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O que é o módulo Peças

Ferramenta de apoio para as concessionárias aperfeiçoarem a gestão do fluxo de vendas de peças.

O sistema permite o planejamento e controle de todas as etapas de uma venda, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega da peça no destino final.

Através do LinxDMSPecas é possível visualizar metas e principais indicadores de performance.

Principais vantagens do módulo Peças

Além de estar 100% alinhado com todas as boas práticas e processos do programa Peças Atacado, a plataforma traz novidades em relação à versão padrão do BRAVOS:

  • Tela única para controle de todas as etapas de vendas;
  • Gestão da carteira de vendedores;
  • Agenda para os vendedores e promotor externo;
  • Relatórios para reuniões de desempenho com equipe;
  • Gestão à vista para vendedores e gestores com atualização em tempo real;
  • Atendimento nos padrões do script comercial LinxDMSPecas;
  • Cadastro rápido de novos clientes;
  • Consulta aos dados de crédito do cliente para vendedores;
  • Histórico de todos os contatos do cliente com a concessionária;
  • Segmentação correta dos clientes;
  • Controle de indicadores para o Estoque: separação e expedição;
  • Gráficos do Diagnóstico LinxDMSPecas para consulta do gestor.

Como funciona o módulo LinxDMSPecas

Instrução: 

Tela do módulo LinxDMSPecas:


Quais são as funções do sistema

O módulo LinxDMSPecas possui seis abas principais, além do atalho para o monitor e configurações:

  • Contato;
  • Consulta de itens;
  • Atendimento;
  • Expedição
  • Gestão;
  • Gráficos;
  • Configurações.



Menu expansível, basta clicar para expandir e novamente para ficar somente os ícones, para ver o nome do link sem expandir basta parar o mouse em cima do mesmo.

Cada aba deve ser utilizada em uma etapa diferente do Atendimento, possuindo restrições de acordo com o perfil de cada usuário.

1.Contato

Esta aba é utilizada pela equipe de vendas, ela conta com a carteira de clientes do vendedor ligado e sua agenda, além de abas de acompanhamento dos seus atendimentos, auxiliando a equipe comercial a realizar o planejamento de suas atividades no dia-a-dia. 

Aqui é possível visualizar quatro pilares:

  • Carteira de Clientes;
  • Agenda;
  • Em Andamento;
  • Enviado para Expedição.



A tela de Carteira de clientes permite ao usuário três interações adicionais:

  • Composição carteira;
  • Carteira;
  • Gestão de visita.

Carteira de Clientes

Visa informar as ações tomadas junto ao cliente, sendo de primeiro contato a venda propriamente dita.

Composição carteira

Informa os clientes da carteira a serem atendidos ou contatados.

Carteira

Visão geral do vendedor é a apresentação resumida de seus números.


O botão detalha mostra duas abas.


Conquistas do vendedor

Aba que mostra clientes novos e os recuperados.

Perfil Carteira vendedor

Mostra os clientes ativos do vendedor.


O botão atualizar  , faz uma consulta atual do vendedor, mostrando a atual situação da carteira .

Gestão a Vista

Gráficos da gestão do vendedor, objetivos/metas e realizado.


Ao selecionar o cliente em composição carteira, o segundo painel e carregado que é composto de:

  • Histórico;
  • Negociação;
  • Faturamento;
  • Promoções;
  • Vendas perdidas;
  • Registrar.


Histórico

Mostra a situação dos atendimentos do vendedor no período, o movimento conforme cliente selecionado.


Negociação

Mostra todos os itens que foi negociado com o cliente no * período.

*Neste painel mostra por padrão os últimos 3 meses de movimento, se não houver movimento ele mostrara o último.  

Faturamento

Esta aba vai mostrar as faturas dos últimos três meses ou a última nota tirada para o cliente, também ao selecionar a nota pode-se fazer o download o XML da mesma.


Promoções

Mostra as promoções que podem ser ofertadas ao cliente.


Vendas Perdidas

Vendas perdidas ao cliente, descrevendo o motivo da desistência do atendimento.

Registrar

Em desenvolvimento.

