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Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.12.0


Essa ferramenta realiza o controle de créditos do ativo permanente com fração em 48 meses de apropriação.

Configurações

Parâmetros na Configuração da Filial

Para utilização do CIAP será necessário habilitar o parâmetro por filial, e para fazer essa parametrização vá ao menu Configurações > Filiais > EFD > CIAP.


Figura 01 - Configuração Filial


Marque a opção em destaque na Figura acima.

Defina o o código de ajuste no Registro E111 da UF da loja e também a quantidade de parcelas para apropriação.

Também é possível configurar os CFOP´s que serão considerados no cálculo do coeficiente, que por padrão já serão apresentados em tela, porém poderão ser alterados de acordo com a necessidade.

Basta clicar no botão , ou caso contrário, no botão .

Salve no botão ou com as teclas de atalho Ctrl + G.

Configuração por Operação

Em seguida será necessário configurar a operação no menu Cadastros > Fiscais > Configuração Tributária - Estadual/Federal.

Vá até a aba Configuração por Operação e inclua a operação de "Outras Operações - Bens do Ativo" e no campo "Operação CIAP" defina o tipo de operação, pois através dessa informação será populado os dados do histórico do bem/componente.


Figura 02 - Configuração por Operação


Preencha o restante dos campos e salve a configuração.

É possível aplicar essa configuração para outras filiais, sem que haja a necessidade de refazer toda essa operação, basta clicar no botão e selecionar a(s) filial(is) desejada(s).

Permissão no Cadastro de Grupo de Usuário

Para realizar a geração do CIAP será necessário liberar a permissão do módulo no cadastro do grupo de usuários, para isso vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários.

Selecione o grupo de usuários desejado e vá até a aba "Módulos" e na opção em destaque troque o "N" pelo "S" e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.


Figura 03 - Cadastro de Grupo de Usuários

Utilização do CIAP

Depois de todos as configurações, parametrizações e permissões realizadas, agora é hora de realizar o cadastro dos bens, e também as movimentações destes.

Cadastro de Bens do Ativo

Para realizar o cadastro dos ativos permanentes vá ao menu Cadastros > Fiscais > Bens do ativo.

Para cadastrar clique no botão e insira as informações do bem/componente.


Figura 04 - Cadastro Bens do Ativo - Dados


O botão abrirá a tela para realizar a configuração da tributação tributária (Figura 02 acima).

Na aba "CIAP" serão apresentados os dados para que seja levado para a apuração do CIAP.


Figura 05 - Cadastro Bens do Ativo CIAP


Nesse cadastro preencha os campos:

  • → Classificação: Se é um Bem ou Componente (Se for selecionado Componente será habilitado o  campo abaixo "Bem Relacionado" para que seja selecionado o bem relacionado ao componente);
  • → Vida útil: O tempo de vida útil do bem/componente em meses;
  • → Tipo: Se é Móvel ou Imóvel;
  • → Estoque: Quantidade desse Bem/Componente;
  • → Função do bem/componente: Descrição da funcionalidade do bem/componente;
  • → Centro de custos: Poderá ser digitado ou pesquisado em seu devido cadastro (menu Cadastros > Financeiros > Centro de Custos);
  • → Conta contábil: Poderá ser digitado ou pesquisado em seu devido cadastro (menu Cadastros > Fiscais > Contas Contábeis).


Os registros de entradas e saídas (todas as movimentações) dos bens poderão ser vistos nas grades "Histórico do Bem/Componente" e na grade "Histórico de parcelas do Bem/Componente" toda a movimentação das apropriações das parcelas desse bem.

Nessa grade será possível incluir, excluir, editar e realizar a manutenção necessária para o bem cadastrado.


Figura 06 - Histórico de Parcelas


Para os itens que não ficarão na loja, ou seja, aquisições para doação que não será realizada a apropriação do crédito, ou outras situações, deverá ser marcado a opção "Bem/Componente não compõe o CIAP" .

Lançamentos dos Bens do Ativo

Para realizar os lançamentos dos bens do ativo cadastrados no tópico anterior basta ir ao menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de notas fiscais de outras operações > Bens do Ativo.


Para saber como realizar os lançamentos dos bens do ativo verifique o artigo:

Para realizar entradas em bens que são da loja, como computadores, prateleiras, etc, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 01

Cadastro de operações ficais

Entre no menu Cadastros > Fiscais > Operações Fiscais e  clique no botão .

Verifique se existe alguma opção com o nome "Compra de Bens do Ativos", caso não exista, faça o download do arquivo Operações Padrão.zip e descompacte na pasta de instalação padrão do Linx Farma Big (C:\Sistemabig).

Em seguida  clique em Importar > Arquivo XML de operação fiscal.


Figura 01 - Cadastro de Operações Fiscais


Selecione o arquivo XML na pasta onde foi extraído e importe, em seguida  clique em  ou tecle F3 para que liste os cadastros importados.


Figura 02 - Arquivos Importados

Passo 02

Cadastros de Bens do Ativo

Entre no menu Cadastros > Fiscais > Bens Ativos e verifique se existe o cadastro dos produtos que serão utilizados para a entrada (Figura 06), caso contrário,  clique em  para cadastrar um novo.


Figura 03 - Cadastro de Bens do Ativo

Passo 03

Entrada de Bens do Ativo

Após cadastrar o(s) produto(s), vá até o menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de notas fiscais de outras operações > Bens do Ativo.

 Clique no campo Operação, ou na tecla F2 e pesquise e selecione a opção de "Compra de Bens de Ativos".


Figura 04 - Notas Fiscais de Outras Operações


Preencha as informações a seguir de acordo com a nota  e após selecione o fornecedor .


Figura 05 - Preenchimento da Nota Fiscal


Localize os produtos no campo Descrição/Barras ou através do botão em destaque e informe a quantidade.


Figura 06 - Produtos e Quantidades


 Clique em .

Após esse procedimento você já terá dado a entrada em bens do ativo! 


A partir da versão 3.0.15.0 - 28/07/2023 foi adicionado o parâmetro "Permitir marcação de conferência de forma automática" que se encontra no menu Configurações > Filiais> Entradas > Geral, quando habilitado sera considerado para as entradas de Bens do Ativo.

Apuração CIAP

Para realizar a apuração do CIAP (com a permissão do grupo de usuários já liberada) vá até o menu Fiscal > Escrituração Fiscal ICMS > Apuração CIAP.


Figura 07 - Apuração CIAP


Defina a filial (caso for realizado no escritório) e o período desejado e clique no botão .


Figura 08 - Demonstrativo da Apuração do CIAP


Nessa tel será visualizada a movimentação e também a totalização, podendo ser realizados filtros para pesquisa.

Após realizadas as conferências necessárias selecione o botão .


Figura 09 - Confirmação e Sucesso


Por fim basta gerar o SPED ICMS que o valor do crédito será apurado de forma automática, alimentando os Blocos G e E.




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