ESTE MANUAL DESTINA-SE AO AUXÍLIO NA PARAMETRIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO LINX DMS COM O XENTRY PORTAL PRO

Requisitos técnicos

  • DMS SISDIA versão v07.30 ou superior
  • Monitor de Integração versão v1.0.23d
  • Windows Server com Informix Client instalado
  • Processo XENT0000.42r instalado no CRONTAB do Linux através dos shells Run_XENT0000.sh e Run_XENT0000_restart.sh. (Clique aqui para baixar os arquivos)

Configuração do ambiente

MONITOR 

MONITOR DE INTEGRAÇÃO deverá ser instalado e configurado em um Servidor Windows com o Client Informix instalado. Este executável encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos. A imagem abaixo mostra a tela inicial do Monitor.
 
Para configurar os parâmetros de integração, acesse o menu superior: 
Arquivo  Propriedades.
 

O quadro "Banco de Dados" deve receber os dados de conexão com o banco SISDIA do LinxDMS. Deve ser informado o tipo "Informix". O Host deve ser o nome configurado no Client Informix (tela abaixo). O nome do Banco, Usuário e Senha já devem estar configurados em um ambiente onde o LinxDMS já está rodando normalmente. Estes dados são fornecidos pelo TI da empresa.
No quadro "XENTRY" devem ser informados os dados de conexão com o XENTRY Portal Pro. Todos os dados relativos à conexão com Web Service, Linha Persistente e Usuário de acesso ao portal são fornecidos pela Mercedes.
Neste quadro também deve ser informado para qual Filial o monitor irá trabalhar. Para operar com múltiplas filiais, deverão ser instalados monitores em diferentes "Pastas" no servidor, refletindo a estrutura das filiais. Todos os Monitores deverão estar em funcionamento e cada um deles, configurado para uma filial distinta.
 
O Client Informix deve ser instalado e configurado para executar o MONITOR. Esta instalação poderá ser feita pelo setor de serviços da LINX. 

CRONTAB


O programa XENT0000 deve ficar no diretório de programas que rodam via CRONTAB no servidor LINUX. São 2 arquivos de Shell para disparo: 
Run_XENT0000.sh é o shell para instalação e execução do programa, que encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos.
Run_XENT0000_restart.sh é o shell de restart da aplicação, que também encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos. 
Exemplo de configuração do CRONTAB:

  • 6-23 * * * /root/bin/Run_XENT0000_restart.sh >>/tmp/Run_XENT0000_restart.1.log 2>>/tmp/Run_XENT0000_restart.2.log 
    Observação: Somente o shell Run_XENT0000_restart.sh é configurado no CRONTAB.

Parâmetros de integração

CADA0900

Deve existir o registro "Código Integração = XENTRY" para as filiais que possuem os processos de oficina integrado com o XENTRY. A integração deve estar "On Line".
 

XENT1000

Este programa fornece uma série de parâmetros úteis para a execução do XENTRY.
Os parâmetros são configurados por filial, e estão subordinados ao parâmetro de integração no CADA0900, ou seja, cada filial que utiliza o XENTRY deverá ter sua própria configuração no XENT1000. A imagem abaixo mostra a tela de parâmetros:

Tipo de Ordem Default (Invoice Code) para ITENS: parâmetro utilizado quando o consultor cria um novo item (reclamação) no PORTAL. Ao ser importado para o DMS, esta reclamação será um novo item na Ordem de Serviço. Se o item for criado vazio (sem peças e serviços), então o Tipo de Ordem utilizado para classifica-lo será o deste parâmetro.
Tipo de Ordem Default para SERVICE MEASURE: parâmetro utilizado para criar na Ordem de Serviço itens que serão abertos para tratar os "Service Measures" (Medidas de Serviço) abertas automaticamente para o modelo do chassi especificado na O.S.
Envia preços ao Portal XENTRY? Informa se o concessionário quer que os preços de peças e serviços sejam enviados ao PORTAL.
Envia dados de cliente ao Portal XENTRY? Informa se o concessionário quer que os dados cadastrais do cliente sejam enviados ao PORTAL.
Classificação Padrão dos itens de Ordem de Serviço: As ordens de serviços enviadas ao PORTAL devem ter uma das seguintes classificações:

