ÍNDICE

Assunto


Configuração da integração de Ordens de Serviço da Renault.

Abrangência


Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Renault que devem utilizar o processo de envio de Ordens de Serviço para a montadora.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação-Atualização do produto Linx DMS Integrador.

Aplicação


Este processo efetua a transmissão das ordens de serviço para a montadora a cada atualização dela no DMS. Exemplos: Abertura da O.S., inclusão de solicitação, inclusão de novo serviço/peça, atualização da Km, faturamento, cancelamento, etc.


Importante: Sempre que ocorrer algum tipo de erro no envio, será enviada uma mensagem no correio interno do Linx DMS para o usuário que abriu a Ordem de Serviço. A mensagem informa: empresa, revenda, número da O.S. e os erros apresentados.


A lista completa de erros é apresentada no tópico "Consulta e Envio de Informações em Lote".
A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do Linx DMS Integrador para o envio das Ordens de Serviço para a montadora Renault.
Em seguida é apresentado monitor de Log utilizado nesse processo.

Configuração do Integrador


Passos de configuração:

  • Execute o programa LDIConfig.exe;
  • Acesse o menu "Configuração > Renault";
  • Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;


Figura 1: Tela de configuração do banco de dados

  • Clique em "Testar Conexão".


Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.
O campo Permanência do log no Banco possui o seguinte funcionamento: Informar o número de dias para que o log da integração seja mantido no seu banco de dados, conforme a regra descrita a seguir:

  • Dias = -1: Caso seja usado o valor -1, o log será mantido na base sem um limite de dias de permanência, ou seja, não irá apagar o log. Esse é o valor que corresponde ao modelo atual.
  • Dias = 0: Caso seja usado o valor 0(zero), nenhum log será mantido no banco de dados, ou seja, não serão gravados novos registros das integrações realizadas e todos os registros já existentes vinculados a este módulo (eLDIRenault.exe) serão removidos da base de dados.
  • Dias = 1 (ou qualquer outro valor positivo): Determina o número de dias que o log irá permanecer no banco de dados. Ex.: É gerado um log de integração no dia 01/01/2017, se o usuário definir o valor 1 neste campo, o log irá permanecer na base até o dia 02/01/2017, sendo apagado ao completar um dia na base. O mesmo vale para qualquer outro número de dias.

  • Na tela seguinte, preencha os dados para o acesso ao serviço da Renault:


Integração de Ordem de Serviço



Figura 2: Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço


Opções disponíveis:

  • Url: Endereço do webservice fornecido pela montadora.

Atualmente o endereço é: http://dmsdi.renault.com.br:8080/ESB/ServiceOrderWebServiceV3
Obs.: A URL é única para todas as configurações criadas.

  • Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Esta informação fica a critério da concessionária;
  • Descrição: Descrição da configuração;
  • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
  • Log de XML: Indicativo para gravação dos XML's de comunicação no banco de dados;
  • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
  • Identificação do concessionário:
      • BIR: Código da concessionária na montadora. Informar o mesmo valor utilizado no campo "Código BIR" existente nos parâmetros do Fábrica Renault;
  • Agendamento
      • Intervalo: Tempo entre cada envio das informações.


Importante: Deve ser criada uma configuração para cada revenda Renault.

  • Grave as informações, clicando em "Salvar";
  • Finalize as configurações, clicando em "Next" e depois em "Finish".



Figura 3: Tela de conclusão das configurações


Reinicie o serviço do integrador

  1. No Windows, acesse o menu Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços;
  2. Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  3. Clique em "Reiniciar o serviço";
  4. Após este procedimento o status do serviço deve continuar como "Em Execução".


Figura 4: Tela do serviço

Configuração do Fabrica Renault


Acesse o menu a seguir para efetuar a configuração do processo no Fabrica Renault.
Fábrica > Renault > Parâmetros


Figura 5: Tela de Parâmetros Renault


Parâmetros para o processo:

  • Integrar Ordens de Serviço: Marcar para iniciar a transmissão das O.S.'s.
  • Categoria de O.S. de Seguradora: Informar todas as categorias de O.S. referentes à Seguradoras.


Consulta e Envio de Informações em Lote


O menu, a seguir, permite que a consulta do status atual das Ordens de Serviço.
Fábrica > Renault > Processos > Linx DMS Integrador


Figura 6: Tela de consulta de O.S.


Nessa tela é possível efetuar filtros e agrupamentos das informações.
O botão "Transmitir" permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.
Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.
As colunas da tela a seguir, apresentam a última informação referente à comunicação do processo.



Figura 7: Tela de consulta de O.S. com transmissão


A seguir são apresentados os retornos de erro previstos pelo webservice da montadora:

Código de Erro

Descrição do ERRO

4

Ordem de Serviço não enviada

9

Campo com tamanho irregular (Verificar)

10

Formato de data invalido

11

Tipo de XML não suportado

12

XML corrompido

13

NFe de origem não enviada

14

Falha ao criar o diretório

15

Falha ao criar o arquivo

16

Ocorreu um erro ao salvar o registro

17

Registro já enviado

18

Impossível inicializar a sessão

19

Sistema temporariamente indisponível

20

Um erro foi reportado a nossa central de serviços

21

Limite máximo de registros excedido

22

CPNJ inválido!

23

NFe inválida!

24

Código de BIR Inválido

25

Id da NFe inválido

26

Falha ao importar Cliente

27

CPF Inválido

28

CPF/CNPJ do Cliente Inválido

29

Cliente não encontrado na base de dados, favor cadastrar

30

Ocorreu um erro ao Consultar os Registros

31

Estrangeiros não aceitos temporariamente

32

Falha ao importar OS

33

Valor Inválido

34

CEP Inválido

35

Conta GAR inválida

36

Número de identificação da O.S. inválido (deve ser maior que 0)

Tabela 1: Erros previstos pelo webservice


Para os registros que possuam algum tipo de Código de Retorno, é permitido o detalhamento para verificação das mensagens adicionais geradas pelo webservice.
A consulta detalhada, é acessada ao clicar com o botão direito na linha da Ordem de Serviço e selecionar a opção "Consulta Retorno Detalhado".



Figura 8: Tela de consulta de retorno detalhado


Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão "Salva Alterações" da tela Manutenção da Ordem de Serviço ou pode ser utilizada a tela de Consulta e Envio de Informações em Lote. 

Monitor de Log


Acesse o menu "Configuração > Monitor Log de Execução":


Figura 9: Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador


Nessa tela é apresentado o log das integrações. O tempo de atualização pode ser configurado na barra superior do programa.
Os logs referentes ao processo do cupom de revisão são identificados pelo módulo eLDIRenault.exe.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado. Os tipos "XML" e "SQL" permitem uma consulta detalhada do arquivo ou comando, respectivamente.
O botão "Pesquisar logs anteriores" permite que o histórico seja consultado.


Figura 10: Pesquisa em Logs – Aba Consulta


Nessa tela é possível filtrar os dados do log, conforme a necessidade do usuário.
Ao selecionar o filtro e clicar em "Pesquisar", será apresentada a aba Resultado com os dados da pesquisa:


Figura 11: Pesquisa em Logs – Aba Resultado