Painel lateral Direito

Com o cliente Selecionado também e possível ver suas informações em um painel a direita.


Básico

Informações do cliente, acesso rápido para o atendimento.

Adicionais

Informações de endereço.

Complementar

Dados complementares do cliente.

Veículos

Em desenvolvimento.

Atendimento

O atendimento pode ser iniciado de duas maneiras, uma com o botão direito do mouse no cliente ou o próprio botão.

Botão atendimento 

Este botão serve para abrir atendimento aos clientes, no qual precisa ter o cliente selecionado na tabela acima, para que mesmo possa ser atendido.

A tabela em sua primeira linha conta uma busca, a cada coluna e possível filtrar ou alinhar conforme a sua necessidade, podendo também trocar as posições das colunas conforme a necessidade do vendedor ou atendente.


Após a escolha da forma de contato, abre a escolha de atendimento e por final o **atendimento 


**Na escolha do exemplo decidimos por abrir um novo atendimento, onde todas as permissões para o vendedor são ajustadas.

Atendimento Balcão

Formulário responsável por gerar atendimento, nele são adicionados as peças, descontos e pagamento



Peças do atendimento

Painel contendo a descrição de peças selecionadas para o atendimento, assim como quantidade e valor a ser pago e afins.


Negociação Geral

Modulo responsável por descrever valores e as formas de pagamento.


Este modulo compões:

  • Comprometer;
  • Romaneio;
  • Cond. Pagamento;
  • Orçamento;
  • Inf. Adicionais;
  • Mesclar DAV.

Comprometer

Compromete todos os produtos do atendimento para um pedido.

Romaneio

Imprime o atendimento para separação das peças.

Cond. Pagamento

Informa ao sistema como o cliente vai pagar pela compra, pelo atendimento, apresentas as formas de pagamentos.

*Tem que haver um produto para usar esta função.

Orçamento

Botão para imprimir ou enviar o atendimento, para que o mesmo possa decidir se executa.

Para que o orçamento seja liberado a condição de pagamento tem que ser preenchida.


Inf. Adicionais

Insere ao atendimento informações como informações de entrega.

Mesclar DAV

Insere no atendimento peças de um atendimento anterior.

DADOS DA NEGOCIAÇÃO.

Informações vinculadas ao atendimento.

Terceiro painel Tipo de pedido.

Forma de pagamento, painel de seleção para a forma de pagamento.


Menu direito.



Valor do atendimento.



  • Subtotal, valor das peças sem os descontos;
  • Desconto Total, desconto dado ao cliente;
  • Total Atendimento, valor a ser pago pelo atendimento.

Confirmar

Botão para confirmar a expedição do pedido.

+Inserir

botão que insere itens a lista.

Responsável por incluir itens ao atendimento, libera a busca de itens no estoque.

 


Busca de itens e seleção para o atendimento.

Ao selecionar o item o campo lateral mostra o valor do produto.

Observação: A cor vermelha como vimos em ajuda e a cor que diz a situação do produto, no caso dos produtos pesquisados não possuem estoque.


 Cancelar

Este botão cancela o pedido e o transforma em venda perdida, no qual podemos justificar o motivo.

Campo de Seleção

Neste menu pode definir a função deste botão, o que gera agilidade conforme o atendimento.

quando estrela marcada e a fusão a qual o botão esta ativado.


Ajuda

O botão ajuda mostra as descrições da legendas do atendimento, a cor da fonte do item.

Legenda:

A fonte fica recebe a cor que defina a sua situação.

No caso do item mostrado a legenda é "Item em atendimento sem estoque disponível".

Fechar

Botão responsável de terminar o atendimento.


Caso o atendimento for aberto e não houver peças ele poderá ser agendado para uma outra data.

Opções

Botão para alteração do atendimento, como o botão é uma atalho rápido, este mostra todas as funções. 

Alt Cliente

Altera o cliente do atendimento.

Alt Caixa

Altera a caixa que esta atendendo.

Ao selecionar o caixa desejado clica no botão salvar salvar e a alteração será concluída. 


Cons. Comprometido

Consulta se a peça esta comprometida, se a outra venda para a mesma.

Gera Link de Paga

Desabilitado.

