A conciliação de cartões será executada internamente no sistema de forma automática, foram criados tabelas e colunas por de trás das telas para atender está necessidade exigidas por muitos clientes.
Parametrizações
Para o sistema executar o processo de conciliação automática, é preciso fazer algumas configurações no sistema.
Parâmetros empresa
Parâmetros de comunicação com o WebService:
Caminho: Sistema → Parâmetros Empresa → Conciliação Boa Vista
Fazer o preenchimento dos campos, conforme mostra a imagem.
Parâmetro para Conferência de Transações POS no Fechamento de Caixa:
Aba | Titulo a Receber
Selecionar a opção Utilizar Conferência de Cartão Boavista e o tipo NSU utilizado para localizar as transações.
Após o preenchimento dos parâmetros, clique em CONFIRMAR.
Para melhor performance do sistema reinicie o EMSys.
Depois de realizar o preenchimento, o cliente terá o acesso as informações de acordo com o Webservice informado.
Cadastros
Cadastro Rede Cartão
Para o cadastro de novas redes ou alteração acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Cadastro Rede Autorizadora
1. Selecione a Conciliadora.
2. Informe o Código da rede.
3. Colocar o nome da rede.
Cadastro Bandeira Cartão
Preciso fazer o cadastro das Bandeiras, para isso acesse o menu: Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista →
1. Selecione a Conciliadora.
2. Informe o Código da Bandeira.
3. Colocar o nome da Bandeira.
Forma de pagamento
Após os cadastros de bandeiras e redes, acesse a tela cadastro da forma de pagamento o menu, Gerencial → PDV → Forma de pagamento → Cadastro de forma de pagamento PDV
Selecionar a opção "Conciliação Cartões" no cadastro da forma de pagamento, para definir a participação no processo de comparação do totalizador.
Exemplo: Transações do abastece aí não tem arquivo de conciliação.
Na aba Boa vista selecionar a Rede autorizadas e Bandeiras, para fazer o vinculo com o cadastro da forma de pagamento.
Cadastro Tipo Produto Cartão
Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Cadastro Tipo Produto Cartão
O usuário precisa definir se o tipo do produto do cartão é crédito ou debito.
Fechamento de caixa
- Selecione nas duplicatas de cartão do fechamento de caixa as que passaram pelo processo de Conciliação Automática, não permitir que o usuário faça alteração, deixar apenas alterar duplicatas que não passaram no processo.
Ativar Captura automática das vendas
Para que o processo seja executado automaticamente, realizar ativação da captura das vendas podendo ser uma maquina de usuário comum ou servidor exclusivo, escolher o usuário e clicar na opção conforme ou caminho abaixo para ativar ou desativar.
Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista | Ativar Captura automática das vendas /ou Desativar Captura automática das vendas
Ativar o serviço
Desativar o serviço
Conferência transações cartão
Nesta tela o usuário utiliza para fazer a conferência das transações de cartão.
Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Conferência transações cartão
Transações com a cor azul, são aqueles registros que foram inseridas pela conferência de transações.
Transações com a cor verde, significa que foram localizadas.
ATENÇÃO
Quando for identificado vários registro não localizados, é preciso marcar todos que vão permanecer no mesmo caixa e clicar em .
Faça a conferência dos registros selecionados para incluir no caixa.
Excluir transações
Para excluir transação, primeiro selecione todas as transações uma por uma e depois clique na opção deleta.
Extrato Transação Cartão
Nesta tela o usuário fará o acompanhamento de todos os processamentos que foram executados automaticamente com seus devidos STATUS após a ativação do serviço.
Gerencial → Financeiro → Conciliadora Boa vista → Extrato Transação Cartão
1. Filtros: Pode ser utilizado para pesquisa das conciliações, a empresa, Data ou período de transação e o Status. Caso não seja informado nenhuma das opção, ao clicar direto em Pesquisar, o sistema fará a busca de todas as transações.
2. Botão que fará a Pesquisa das Transações, para mostrar detalhadamente a situação da transação.
3. Quadro de informação das transações que foram e serão executadas.
4. Alterações das transações:
Alterar para pendente: Para realizar o processamento das informações.
Incluir pendência: Para retroativo de alguma pendência, o Status da pendência será alterado para Pendente após alguns segundos o sistema altera para Andamento e depois que for concluído o status volta para Processado.
Cancelar pendência: Para cancelamento de uma pendência clique primeiro em alterar para pendente.