  • MAINTENANCE (Manutenção)
  • COMPLAINT (Reclamação)
  • CUSTOMER_REQUEST (Solicitação do Cliente)

Este parâmetro torna a classificação selecionada o padrão para todos os itens de O.S. abertos.
Exporta Tipos de OS das bandeiras: Este parâmetro controla quais tipos de Ordem de Serviço serão exportados para o Invoice Code do XENTRY Portal. Serão aceitas as seguintes opções:

  • MBB
  • MBA
  • DIV
  • Outras

O usuário poderá marcar uma ou mais opções para exportação. Esta importação é ativada pelo XENTRY Portal, através do botão "Import invoice markers", localizado em: 
Functions  Administration  Operation settings  Order system administration.
Tempo de Sleep entre uma consulta e outra: Este parâmetro controla o "robô" de integração do XENTRY. Ele informa em quanto tempo o sistema irá ler as requisições do PORTAL. O valor default é 1 segundo para cada intervalo de leitura.
Hora de finalização automática do processo CRON: 
URL do Portal XENTRY Pro: É a URL informada pela Mercedes para abrir automaticamente o XENTRY Portal Pro após o envio de uma ordem de serviço.


Correlação LINX-DMS ←→ XENTRY

PROP1000

Todo produto original cadastrado deve estar relacionado com o XENTRY (PartNumber) através do campo Lista Fábrica, ou seja, este campo deve conter a identificação da peça no portal XENTRY.
 

CADP0130

Todo serviço original deve estar cadastrado no campo Código serviço. Este código identificará o "WorkItem" no Portal.
 

DIAG0200

Os pacotes de serviço originais devem estar relacionados ao Código de Defeito informado pela montadora.
Além disso, os pacotes de serviço originais devem ser cadastrados com o código do pacote informado pela fábrica no campo Sigla do Pacote.
 


Fluxo do processo

  • ORDEM DE SERVIÇO
  1. OFIC1000: agente abre O.S. e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: O.S. é manipulada pelo agente, podendo incluir pacotes, peças e serviços.
  3. XENTRY: agente dispara requisição de consulta aos preços através do serviço GetPrice.
  4. XENT0000/MONITOR: DMS responde à requisição.
  5. XENTRY: envia a O.S. de volta ao DMS através do serviço TransferJobToDMS.
  6. OFIC1400: DMS requisita ou estorna peças, e reenvia ao Portal através do serviço TransferJobToASM.
  7. OFIC1570: DMS inclui novos serviços na O.S. e reenvia ao Portal através do serviço TransferJobToASM.
  8. XENTRY: envia a O.S. ao DMS para ser faturada através do serviço TransferJobToASM.
  9. OFIC3500: DMS fatura a O.S. e envia o status para o Portal via serviço FinishJob.


  • PRÉ-O.S.
  1. OFIC0375: agente abre agendamento e Pré-O.S. e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: Pré-O.S. é manipulada pelo agente, podendo incluir peças e serviços.
  3. XENTRY: envia a Pré-O.S. ao DMS  TransferJobToASM.
  4. OFIC1000: nova OS é aberta para o chassi da Pré-O.S. Esta Pré-O.S. é importada na OS  InitJob ou TransferJobToASM para a nova O.S.

OBSERVAÇÂO: O Job da Pré-O.S. deverá ser removido manualmente no PORTAL. 

  • ORÇAMENTO
  1. BALC2000: agente abre orçamento para o setor de Oficina (CADA0305 -> Produtivo = "SIM") e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: Orçamento é manipulado pelo agente, podendo incluir peças e serviços.
  3. XENTRY: envia a Orçamento ao DMS  TransferJobToASM.
  4. OFIC2005: Orçamento é importado em O.S.InitJob ou TransferJobToASM para a nova O.S.

OBSERVAÇÂO: O Job do orçamento deverá ser removido manualmente no PORTAL. 


