Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »




Como faço para lançar manualmente uma nota fiscal de compra de combustível? (Gasolina e Diesel)


Pré requisitos


Para realizar o lançamento será necessário apenas que os cadastros relacionados à nota (Produto, Fornecedor e Transportador) tenham sido realizados.


O lançamento manual será realizado acessando no menu principal: Planilhas Diárias ► Compra de Combustíveis para RevendaDurante o laçamento da nota de entrada de combustível será necessário preencher todos os campos do cabeçalho inserindo as informações básicas da nota (Ex. Série, Número da nota, data, fornecedor).


Observações:


Havendo cobrança de frete por conta do destinatário, o conhecimento de transporte (CTE) deve ser lançado previamente em 
Outras Notas Fiscais.





No campo Modalidade Frete deverá ser escolhido por conta de quem será o custo do frete (Ex. Destinatário, Emitente, Sem frete).


Em Tipo de Frete deverá ser definido se o frete foi incorporado a NF-e ou a um CTE. Selecionando esta opção devem ser informados também o número do CTE e o valor do frete. Neste campo, também é possível escolher os Conhecimentos de transportes lançados através do comando F2.


Além da Modalidade Frete e do Tipo de Frete, também devem ser informados os dados do trasportador. As informações do transportador podem ser previamente cadastradas em Cadastros  Tabelas Diversas  Dados do Transportador.


Após lançar as informações que identificam a nota e o transportador, será necessário inserir os dados dos combustíveis. Os tanques e os combustíveis já constam na tela de lançamento de acordo com o cadastro de cada um.


Para todos os combustíveis será necessário informar a quantidade, valor total, valor do ICMS ST (apenas Etanol) e a Base de Cálculo do ICMS ST Retido (BC ICMS ST Retido). Porém, ao contrário do Etanol a base do ICMS retido não é enconrada nos campos comuns destinados ao ICMS na nota.


Para verificar o valor da base será necessário verificar o campo Informações Adicionais. Neste campo são encontrados tanto o valor total da base de cálculo quanto o preço da base de cálculo.


Observações:


Quando houver em uma mesma nota combustiveis semelhantes, como Gasolina Comum e Gasolina Aditivada, o valor da base de cálculo do ICMS aparecerá totalizado. Porém, durante o lançamento no Postofácil pode ser observado que este valor será separado de acordo com a quantidade de cada tipo de combustível.





Valores fiscais dos combustível – aba Informações adicionais na  visualização completa da NF-e através do site da Fazenda.



Distribuição de combustível

Na nota, a quantidade de combustível adquirida vem totalizada, contudo em um posto pode haver mais de um tanque com o mesmo produto. No lançamento da nota de compra é possível distribuir a quantidade e combustível que será destinada a cada tanque.



Após preencher todos os campos corretamente, basta selecionar a opção Gravar para finalizar o lançamento.

  • Sem rótulos