Assunto
Importação do cadastro de peças e preços a partir das listas enviadas pela fabrica Mercedes Benz

Produto

Linx DMS

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(230505) Fabrica MBB > Peças > Importação Cadastro/Preços

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


Finalidade

Este documento tem por finalidade explicar o funcionamento da importação de cadastros de peças e alteração de preços utilizando os arquivos fornecidos pela fabrica Mercedes Benz

Abrangência

Este documento se destina para todas as concessionárias que usem o programa Fabrica MBB.

Procedimentos

Tela de Importação de peças

Esta integração deve acontecer após o recebimento dos arquivos atualizados de peças enviados pela fábrica. Observe que estes arquivos são três: um arquivo de dados gerais, um arquivo contendo a denominação das peças e um outro contendo os preços atualizados das mesmas

1. Para ter acesso ao relatório, abra o programa Fabrica MBB e acesse o menu (230505) Fabrica MBB > Peças > Importação Cadastro/Preços


2. A continuação deverão ser preenchidos os campos necessários à importação, que são os seguintes:

    • Arquivo da Lista de Preços: O caminho e nome completo do arquivo de preços fornecido pela fábrica deve ser informado neste campo. Esta é uma informação obrigatória.
    • Arquivo Denominação: O Caminho e nome completo do arquivo de denominações fornecido pela fábrica. Esta é uma informação obrigatória. 
    • Arquivo Dados Gerais: O caminho e nome completo do arquivo de dados gerais fornecido pela fábrica. Esta é uma informação obrigatória.
    • Lista de preços específica para revendas com preços diferenciados: Esta opção permite atualizar os preços nas revendas que possuem preços diferentes das outras, geralmente devido à diferenças na alíquota de ICMS.
    • Empresas e Revendas a atualizar: Ao menos uma empresa e revenda deverão ser selecionadas para efetuar a atualização. A atualização do cadastro de peças será efetuada para todas as empresas e revendas das empresas selecionadas.
    • Campos para itens novos: Os campos Marca, Grupo, Categoria, Grupo de Desconto, e Unidade de medida devem ser preenchidos para fornecer informações necessária para a inclusão de peças não cadastradas no banco de dados.
    • Campos de coeficientes: Os Campos Coeficiente Preço Público Itens Nacionais, Coeficiente Preço Público Itens Importados, Coeficiente Preço Garantia, Coeficiente Preço Garantia p/item ST e Coeficiente pr. Garantia de Itens Novos devem ser preenchidos para o correto calculo dos preços a serem importados.
    • Campos opcionais: As três opções finais afetam a importação exatamente como descrevem os seus títulos e podem ser selecionadas ou não conforme desejado.


3. Inicie a importação de dados Clicando no botão Importar. A partir desse momento a seguinte sequencia de ações irá acontecer:

    1. Todos os campos de preenchimento obrigatório serão verificados e caso falte algum deles um aviso na tela será exibido
    2. A lista de dados gerais será importada para a base dedos, alterando o cadastro da peça (se existe) ou incluindo uma nova
    3. A lista de denominação será importada para a base de dados, alterando o cadastro da peça (se existe) ou incluindo uma nova
    4. A lista de preços será importada para a base de dados, alterando o cadastro da peça (se existe) ou incluindo uma nova
    5. A importação finalizará e a aba Log de Importação será mostrada

Observe que, embora o mecanismo da importação tenha sido otimizado tanto quanto possível, o ciclo completo de importação pode ser muito demorado, conforme a quantidade de peças incluídas nos arquivos de fábrica, a carga de trabalho do servidor e o tráfego da rede. Para mostrar o progresso da importação, uma barra de progresso e a quantidade de peças lidas no arquivo que está sendo processado, são exibidas no rodapé da tela. A barra e o contador reiniciam em zero para cada arquivo lido.

As imagens a seguir mostram o processo de importação explicado ate aqui, para um única empresa e considerando valores normais. Para múltiplas empresas ou revendas com preços diferenciados veja as respectivas seções abaixo.


Processo de importação de listas de preços normal

Faltou informar o arquivo de denominação.

Tela para selecionar as empresas e revendas a ser atualizadas. Observe a coluna "ICMS Dif.", ela indica quais revendas foram definidas para receberem preços diferenciados. Mais informação na seção "Revendas com preços diferenciados" abaixo.

Faltou informar a marca.

Importando o arquivo de Dados Gerais.

Importando o arquivo de denominação.

Importando o arquivo de preços.

Importação finalizada sem erros.


Processo de importação de listas de preços para múltiplas empresas

É possível efetuar a atualização dos preços em revendas de varias empresas do grupo. Para isto é necessário selecionar o parâmetro Utiliza atualização de preços por grupo de empresas. Com isto na tela de importação de listas de preços ao selecionar as Empresas e revendas a atualizar, todas as empresas de grupo e suas revendas serão listadas pudendo selecionar todas ou algumas delas. (Veja a seção anterior).

Caso este parâmetro esteja desmarcado, serão listadas apenas as revendas da Empresa na qual o usuário do sistema está logado.



Processo de importação de listas de preços considerando o CST das peças.

Normalmente o processo de importação de preços determina a origem de cada peça (Nacional ou Importada) verificando a posição 23 do arquivo de Dados Gerais, onde consta o código de Origem da peça. Com esta informação é determinado se ao preço que consta no arquivo Preços deve ser aplicado o Coeficiente Preço Público Itens Nacionais ou o Coeficiente Preço Público Itens Importados.

Alternativamente é possível determinar a origem das peças pelo Código da Situação tributária.  Para isto é necessário selecionar o parâmetro Determina a origem (N/I) da peça pelo CST e informar quais dos Códigos de Situação Tributária devem ser considerados para peças importadas:



Processo de Importação de peças para revendas que utilizam preços diferenciados

Para o caso de revendas que devem praticar uma política de preços diferente das outras revendas do grupo, geralmente por conta de alíquotas de ICMS diferentes por estado, deve ser seguindo o seguinte procedimento:

    • Para cada revenda a configurar devem ser criadas duas novas tabelas de preços. Uma para o Preço Público e outra para o Preço de Garantia, como mostra a imagem abaixo. Acesse no Linx DMS o menu Peças > Cadastros > Tabelas de Preços


    • A seguir acesse o menu Peças > Parâmetros e atribua as novas tabelas aos parâmetros da revenda. Repita este procedimento para cada revenda que deva utilizar uma política de preços diferenciada.


    • Finalizada a parametrização da revenda, pode voltar para a tela de importação de listas de preços no FabricaMBB, Selecionar a opção Lista de preços especifica para filial com preços diferenciados e selecionar as revendas necessárias. Observe que ao selecionar esta opção somente revendas parametrizadas serão mostradas. Caso não houver nenhuma, a tela abrirá em branco.

ATENÇÃO: Para que a importação de preços diferenciados seja possível é necessário importar, nas revendas parametrizadas, a lista de preços com valores normais para que todas as peças da lista sejam corretamente cadastradas e somente depois importar a lista com esta opção selecionada. Peças não cadastradas serão ignoradas.




  • Sem rótulos