Detalhamento do processo

ORDEM DE SERVIÇO

OFIC1000
Ao incluir uma nova Ordem de Serviço o sistema a envia a Ordem para o XENTRY através do serviço InitJob. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, como inclusão de peças, pacotes e serviços.
A transferência ocorre através do Integrador XENTRY. Após a conclusão do processo de inclusão da Ordem de Serviço no sistema, se a filial estiver integrada com o XENTRY (CADA0900), então o processo de integração será ativado automaticamente. A próxima imagem mostra o DMS enviando a ordem de serviço ao Portal:
 
A mensagem "SEM RETORNO DO XENTRY" quer dizer que a comunicação ainda não ocorreu. O sistema irá fazer 3 tentativas, o que se mostra suficiente para o Web Service enviar a Ordem de Serviço.
Caso ocorra algum problema de comunicação, como por exemplo: Integrador, ou o Portal XENTRY fora do ar, após as 3 tentativas, o sistema irá solicitar confirmação de outras 3 tentativas (imagem abaixo).
 
Se o usuário responder "Não", o DMS seguirá o fluxo normal do sistema, mantendo a Ordem de Serviço no domínio do DMS e deixando a comunicação pendente para o Integrador XENTRY.
Após a integração, a tela de monitoramento da operação apresentará a mensagem "ORDEM DE SERVIÇO INTEGRADA COM SUCESSO", conforme imagem abaixo. Neste momento o domínio da O.S. passa para o XENTRY.

OFIC1400
Quando uma Ordem de Serviço está no domínio do DMS, devido à uma operação TransferJobToDMS, o usuário poderá incluir ou excluir peças na O.S.
Ao requisitar ou estornar a requisição de peças, o sistema irá solicitar ao usuário:
"Deseja enviar esta Ordem de Serviços ao Portal XETRY?"
Caso afirmativo, a Ordem de Serviço será enviada para o XENTRY através da operação TransferJobToASM. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, até recebe-la novamente através do TransferJobToDMS. 
OFIC1570
Quando uma Ordem de Serviço está no domínio do DMS, o usuário poderá incluir ou excluir serviços na O.S.
Após terminar de incluir os serviços necessários na O.S., o sistema irá solicitar ao usuário:
"Deseja enviar esta Ordem de Serviços ao Portal XETRY?"
Caso afirmativo, a Ordem de Serviço será enviada para o XENTRY através da operação TransferJobToASM. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, até recebe-la novamente através do TransferJobToDMS. 
OFIC3500
Para faturar a O.S. o DMS deverá recebe-la do Portal através da operação TransferJobToDMS. Após a transferência, a nota fiscal de venda desta O.S. poderá ser emitida, e após isso será enviado o serviço FinishJob, indicando ao Portal que os trabalhos relacionados à esta Ordem de Serviço foram finalizados. 


Consultas

ORDEM DE SERVIÇO

OFIC1200
Se a filial estiver integrada com o XENTRY (CADA0900), este programa disponibilizará uma opção de menu chamada "Portal XENTRY"
 
Esta opção abrirá uma tela simples para mostrar os dados da OS que são relevantes para o consultor saber a situação atual da OS:


Código Portal XENTRY: é o número mundial único que a MBB atribui à um "Job" de Ordem de Serviço enviada ao Portal XENTRY.
Localização Atual: é onde está o domínio da OS após cada operação, sendo:
InitJob, GetPrices, TransferJobToAsm e FinishOrder  a O.S. está no domínio do Portal. Neste estado será habilitado na tela o botão "Portal", que irá abrir o XENTRY através do browser, acessando automaticamente a Ordem de Serviço.
TransferJobToDms  a O.S. está no domínio do DMS. Neste estado o botão "Portal" não aparece.
Última Operação: informa qual foi a última operação de comunicação (Web Service) feita com sucesso para essa OS. 


Alteração de local do documento

ORDEM DE SERVIÇO / PRÉ-OS / ORÇAMENTO

XENT1000
Poderão ocorrer situações em que será necessário "forçar" a mudança de status de um documento (O.S., PRÉ- O.S. ou Orçamento), mudando-o do Portal para o DMS SEM utilizar o "Transfer Job to DMS".
O Portal XENTRY já possui um recurso para mudar o status de uma O.S. que está no portal, para que a mesma fique sob o domínio do DMS. Para executar a mesma operação no DMS, utilize a função "Local" do XENT1000, conforme figura abaixo:

Após informar a filial, o tipo e o número do documento, o sistema irá mostrar onde ele está. 

Ao clicar em altera, o sistema exibirá a mensagem de confirmação:

Ao confirmar a transferência, o controle do documento passará para o DMS. O usuário poderá trabalhar normalmente com ela, efetuando as modificações necessárias para depois transferi-la novamente para o Portal XENTRY.