ASSUNTO

Processos da gestão de estoque de peças de simples remessa (Livre de Débito)

ProdutoBravos
Menu

Incluso no Manual

Data

 

AutorAlessandro Ribeiro
ÁreaP&D DMS Porto Alegre
FINALIDADE

Processo de recebimento de peças em simples remessa e saída de itens livre de débito

ABRANGÊNCIA

Este procedimento refere-se a concessionárias da marca Volkswagen (Bravos)

APLICAÇÃO

Este documento são descritos os procedimentos de configuração e utilização do Linx DMS referentes ao processo de peças livre de débito Volkswagen, desde o recebimento destas peças em notas fiscais de simples remessa até a saída das mesmas através da OS Livre de Débito.

Neste controle, as peças recebidas em simples remessa terão seu saldo considerado como "Pertence a terceiros" de forma que a saída das mesmas irá sempre ler este saldo para realizar a baixa do estoque.

NOTA:

A função 869 foi inclusa no Linx DMS. Como padrão, essa função é criada para todos os usuários, isso permite ao usuário realizar o processo de Gestão de Estoque de Peças Livre de Débito.

CONFIGURAÇÃO DO BRAVOS


1 - Manutenção de parâmetros do Bravos.

MENU: Bravos > Oficina > Parâmetros > Módulo

  • Nos parâmetros de Oficina, aba "Garantia", marcar a opção <Emissão de NF de Peças Livre de Débito VW>, com isso habilitará o quadro "Emissão de NF de Peças Livre de Débito VW".
  • Configurar o Tipo de Transação, Condição de Pagamento e o Cliente que serão utilizados para emissão da nota de Descrição de Devolução.
  • Possui "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item.

Figura 1. Manutenção dos parâmetros VW

CONFIGURAÇÃO DO LINX DMS

1 - Manutenção do Código Fiscal de Operação

MENU: Bravos > Configuração > Cadastros > Código Fiscal

Na aba "Outras opções" foi incluído o parâmetro "CFOP utilizado para Entrada de Itens Livre de Débitos VW", que serve para o controle de notas fiscais de entrada livre de débito.

Deverá ser indicado um código fiscal para ser utilizado nas entradas de itens de simples remessa.
















Figura 2. Manutenção do Código Fiscal de Operação


CONFIGURAÇÃO DO FÁBRICA


1 - Manutenção de Parâmetros do Fábrica

MENU: FábricaVW > Fábrica VW > Parâmetros

Na aba "Peças", foi incluído o parâmetro "Transação de Saída para Itens Livre de Débito",

Serve para controle da transação que será utilizada na emissão de notas fiscais de garantia referentes aos itens Livre de Débito.


         Figura 3. Manutenção dos parâmetros VW


UTILIZAÇÃO DO PROCESSO


1 - Entrada de Notas Fiscais 

MENU: Bravos > Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada

Para que o processo seja executado corretamente :

        -   Utilizar o CFOP para o Código de Operação que foi marcado o campo "CFOP utilizado para Entrada de Itens Livre de Débitos VW" (conforme a figura 2).

        -   Cadastrar a referencia cruzada para a transação de entrada a ser utilizada para esta operação (figura 1).

             Essa referência considera o cliente, a categoria do cliente, o tipo da transação e o código de tributação do item.

       - Com o parâmetro CFOP configurado com o código referente a operação de simples remessa, os itens serão alocados no campo "Pertence a Terceiros",  a fim de controlar corretamente as peças desse processo 


Figura 4. Tela de inserção para os itens de entrada


Após entrada da nota fiscal é possível consultar o saldo do item para conferência da entrada da peça

MENU: Bravos > Peças > Consultas > Itens do Estoque

Aba Detalhes >Estoque - Campo "Pertence a Terc."

Figura 5. Consulta gerencial de peças 


2 -  Criação de solicitações de garantia em Ordens de Serviço

Menu Bravos > Oficina > Atendimento

Nas telas do Bravos onde é possível realizar atendimento ao cliente com a inclusão de solicitações tipo garantia, clicar com o botão direito do mouse, em cima do grid onde localizam-se as solicitações. 

Serão listadas as opções do menu, selecione a opção "Criar Solicitação Livre de Débito"

                                    Figura 6. Abertura de Atendimento, Criar solicitação Livre de Débito

A solicitação Livre de Débito será destacada na cor cinza.

O sistema não permite alterar o "Tipo do serviço do serviço" quando a solicitação for referente uma campanha Recall e tiver itens alocados.


3 - Requisição de peças em solicitações Livre de Débito

Ao efetuar a requisição de itens em solicitações livre de débito será considerada como disponível a quantidade do campo "Pertence a Terceiros" no estoque, e não a quantidade do campo "Contábil". Será considerado também, o preço de reposição da peça.

Figura 7. Seleção de peças


Na imagem abaixo é possível verificar a quantidade Pertencente a Terc, que é a exibida na Figura 7, coluna Disponível

Figura 8. Consulta Gerencial de Peças (Aba "Estoque")


Na imagem abaixo é possível verificar o Valor de Reposição da peça,  que é a exibida na Figura 7, no campo Preço

Figura 9. Consulta Gerencial de Peças (Aba Informações Gerenciais, sub aba "Cadastro e Valores")


Processo automático de seleção de peças Livre de Débito

Para acessar o processo automático de requisição de itens, na tela de "Seleção de Peças" acessar o botão "Notas Fiscais Livre de Débito"

Figura 10. Seleção de peças - Botão Notas Fiscais Livre de Débito (869)


Na tela de seleção, realize um dos filtros disponíveis e para selecionar a nota na aba Resultado com duplo clique ou clicando no botão na parte inferior esquerda da tela.

