Integração Contas a Receber CNAB 240
Manual de instalação e configuração integração 


ÍNDICE


Assunto

Implementado no Linx DMS / BRAVOS a integração bancária do Contas a Receber para a instituição bancária.

Abrangência

Esta integração destina-se a todos os clientes do segmento DMS (s) do produto Linx DMS / BRAVOS.

Aplicação


Consiste em gerar os arquivos textos de remessas do módulo "Contas a Receber", utilizando o modelo de formatação da instituição bancária.
O cliente que desejar integrar aos seus processos de geração de arquivos magnéticos do Contas a Receber, deve utilizar a ferramenta Linx DMS Hub Bancário.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que você leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação do Hub Bancário (Linx DMS - Manual de Instalação Hub bancário.pdf).
 

Configurando o Linx DMS / BRAVOS para integração com o banco.


  • Para que o Linx DMS / BRAVOS faça a comunicação com o Hub Bancário, é necessário realizar as seguintes parametrizações:
    • Acessar o menu Financeiro > Parâmetros > aba Remessa Bancária. Informe o local onde foi instalado o WebService. A figura 1 ilustra a tela de parâmetro:


Figura 1 – Tela de Parâmetros do Financeiro


Observação: ENDERECO_SERVIDOR, deverá ser substituído pelo nome da máquina ou IP onde foi instalado o IIS.

  • Acessar o menu Financeiro > Parâmetros > Remessa Bancária, informar um diretório liberado na rede, para a geração dos arquivos de remessa de pagamento, com permissão de gravação e leitura, para que o Hub Bancário possa gravar e ler os arquivos. A figura 2 ilustra a tela de parâmetros.


Figura 2 – Tela de Parâmetros do Financeiro


  • Acessar o menu Financeiro > Cadastros > Bancos, para os bancos que irão utilizar o Hub bancário, na aba "Remessa", e marcar a opção "Utiliza Hub Bancário no Contas a Receber". A figura 3 ilustra a tela de configuração do cadastro do banco.


Figura 3 – Tela de Parâmetros do Cadastro de Bancos

  • Para a utilização do processo de envio da remessa e recebimento do retorno, é necessário executar os seguintes procedimentos:
  • Acessar o Menu Financeiro > Integração Bancária > Manutenção Remessa, selecionar o banco configurado para a utilização do Hub Bancário e demais parâmetros necessários que são solicitados em tela. A figura 4 ilustra uma tela de exemplo de geração.



Figura 4 – Tela de Geração da Remessa do Contas a Receber


  • Depois de realizada a geração do processo, verificar na pasta de geração dos arquivos, informado nos parâmetros do financeiro, se ele foi gerado corretamente. Após isso, o arquivo já pode ser enviado para o banco.
  • Para processar o retorno do banco, basta salvar o arquivo na mesma pasta de geração dos arquivos e acessar: Menu Financeiro > Integração Bancária > Recebe Retorno. Selecionar o banco, o arquivo a ser gerado e demais parâmetros solicitados na tela, e iniciar a importação. A Figura 5 ilustra a tela de processamento de retorno.


Figura 5 – Tela de Processamento do Retorno