Assunto
Processo completo para atualização de certificado Renave

Produto

Linx DMS/Bravos

Menu

Veículos > Integração > Renave > Zero

Data

 

Autor

Nicolas Cristiano Pereira Lermen 

Área

Segmento Suporte Automotivo



Sumário

Finalidade

Essa página tem por finalidade instruir no processo de atualização do certificado para o funcionamento da Integração Renave.

Abrangência

Este manual é destinado a todos os concessionários que utilizam a integração Renave Zero


Aplicação

Diretório do Certificado Digital

A integração Renave Zero, depende inteiramente do serviço do LinxDMS. sendo assim o recomendado é criar uma pasta dentro do diretório C:\Inetpub e inserir o certificado neste diretório:

Obs. O diretório não deve ser o de qualquer máquina, deve estar localizado na máquina que é responsável pelo IIS (LinxDMS)
Obs. O certificado obrigatoriamente precisa estar em extensão .PFX

Verificar onde se encontra o servidor do LinxDMS
Menu: Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas > Aba Parâmetros


Acessar o servidor e após criar a pasta, inserir o certificado em extensão .PFX

  1. Compartilhamento e Permissões

  2. Com o certificado no diretório correto, agora devemos compartilhar a pasta e definir permissão total a Todos, para que seja acessível e selecionado por qualquer máquina da rede.

    1 - Clicar com o botão direito em uma área vazia da pasta > Clicar em propriedades e seguir o passo a baixo conforme ordenação:


    2 - Ainda nas propriedades da pasta, acessar a aba Segurança e liberar permissão total para "Todos"




    Atualização do Certificado no Sistema

  • Agora com o Certificado corretamente alocado em seu diretório e acessível, devemos atualizar o diretório no menu: Configuração > Cadastros > Empresas e revendas, aba Parâmetros > Renave.
    Obs. O caminho do certificado deve ser antecedido pelo endereço IP do servidor do LinxDMS e o nome do Certificado deve ser sucedido pela sua extensão ".PFX".

   

Atualização de Certificado no Credencia

 No CREDENCIA a importação do certificado é aceita apenas no formato .CER, então é necessário exportar o certificado instalado em .PFX para o formato aceito, através do Internet Explorer.

Processos na Máquina:

1 - Acessar as opções da internet


2 - Após seguir os passos 1 e 2 abrirá a janela para seleção do novo certificado que precisará exportar para a extensão .CER
Após seguir os passos 3 e 4 para exportação, abrirá o assistente de exportação do certificado.


3 - Clique em avançar até chegar a etapa de formato do arquivo, selecione o formato a seguir e clique em avançar.

4 - Clique em Procurar, selecione o caminho desejado para salvar o arquivo .CER (será utilizado apenas para cadastro no Credencia) e defina um nome para este certificado, após isso clique em salvar e em seguida em avançar.

Processos no Credencia:


5 - Acessar o site (https://credencia.estaleiro.serpro.gov.br/credencia-web/#/login), clicar em "Entrar com GovBR" e selecionar o certificado correto através do seguinte botão:


6 - É possível consultar o certificado vencido através do menu Solicitação > Consulta



7 - Acessar o menu Habilitação > Habilitação de Certificado > Incluir Certificado


7 - Definir Serviço/Natureza e Ambiente conforme print abaixo
7.1- Clicar em "Escolher Ficheiro" e selecionar o certificado .CER exportado anteriormente.
7.1 - Marcar a "Flag" de declaração e em seguida em Salvar



8 - Ao acessar o menu: Solicitação > Consulta novamente, é possível encontrar o novo certificado inserido e sua situação


9 - Após isso basta reabrir o LinxDMS e acessar novamente a integração Renave.

Menu: Veículos > Integração > Renave > Zero


Dicas

  1. Caso após todos os processos o sistema ainda não abra o menu Renave corretamente reinicie o servidor do LinxDMS.
  2. Caso após reiniciar o servidor o sistema ainda não abra o Renave corretamente, acesse o IIS > Pool de Aplicativos > LinxDMSPool_Config1 > Acesse as config. avançadas e altere a Identidade de "ApplicationPoolIdentity" para "LocalSystem", pare o serviço e inicie novamente "pode ser que ocorra erro umas 4x ao tentar iniciar o serviço novamente" após algumas tentativas será iniciado corretamente. Reinicie o servidor geral e tente acessar o Renave.


  • Sem rótulos