                        Figura 11. Seleção de notas fiscais de entrada Live de Débito


Para o processo automático, somente é permitido selecionar 1 nota fiscal de entrada por vez.

O Bravos irá importar para a tela de seleção de peças, os itens da nota fiscal de entrada que foram realizados com uma CFOP Livre de Débito, desconsiderando outros itens de CFOP normal.

Nessa importação automática o Linx DMS também irá trazer, dentro da quantidade que foi dado entrada na nota fiscal, a quantidade disponível na sessão de estoque de "terceiros", ou seja, se na nota fiscal de entrada selecionada, um determinado item foi realizado a entrada de 5 unidades e no estoque de terceiros somente há disponível 3, o Linx DMS considerará somente os 3, bem como caso haja uma quantidade maior ou igual a constante na nota fiscal de entrada selecionada a operação será executada com a quantidade total ao qual foi realizado o item na nota.


        Dependendo da quantidade de itens Livre de Débito constantes na nota fiscal de entrada este processo pode demorar alguns minutos.

        Durante esse processo será exibido uma mensagem como visto na figura abaixo, indicando que o processo está sendo realizado pelo Linx DMS.

      Figura 12. Seleção de Peças ( Processo automático de seleção de peças Livre de Débito)


Ao final do processo, será exibido uma mensagem informando a conclusão do processo.

              Figura 13. Mensagem de conclusão do processo automático


4 - Finalização de OS (Enviar Ordem de Serviço para o Caixa)

MENU: Bravos > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção

Selecione a ordem de serviço criada, clique no botão "Peças/Serviços" para realizar a solicitação das peças da Ordem de Serviço

                                                                                

                                                 Figura 14. Manutenção da Ordem de Serviço


      No botão "Valorização", teremos a visão da Ordem de Serviço. Este relatório exibe as peças normais e Livre de Débito destacadas por seção.         

      OBS: As peças Livre de Débito não têm seus valores somados no campo "Total Geral" deste relatório.      

     

Figura 15. Manutenção da Ordem de Serviço 


     Ao clicar no botão Encerrar Ordem de Serviço , será exibido os dados para conferência.

     Clicar no botão "Nota Fiscal" para que o Linx DMS envie os dados para o Frente de Caixa

   

Figura 16. Encerramento de Ordem de Serviço


   Caso a Ordem de Serviço contenha solicitações Livre de Débito e Solicitações normais o processamento será dividido em 2 partes:

        - O Linx DMS irá processar e gerar a nota fiscal para as peças Livre de Débito exibindo a tela de dados da Emissão de NF Livre de Débito.

Figura 17. Dados da NFE Livre de Débito


       Clicando ok, o DMS irá exibir a mensagem "NF Descr. Livre de Débito enviada ao Frente de Caixa", finalizando o envio da NF Desc. Livre de Débito.

      Figura 18. Conclusão do processamento da Nota Fiscal (peças livre de débito)


 Caso na mesma OS haja peças normais e peças Livre de Débito, o processo irá prosseguir e em seguida serão processados as peças normais 

  Após concluído irá exibir a mensagem "Ordem de Serviço enviada para o frente de caixa"

                                      Figura 19. Conclusão do processamento da Nota Fiscal (peças normais)


Menu Bravos > Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção

 - Incluído a opção possibilitando filtrar o contato referente a solicitação Livre de Débito vinculado a Ordem de Serviço.

                                 Figura 20: Consulta Manutenção Movimento Nota Fiscal.


O resultado da consulta trouxe todos os contatos vinculados a Ordem de Serviço informada, inclusive o contato referente a Solicitação Livre de Débito. 

                    Figura 21: Resultado do filtro por número de Ordem de Serviço/NF. Livre Débito.


Menu Bravos > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção > aba Dados Gerais

  • Incluído o campo "Contato Livre de Débito" destacando a informação do contato referente a campanha Livre de débito. Este campo será apresentado somente após o contato Livre de Débito for criado.

          Figura 22: Destaque do contato Livre de Débito na manutenção da Ordem de Serviço.


Menu Bravos > Faturamento > Consulta / Relatórios > Operações Fiscais

  • Iniciando o cancelamento através da nota referente ao contato Livre de Débito o sistema automaticamente irá cancelar o contato vinculado a solicitação Livre de débito.

                       Figura 23: Cancelamento do contato Livre de débito.


Menu Relatórios > Peças > Estoque de Peças

  • Incluída a opção Pertence à Terceiros, possibilitando gerenciar a quantidade de itens Pertencentes a Terceiros disponível em estoque.

                          Figura 24: Relatórios de Estoque de Peças.


Relatório do Estoque incluída a coluna P Terc destacando a quandida disponível em estoque do item Pertencentes a Terceiros.


NOTA:

Caso a Ordem de Serviço contenha somente Peças Normais ou Peças Livre de Débito, o Linx DMS somente realizará um dos processos de acordo com o existente, dessa forma, a mensagem de resultado será respectiva ao processo realizado.



DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

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