Para estabelecimentos em que realizam a venda de serviços de beleza ou pacote desses serviços, é comum acontecer primeiro o orçamento desses serviços antes de ser efetivada a venda e realizado o serviço no cliente. Neste caso, acontece um orçamento com prospect, que é quando o cliente só faz um orçamento e por isso não quer fazer já o cadastro na loja. Desta forma, o usuário terá a possibilidade de realizar pré-vendas/orçamentos de serviços, pacotes de serviços e produtos para um prospect.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • Para o orçamento de um prospect, é necessário configurar os campos obrigatórios para o cadastro de um nas configurações no cadastro de CRM em CRM > Clientes/Fornecedores (Novo), através do ícone .
  • Nas configurações do Venda Fácil, no grupo de Preferências do Usuário, o campo "Série para Serviços" deve estar configurada para RPS;
  • Para realizar a criação uma pré-venda/orçamento com um prospect pela tela de identificação do cliente, é necessário que o parâmetro "Realiza cadastro de prospect" esteja ativado.

Executando a Rotina

Para iniciar o orçamento, insira um serviço na tela inicial de vendas.


Incluir serviço na venda


Também será possível inserir pacotes de serviços no orçamento. Todos os serviços incluídos no pacote poderão ser visualizados.



Ao clicar em "Pré-Venda", será exibida a tela para preencher as informações do prospect. Somente os campos marcados no CRM serão obrigatórios.


Preencher prospect


O sistema poderá identificar se as informações preenchidas são semelhantes a clientes já cadastrados e irá sugeri-los para selecionar.


Clientes sugeridos


Na tela de pagamento escolha uma forma de pagamento. Em seguida clique em "Finalizar".


Selecionar forma de pagamento


Assim a pré-venda será gerada normalmente. Os orçamentos de serviços realizados ficarão disponíveis em Vendas em Aberto para efetivá-los.


Detalhamento de uma pré-venda


Caso a pré-venda tenha só o prospect identificado, o sistema não irá permitir efetivar antes de cadastrar um cliente.


Completar o cadastro do cliente


  • Sem rótulos