Integração Linx DMS – ETKA VW.
Produto | Linx DMS |
---|---|
Menu | Peças-Atendimento |
Data |
|
Autor | |
Área | P&D DMS Porto Alegre |
Comunicação do ETKA com o Linx DMS para troca de informações
Este processo destina-se a todas as concessionárias da marca Volkswagen Caminhões.
O Webservice de comunicação do Etka com o Linx DMS permite que a rede de concessionárias VW Caminhões tenha acesso a funcionalidades de troca de informações que vão otimizar seus processo diários.
As funcionalidades disponíveis neste processo são:
- Estoque Disponível do Concessionário;
- Locação de Estoque do Item;
- Preço de Venda do Item;
- Listagem de Vendas Balcão e Ordens de serviço em Andamento;
- Orçamento-Inclusão de itens em Atendimentos de Vendas Balcão em Aberto e ou Ordens de Serviço
Abaixo o detalhamento deste processo
Recebimento de dados da integração Linx DMS ETKA VW
O Linx DMS ETKA VW é um WebService que faz a integração da ferramenta ETKA com o Linx DMS. Ele faz o recebimento das informações dos processos integrantes do projeto os dados e efetua o devido tratamento para cada um deles.
Pré-requisitos para utilização do processo ETKA
Para poder utilizar o serviço do Linx DMS ETKA VW é necessário que seja realizada a instalação da versão mais recente do Linx DMS a partir da página oficial do Linx Share, pois esta instalação garantirá os arquivos necessários para a utilização do processo Linx DSM ETKA VW.
Configuração do Banco de dados
A configuração do banco de dados para o funcionando do Etka deve ser realizado através do Configurados do Linx DMS, informando o DN e o Nome de um Vendedor. Além das configurações para o acesso da Maquina e o Banco de dados, deve ser informados os dados no campo EtkaVW conforme imagem abaixo.
• Numero DN:
Informar o Dealer Number da revenda;
• Vendedor:
Figura 1- Linx DMS
Testes do serviço
Para verificar se a camada de conexão com o banco de dados está em funcionamento, abra o navegador e informe a seguinte url: http://localhost:81/Services/EtkaVW.dll
Obs.: O valor após os “:” (dois pontos), que é a porta utilizada, pode variar dependendo da configuração do servidor.
Exemplo de como deve apresentar a tela com Sucesso na comunicação:
Figura 2-Navegador Etka
Importante: O caminho indicado no navegador deve ter teu acesso Liberado a todos os usuários que utilizam o Etka, então avaliei os bloqueios de Firewall.
Uma vez que a camada de conexão com o banco estiver ativa, o Linx DMS ETKA VW estará pronto para uso.
Utilização do processo.
A partir das configurações realizadas, ao utilizar o ETKA as consultas e trocas de informações passam a ocorrer.
Importante: A telas do Etka apresentados neste manual foram adicionadas como forma de ilustração de como o processo apresenta as informações. As dúvidas sobre a utilização das funcionalidades neste programa devem ser direcionadas ao Suporte da OIC.
Estoque Disponível do Concessionário, Locação e Preço de Venda do Item:
Transmissão dos dados de quantidades, locação e os valores dos itens existentes na base dos concessionários. Essa transmissão é feita sob demanda, ou seja, as requisições são atendidas conforme são disparadas pela ferramenta do ETKA e recebidas via WebService da concessionária.
Quando consultado uma peça no Catálogo e esta estiver cadastrada no Linx DMS da concessionária, o webservice irá retornar a tela do Etka as informações do estoque disponível, preço de venda e locação do item.
Figura 3-Estoque
Listagem de Atendimentos e Ordens de Serviço em Aberto:
Transmissão dos dados de Vendas Balcão e Ordens de Serviço em aberto na base dos concessionários.
Lista apenas dados gerais do Atendimento/ Ordem de serviço, tal como ID da venda (contato), cliente e data de criação e chassi quando for Ordem de serviço.
Essa transmissão é feita sob demanda, ou seja, as requisições são atendidas conforme são disparadas pela ferramenta do ETKA e recebidas via WebService da concessionária;
Quando consultado os orçamentos em abertos no Etka, o webservice irá retornar a lista dos orçamentos:
Figura 4- Listagem
Nesta tela serão apresentados no campo Nº.Ped o número do contato referente ao Atendimento Balcão ou Ordem de Serviço aberta.
Os Atendimento de Balcão são identificas pelo número do contato e nome do cliente. As ordens de serviço apresentam além o número do contato e nome do cliente, o chassi do veículo.
Figura 5-Contatos
Importante: todos os Atendimento/ Ordens de serviço serão exibidos para todos os usuário que utilizam o Etka.
O usuário pode selecionar o Atendimento/Ordem de serviço que vai utilizar e iniciar o processo de geração do Orçamento a ser transmitido para o Linx DMS.
Orçamento-Inclusão de itens em Atendimentos de Vendas Balcão em Aberto e ou Ordens de Serviço
A Inclusão de itens em um Atendimento ou uma Ordem de Serviço será efetuada desde que seja fornecido no orçamento do Etka o Nº do Pedido ( Contato) ou o número do cadastro do cliente existente no Linx DMS. Esta operação somente pode ser realizada enquanto o atendimento estiver aberto no DMS.
Para os Atendimentos do Balcão serem exibidos no Etka, eles tem que ser gerados primeiro no Linx DMS e ter ao menos uma peça incluída.
Para as Ordens de serviço serem exibidas no Etka, elas tem que ser geradas primeiro no Linx DMS. Uma dica importante para a geração dos orçamentos no Etka que serão transmitidos a uma OS é que, no Etka não é possível indicar em qual solicitação da OS as peças serão adicionadas então, todo orçamento gerado será transmitido sempre para a "ultima" solicitação.
A Dica é que as solicitações dentro da OS podem ser feitas sob demanda, desta forma, pode-se ir gerando os orçamentos no Etka e adicionando as peças.
Uma vez que a OS já possui varias solicitações, os orçamentos transmitidos serão adicionado somente na ultima solicitação.
Importante: Somente peças com Saldo no concessionário são transmitidas.
No Exemplo abaixo , o orçamento está sendo montado para uma Ordem de serviço
Figura 6-Contato Oficina
Figura 7-Contato Oficina
Após incluir todas as peças no orçamento, usar a opção destacada para realizar a transmissão para a ultima solicitação da Ordem de serviço.
Figura 8-Contato Oficina
Após realizar a transmissão, ao acessa a Ordem de serviço, as peças já farão parte da solicitação.
Importante ressaltar que as telas do Etka apresentados neste manual foram adicionadas como forma de ilustração de como o processo apresenta as informações. As dúvidas sobre a utilização das funcionalidades neste programa devem ser direcionadas ao Suporte da OIC.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.