destacados na imagem acima, representam os grupos de campos detalhados abaixo:


Grupo: 1 - Identificação do caixa

Data movimento: Define a data em que foi efetuado o pagamento com cartões, exibindo assim todos os lançamentos realizados na data informada.

Turno: Define o turno em que foi efetuado o pagamento com cartões.

PDV: Define o PDV responsável pelo pagamento efetuado com cartões.


Grupo: 2 - Relação de cartões do caixa

Código: Código de identificação do cartão.

Cartão de crédito: Nome do cartão. A descrição é preenchida ao informar o código do cartão.

Observação: Dados informativos que indicam se o pagamento foi realizado através de POS ou TEF e em qual impressora foi efetuado. São indicados, também, o número do COO que o registro pertence e o horário registrado.

Dt. depósito: Data em que o valor da transação será depositada na conta do estabelecimento. A data de depósito depende da quantidade de dias a receber que foi definido no cadastro do cartão, portanto, é calculada somando o número de dias a receber com a data de movimento do cartão.

NSU: Código de retorno emitido pela Rede Adquirente de uma operação de venda realizada com cartões através do TEF.

Bandeira: Bandeira do cartão utilizado. Exemplo: Visa e MasterCard.

Rede: Rede Administradora do cartão. Exemplo: Cielo, Rede, Amex.

Nº. Parc.: Número da parcela da transação.

Tot. Parc: Quantidade de parcelas da transação.

Pdv TEF: Campo em desenvolvimento.

Funcionário: Funcionário responsável pela transação.

Conciliado: Campo em desenvolvimento.



Tipos de manutenções nos registros

Uma das situações onde será necessário realizar a inclusão de algum lançamento de cartão na Retaguarda, ocorrerá quando o operador do caixa utilizar POS (máquina de cartão sem integração com o PDV) para realizar transações de cartão, e por ventura esquecer de registrar a transação no PDV, devendo então realizar o lançamento no Postofácil - Módulo Retaguarda.

Após acessar a Entrada de Cartão de Crédito e informar a data de movimento e demais filtros, para incluir um registro basta clicar sobre o último e apertar a tecla de navegação para baixo (seta direcional para baixo) para que assim o sistema inclua uma nova linha, permitindo que seja lançado o novo registro. Em seguida, deverá ser informado o cartão da transação, podendo digitar o código do cartão no campo Código ou apertar F2 para que sejam exibidos os cartões cadastrados e ao indica-lo, sua descrição será automaticamente preenchida no campo Cartão de crédito. No campo Observação, poderá ser incluído dados referentes a transação, podendo também informar o NSU, caso exista. A data de depósito será calculada de maneira automática, podendo ser alterada se o parâmetro Liberar data depósito na venda e cartão de crédito estiver marcado no cadastro do cartão informado. O valor da transação deve ser informado no campo Valor (R$). A bandeira e a rede autorizadora também podem ser informadas, caso desejado. No campo Nº. Parc. deve ser indicado o número da parcela do registro e no campo Tot. Parc é informado a quantidade total de parcelas pertencente a transação.


Atenção:


Quando o registro a ser lançado for de uma transação que ocorreu parcelamento, será necessário incluir um novo registro para cada parcela na mesma data de movimento. No campo 
Dt. Depósito deverá ser indicada a data de depósito de cada parcela, pois para cada uma é somado 30 dias à data de depósito da parcela anterior. No campo Nº. Parc será indicado a qual parcela o registro pertence. Caso a divisão do valor total da transação não seja distribuído de forma igual para todas as parcelas, o campo Valor (R$) poderá ter seu valor diferente dos demais registros.



Exemplo de transação parcelada lançada manualmente:



No campo Funcionário é possível indicar o responsável pela transação, podendo digitar o código do funcionário ou apertar a tecla F2 para que sejam exibidos os funcionários cadastrados no sistema, e assim selecionado. Após inserir as informações, basta clicar no botão Gravar para que o registro seja gravado no sistema.


Observações:


Os campos obrigatórios para a inclusão de um registro são o 
CódigoValor (R$)Nº. Pac. e Tot. Parc. Para que seja possível informar a data de depósito do cartão, o parâmetro “Liberar data depósito na venda de cartão de crédito” no cadastro do cartão, deve estar marcado.


Quando ocorrer a necessidade de realizar alguma alteração no registro de uma transação, como por exemplo alterar o cartão do lançamento, basta teclar F2 no campo Código e assim selecionar o cartão desejado. As demais informações, com exceção da data de depósito, podem ser alteradas normalmente. Após realizar a alteração desejada, basta clicar no botão Gravar para efetuar a mudança.

Para que seja possível alterar a data de depósito da transação, é necessário que o parâmetro Liberar data depósito na venda e cartão de crédito esteja marcado no cadastro do cartão.

Caso seja necessário recalcular a data de depósito de todos os registros de um cartão específico, basta acessar o cadastro do cartão (acesso através do menu Cadastros Cartões de Crédito/Débito) e no campo Nº dias a receber alterar para a quantidade de dias que deseja somar à data da transação. Ao confirmar a alteração do número de dias a receber, o sistema irá apresentar uma mensagem informando se o usuário deseja recalcular a data de depósito dos cartões em aberto (que ainda não foram quitados):



Após realizar a alteração, ao acessar a Entrada de Cartões de Crédito, a data de depósito do cartão, na qual foi modificado o número de dias a receber, será atualizada conforme a quantidade de dias definido no campo Nº dias a receber.


Caso seja necessário realizar a exclusão do registro de uma transação específica, basta clicar sobre o lançamento e apertar as teclas CRTL + DELETE:



Para que seja realizada a exclusão de todos os registros, basta clicar no botão Excluir:


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