Transação

Alterar o tipo de transação de produto.

Importação

Importa um arquivo com catalogo de peças, podendo cadastrar o produto conforme o usuário cadastrado.

Imp, Nf. Entrada

Importa nota fiscal de entrada já lançada, ao selecionar. 

ETKA

Em analise para implementação.

Extra

Com o botão direito do mouse e possível abrir um menu de ajustes para o produto selecionado.


O menu:

Ele é relacionado com o produto selecionado, então todas as decisões feitas para o produto, podem ser aplicadas aqui, exemplo desconto individual, só para o item selecionado ou excluir ele da lista de atendimento.

Agenda

Atendimentos agendados pelos atendimentos.

Uma vez o atendimento selecionado mostra o seu andamento.


Selecionando o histórico abaixo mostra descrição.



Em Andamento

Aba responsável por controlar e monitorar os atendimentos agendados.

Enviado para Expedição

Atendimentos enviado para expedição, itens que estão em separação.



2. Consulta de Itens 

Consulta de itens.

Botão mais.

Abre uma coleção de filtros.

Busca uma vela.

Com o item selecionado, vamos para detalhes.

Detalhes

Estoque

Informações do item , quantidades e situação do item no estoque, na empresa e outras filias.

Outras Informações

Informações da peça, sua utilização, se há kit com a peça(devidamente cadastrado), se a itens alternativos, outra peça com a mesma função.

Informações Gerenciais

Situação da peça selecionada, seu histórico de compras junto ao cliente.

VW

Codificação e informações da peça, seu código original, Esta aba e especifica da VW. Esta aba e conforme a montadora que o sistema atende.


Pedidos

Informações de pedidos da peça, se tem, se foi pedia para compra entre outros.

Movimentação

Lista de ações que a peça teve no período.

Alocações

Situação da peça OS.

Solicitações de Compra

Verifica se há compra para peça, quem comprou e o seu status.

O botão mostra a legendas do status do produto : 

A legenda:

O status:



Transito

Situação da peça que foi encomendada.

Lotes / DSH

Controle de itens que vem de fabrica.

Itens Substituídos

Peças trocadas.

Histórico Preço

Preços da peça que o cliente pagou.

Associados

Dias Sem  Movimento

Pertence a Terceiros

Em desenvolvimento.

Peças por Armazém

Localização da peça armazenada.

Envio Arq. SEFAZ PAF-ECF

 Comprovantes de envio ao SEFAZ 

Encomendas Recebimento Futuro

Lista de itens para recebimento futuro.

Encomendas para Vendas Futuro

Lista de produtos encomendados.

Saldo por FCI

Em desenvolvimento.

Simulação

Caso houver simulação anterior o sistema vai avisar

No caso deste documento faremos de um novo (+ inserir nova (mantendo antigas)).

Então. com a busca de produto, no caso "Vela".

Com  o produto selecionado percebemos que na aba detalhes as informações foram preenchidas.

Indo para Simulação.


3. Atendimento

Consulta de atendimentos prestados, podendo serem continuados caso o mesmo não tenha sido finalizado.

Caso o nome buscado não exista o sistema te sinaliza a fazer um novo contato.

Se a resposta for não o sistema continuara a solicitar o novo cadastro.

Uma vez que o cliente e encontrada, selecionado, o atendimento pode ser iniciado.

4. Expedição

Responsável por organizar e informar o movimento de peças no estoque.

Estoquista

Contato

Informa a situação do atendimento na expedição

É possível filtrar com o botão mais

A tabela resultado mostra todos os processo

A pesquisa acima foi feita somente com o botão pesquisar

Pesquisa por contato


A tabela pode ser atualizada automaticamente, selecionando o campo Atualização automática da tabela.

Assim atualizando sempre a lista conforme o que for expedido.

Separação

Encaminhado pedido a expedição. Para iniciar basta clicar com o botão direito iniciar separação.

Expedição

Contato

Assim como separação e possível pesquisar um contato ou simplesmente pesquisar por todos, onde a lista pode ser atualizada automaticamente.

