ÍNDICE
Assunto
Implementação do apontamento de CDT utilizando o código de barras.
Abrangência
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias que queiram utilizar o apontamento de CDT por código de barras.
Aplicação
Com esta implementação, o apontamento do CDT passa a permitir a utilização de um leitor de código de barras para os registros referentes aos serviços da O.S.
Importante: O leitor de código de barras deve efetuar a entrada dos dados simulando a digitação no teclado e permitir a configuração um "enter" após a leitura das informações.
Configuração
Manutenção de Parâmetros do CDT
Menu: Oficina > Parâmetros > CDT
Figura 1: Manutenção de Parâmetros do CDT
Marcar o campo "Utilizar o Apontamento por Código de Barras".
Utilização
Os códigos de barras dos serviços são obtidos na tela de Manutenção da Ordem de Serviço.
Menu: Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção
Aba Manutenção:
Figura 2: Manutenção da Ordem de Serviço
Ao clicar no botão "Sub Ordem", é apresentada a seguinte tela:
Figura 3: Tela de Tipo de Impressão
Opções:
- Todos os Serviços: São impressos todos os registros existentes na Ordem de Serviço.
- Serviços Novos: São impressos somente os registros da Ordem de Serviço que ainda não foram impressos no relatório de subordem.
Modelo de relatório:
Figura 4: Relatório de Sub Ordem
Neste relatório são impressas as principais informações da Ordem de Serviço com as suas respectivas solicitações (reclames) e serviços.
No quadro "Motivos parada Serviço", serão impressos os "Motivos" de parada de serviço, sendo impressos nesse quadro, no máximo, até 8 motivos, cujos motivos sejam Tipo Motivo "Paralisação de Serviço na Oficina".
A leitura dos códigos de barras é realizada em uma aplicação independente do Linx DMS. Chama-se "ApontamentoBarCode.exe".
Ao acessar esta aplicação, é solicitado o login do Linx DMS.
A tela principal possui o seguinte formato:
Figura 5: Linx DMS (Apontamento por Código de Barras)
Somente o código de barras pode ser informado nesta tela (primeiro campo). Os demais são apresentados somente para consulta.
Os seguintes procedimentos podem ser executados nesta tela:
- Iniciar um serviço
Selecionar o código de barras correspondente ao serviço que deve ser iniciado.
Figura 6: Modelo de código de barras de serviço
Após o processamento, é apresentada a mensagem "Serviço Iniciado".
Obs.: Para iniciar um novo serviço é necessário parar ou encerrar o serviço em execução.
- Parar um serviço
Selecionar o código de barras para manter o serviço aberto existente no final do relatório de subordem. É impresso um código de barras para cada mecânico cadastrado na O.S.
Figura 7: Modelo de código de barras de mecânico
Após o processamento, é apresentada a mensagem "Serviço Parado".
Obs.: Esta opção possui as mesmas características da utilização do campo "Manter Aberto" da tela de Registro de Final de Serviço do CDT.
Ao parar um serviço, será aberta a tela de "Motivo Parada" para que seja informado o código de barras do motivo.
Figura 8: Motivo de Parada de Serviço
- Encerrar um serviço
Selecionar o código de barras do serviço que está em execução.
Caso seja selecionado o código de barras de outro serviço será apresentada a mensagem “Mecânico já possui serviço aberto. O.S. [99999] M.O.[XXXXXX]”
Após o processamento, é apresentada a mensagem “Serviço Encerrado”.
Todas as mensagens referentes à execução de um procedimento são apresentadas no rodapé da tela, conforme exemplificado abaixo:
Figura 9: Apontamento
Caso seja necessário copiar a mensagem apresentada, clicar com o botão sobre ela e utilizar a opção “Copiar mensagem”.
Figura 10: Copiar mensagem
Utilizando o exemplo anterior, será copiado o seguinte texto para a área de transferência:
Mensagem ApontamentoBarCode:
ORDEM DE SERVIÇO FECHADA PARA LANÇAMENTOS
Importante:
- O acompanhamento do andamento e manutenção dos serviços segue normalmente através das opções de CDT existentes no Linx DMS.
- Caso a tela de apontamento seja fechada, é possível abrir novamente utilizando as seguintes opções:
- Clicar com o botão direito na tela principal e selecionar a opção "Abrir tela de Apontamento".
Figura 11: Abrir tela de Apontamento
- Trocar de ambiente clicando no rodapé da tela principal.
Figura 12: Ambiente