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Instalar LinxDMSDS e configurar o serviço no IIS
Requisitos para instalação:
- Liberação de uma porta liberada para acesso via Internet, padrão 8085.
- Redirecionamento da porta para máquina onde estará o LinxDMSDS.
- Ter o LinxDMS já instalado e funcionando.
- Banco de Dados na versão 5.00 ou superior.
Figura 1: Esquema de funcionamento
Instalador e configurador do LinxDMSDS
Rodar o Instalador e configurador do LinxDMSDS (deve rodar como administrador).
Figura 2 Chamada execução instalador
Tela inicial do instalador.
Figura 3 Tela inicial do instalador
Confirme a instalação.
Figura 4 Iniciando instalação
Após terminar a cópia dos arquivos, selecione iniciar LinxDMSDS e clique em Concluir.
Figura 5 Final instalação arquivos e início configuração
Iniciará o Configurador do LinxDMSDS (deve rodar como administrador), defina a porta liberada.
Figura 6: Tela Configurador definir porta
Definir usuários com credenciais administrativas para poder configurar o IIS.
Figura 7: Tela Configurador credencias administrador na máquina
Teste as credenciais do administrador.
Figura 8 Tela Configurador teste credencias do administrador
Colocar os dados do Bando de Dados, cuide para onde irá apontar, se é homologação ou produção (campo Database).
Figura 9: Tela Configurador Banco de Dados
Testar Conexão para confirmar os dados do banco de dados.
Figura 10 Tela Configurador teste da conexão do banco de dados
Colocar Empresa e Revenda padrão, depois clicar em "Salvar e Configurar".
Figura 11 Tela Configurador definição empresa e revenda
Iniciará o processo de configuração do Internet Information Server.
Figura 12 Tela Configurador processando configurações
No final do processo aparecerá mensagem da conclusão da configuração, pode fechar a janela.
Figura 13 Final configuração da API
Para confirmar se o serviço está funcionando na máquina local pelo navegador.
Figura 14 Resultado teste no navegador
Configuração parâmetros no Apollo/Bravos
Para o correto funcionamento de todos métodos da API LinxDMSDS, é necessário a configuração dos parâmetros do serviço Flychats em cada empresa/revenda que deseja habilitar.
Seguem abaixo as instruções de parametrização.
No programa principal Apollo/Bravos vá em menu:
Configurações → Cadastros → Empresas e Revendas
Figura 15 Caminho nos menus para Empresa e Revendas
Para cada empresa/revenda que deseja usar, vá até aba Flychats.
Figura 16 Caminho para aba Flychats
Ative "Utilizar Integração Flychats" e configure os demais campos conforme abaixo:
- Consultores, são os consultores habilitados a receber os clientes no atendimento;
- Usuário, é o usuário para agendamento;
- Departamento, é o departamento de oficina para agendamento;
- Motivo Alteração.
- Origem.
- Tipo Contato.
- Subtipo Contato.
- Tipos Transações.
Cadastre de acordo com as regras de negócios definidas pela empresa para uso do Flychats.
Estas informações serão utilizadas para o agendamento, portanto, é importante que o consultor (vendedor) informado tenha horários da recepção cadastrados tanto para os dias úteis como para o sábado (vide mais abaixo).
Para versão 5.01 do sistema, aparecerá os mecânicos que são selecionados, clicando no botão ao lado do campo onde deve ser marcado os mecânicos que serão usados pelo Flychat.
Figura 17 Tela para versões 5.01 em diante
Figura 18 Tela para versões 5.00 e anteriores
Para configuração dos horários do consultor (vendedor), vá no menu:
Faturamento → Cadastros → Vendedores → Cadastro Vendedores.
Figura 19 Caminho nos menus para Cadastro Vendedores
Configure um Horário da Recepção e outro Horário da Recepção para Sábado. Para configurar os Horários, veja mais abaixo.
Figura 20 Configuração dos horários recepção
O requisito para que o vendedor seja listado no parâmetro Consultores da aba Flychats, é ter marcado a opção Receber Contatos.
Figura 21 Habilita opção Receber Contatos
Para Configuração do Horários da Recepção, vá no menu:
Oficina → Cadastros → Horário → Atendimento da Recepção.
Cadastre ou ajuste os Horários da Recepção conforme atendimento desejado.
Configuração do Situação Crédito vá no menu:
Faturamento → Parâmetros → aba Clientes.
Verificar para que entrada "Situação de Crédito a ser utilizada na inclusão de um cliente novo" não esteja vazia.
Para Configuração do Tipo Cliente, vá no menu:
CRM Plus → Parâmetros → Módulos.
Verificar para que a entrada "Tipo Cliente" a ser utilizada na inclusão de um cliente novo não esteja vazia.
Figura 22 Caminho para configurar Tipo Cliente
Figura 23 Configuração Tipo Cliente
Vínculo do Tipo de Serviços com Solicitações no Agendamento
Quando um agendamento é realizado pelo serviço do Flychats, são lançadas solicitações como revisão, alinhamento, etc. Essas solicitações tem ligações com Tipo de Serviço (TP), que já são utilizadas no agendamento manual.
Por exemplo, solicitação de "Revisão" usa TP "CR", ou solicitação "Alinhamento" usa TP "OF".
Como o cadastro de TP varia de empresa para empresa, é importante passar estes vínculos Solicitação = TP para equipe da Flychats faça os corretos ajustes.
Segue abaixo uma tela do atendimento sinalizando onde o TP aparece:
Abaixo tela das configurações dos Tipos de Serviço (Oficina > Cadastros > Tipo de Serviço)
Uma vez configurados os parâmetros, podemos passar para uso dos serviços da API LinxDMSDS.
Agradecemos sua atenção na correta configuração do sistema.