Expedição

Enviando para separação. Assim como o tópico anterior, boato direito enviar para expedição

E possível ver o andamento através de uma linha de tempo

Esta linha também atende a aba anterior.

Na expedição também a função do botão direito.

Com as devidas permissões o usuário pode incluir e excluir peças ou informar problema com o produto.

Detalhe expedição

Mostra as informações do atendimento.

5. Gestão

Atendimento Balcão

Consulta

O primeiro campo "contato" faz a busca pelo código do contato cadastrado, trazendo para a aba manutenção as informações do contato.


Consulta

Busca por contato.

Busca por data


Tipo de Atendimento

Filtro para o busca por atendimento.

Data de Validade

Busca por período.

Classificação ABC

Filtra pelas curvas de atendimento.

Resultado

Informações sobre o resultado que a pesquisa, trazendo informações do cliente.

Manutenção

Quando consultado o sistema leva o usuário a tela de manutenção trazendo todas as informações ligado a pesquisa.

Quando mostrado a aba manutenção retorna itens do atendimento e forma de pagamento.

O botão mostra ações para o item selecionado.

Distribuição de Contatos

Consulta

Busca por vários filtros, quanto mais especifico melhor.

Resultado

Retorna o cliente (no caso da busca do mesmo), onde pode ser feita a manutenção de carteira deste cliente.

Carteira de vendedores

Composição carteira

Mostra a Carteira de clientes do vendedor pesquisado.

Há também o painel lateral que mostra mais quatro tabelas vinculada a carteira de vendedores

São elas:

  • Perfil carteira do vendedor;
  • Tipos de Cliente por vendedor;
  • Percentual perfil por vendedor;
  • perfil tipo de cliente por vendedor.

Gestão vendedor

Visão geral do vendedor pesquisado.

Metas e Performance

Performance

Consulta de vendedor para verificar suas metas.


Visão Geral

Informações geral em números das vendas do vendedor

Gestão de visita vendedor

Informações do vendedor conforme 


Reunião Semanal

Em desenvolvimento.

Definições de metas

Mostra a lista de vendedores ou e possível consultar um vendedor do qual selecionado, mostra as metas.


6. Gráficos

Relatório VEP

Consulta


Painel de consultas de vendas, gráfico relacionado ao período de analise de vendas.

O relatório inicial traz uma consulta conforme filtros estabelecidos, o que gera os gráficos.

Estão disponíveis os seguintes gráficos


1 Participação de Vendas - Vendas Internas (Oficina) x Vendas Externas (Balcão)
2 Volume de Vendas - Balcão x Oficina
3 Faturamento vs Lucro Bruto em Vendas Balcão
4 Faturamento por Força de Vendas - Balcão
5 Vendas Balcão - Objetivo vs Realizado
6 Vendas Balcão - Objetivo vs Realizado de Faturamento dos Balconistas
7 Vendas Balcão - Objetivo vs Realizado de Faturamento dos Tele-Peças
8 Objetivo vs Realizado de Faturamento dos Vendedores Externos
9 Lucro Bruto Balcão - Objetivo vs Realizado
10 Lucro Bruto Balcão - Objetivo vs Realizado Lucro Bruto Tele-Peças
11 Lucro Bruto Balcão - Objetivo vs Realizado Lucro Bruto Balconistas
12 Vendas Balcão - Objetivo vs Realizado de Lucro Bruto dos Vendedores Externos
13 Vendas Balcão - Ticket Média
14 Vendas Balcão - Ticket Médio por Força de Vendas
15 Vendas Balcão - Segmentação
16 Vendas Balcão - Vendas Perdidas
17 Vendas Balcão - Lucro Bruto Segmentado
18 Vendas Balcão - Participação no Lucro Bruto
19 Fornecedores de Peças
20 Estoque de Peças
21 Nível de Obsolência
22 Vendas por Vendedor - Faturamento TOP 10

Gerencial

Em desenvolvimento.

Análise Peças

Em desenvolvimento.

7. Iniciar Monitor SQL


Gera um log de monitoramento dos SQL usados quando este botão e acionado, após a desativação o mesmo cria um log para possíveis consultas do comportamento do SQL.

8. Configurações

  • Sem rótulos