A partir da versão 3.0.6.13 o Linx Big passou a ter uma configuração para verificar se no momento do cadastro de um novo cliente vindo pelo Web Service, possuir um CEP corresponde ao endereço no cadastro de rotas, a rota será cadastrada automaticamente.
É possível habilitar a senha do supervisor para garantir um controle da loja em Configurações > Filiais > Vendas >Configurações de Descontos Senhas e Permissões > Senha de Sup. ao Atu. Rota, essa configuração irá definir se será exigida a senha do supervisor no comportamento de atualização do endereço.
Figura 01 - Configurações Filiais
Além de habilitar essa configuração é preciso habilitar no Usuários>Permissão Supervisor.
Localize o usuário supervisor e vá até a aba Permissões Supervisor.
Figura 02 - Permissão Supervisor
Coloque "S" na opção em destaque e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.
Em algumas rotinas do sistema quando o cliente é identificado e o CEP que estiver sendo utilizado for diferente do CEP cadastrado na rota vinculada ao cliente, será realizada a atualização.
Quando um cliente novo é cadastrado através do PEC, se tiver como pré requisito uma rota e essa rota cadastrada possuir CEP corresponde ao do cliente que está sendo cadastrado será realizada a locação da rota automaticamente,
Cadastro de Rotas
Clique aqui para expandir...
Como pré requisito para essa funcionalidade é preciso ter rotas cadastradas.
Para cadastrar um rota vá em Cadastros > Rotas será aberta a tela de Cadastro de Rotas, aperte a tecla F5 para abrir o tela de cadastro.
Figura 02 - Cadastro de Rotas
Preencha os campos corretamente
Figura 03 - Cadastrando Rota
Os campos para o cadastro são:
- Nome da Rota - É o nome que deseja dar a rota;
- Tempo Máx.(min) - Tempo máximo em minutos para a entrega;
- Tempo Min.(min) - Tempo mínimo gasto pra realizar a entrega em minutos;
- Tempo Médio(min) - É o tempo médio realizado nas entregas em minutos;
- CEP Inicial - É o inicio da faixa do CEP ;
- CEP Final - É a faixa de CEP até onde a rota irá ser identificada;
- Entrega por - Define se a entrega será feita por motoqueiro ou pelo Correio;
- Valor de Entrega - Define a partir de que valor será realizada entregas.
Quando for cadastrar uma nova rota e a faixa de CEP já existir será exibido uma mensagem informando que tal rota já existe.
Figura 04 - Faixa de CEP existente
Após concluir o preenchimento de todas as informações clique em para salvar as informações.
Cadastrando Clientes Novos
Clique aqui para expandir...
Quando um cliente não possuir cadastro no sistema Big e for realizada um venda para esse cliente que já esteja no Web Service, o sistema Big busca os dados desse cliente no cadastro do PEC, e realiza o cadastro no sistema Big, onde possui uma rotina que realizará uma comparação do CEP vindo do Web Service com os CEP's cadastrados no Cadastro de Rotas e alocará essa rota ao cadastro.
Na tela de vendas, quando pesquisar um cliente e este estiver cadastrado no PEC, ao busca-lo serão exibidas as informações,
Figura 05 - Vendas Caixa
Com isso a partir do momento em que clicar no botão Linx Big Farma já realiza uma cópia do cadastro desse cliente em sua base, e realiza uma rotina de comparação do CEP vindo do Web Service com os CEP's alocados no cadastro de rotas, e realiza automaticamente a locação a rota correta.
Figura 06 - Informações do Cliente
O Linx Big Farma já cadastra o cliente e aloca a rota correspondente.
Figura 07 -Cadastro de Rotas
Clientes com Rotas Cadastradas
Clique aqui para expandir...
Se o cliente já possui cadastro no Linx Big Farma e já existe uma rota alocada, mas essa rota é diferente da faixa de CEP do cliente, o sistema exibirá uma mensagem perguntando se o usuário deseja atualizar a rota para a rota correspondente dentro do cadastro.
Figura 08 - Mensagem
Clicando em o cadastro será atualizada e rota adequada será alocada automaticamente.