Passo a passo criado para instalação e configuração do processo automático DF-e (robô), responsável por efetuar o download automático das notas fiscais destinadas ao CNPJ da revenda, facilitando a entrada das mesmas.

Produto

Linx DMS/BRAVOS

Menu

Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas.

Data

Autor

Rhuan Linke

Área

Suporte DMS

Configuração:

Antes de iniciarmos a configuração do processo, tenha certeza de que a máquina onde está configurando o processo consegue fazer a emissão de notas fiscais. Uma vez que a configuração de notas fiscais esteja parametrizada e funcionando nesta máquina, o processo de Notas Fiscais Destinadas também irá funcionar.
É importante salientar que a dll "Capicom.dll" ano de 2010, deve estar registrada e localizada na pasta C:\Windows\SysWOW64 para máquinas 64bits, e C:\Windows\system32 para máquinas 32bits.

Uma vez que tenha conferido o passo nro 1, verifique qual é o Webservice que você utiliza para emitir notas fiscais, através do caminho Configuração > Cadastros > Status dos Webservices de NF-e.


Com o webservice que você utiliza em mãos, acesse o menu (15175) – “Configuração > Cadastros > Manutenção de WebService” e informe os endereços “Manifesto do Destinatário” (NFeDistribuicaoDFe 1.00) e “Distribuição de Documento Fiscal Eletrônica” (RecepcaoEvento 4.00) conforme disponível no site do portal nacional de NF-e, nas abas de “Produção” e “Homologação”.
Produção: http://www.nfe.fazenda.gov.br
Homologação: http://hom.nfe.fazenda.gov.br



webservice.png


webservice apollo.png


Parametrizados os webservices, acesse o menu (15050) – “Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas aba NF-e > Parâmetros” e parametrize o processo automático:

Caso seja marcado somente o parâmetro "Download de NF-e destinadas automático", o sistema irá baixar os resumos das NFes, e posteriormente você pode fazer a ciência da operação destes resumos através do caminho Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Destinadas.

Caso marque também o parâmetro "Envia evento de "Ciência da Operação" automático", o sistema enviará automaticamente os eventos, e fará o download de todos XML automaticamente, possibilitando realizar a entrada das notas com maior facilidade.

O terceiro parâmetro "Download de NF-e de fornecedores com mesma raiz de CNPJ",permite efetuar download de notas fiscais de outras revendas que tenha a mesma raiz de CNPJ que você, um exemplo disso são as notas de transferência emitidas de uma filial para outra.


Instalação do Serviço:

Para que o processo funcione de forma automática, se faz necessária a instalação do serviço (robô) de download de documentos fiscais eletrônicos:

Para instala-lo você deve ter previamente o executável DFeMonitor.exe na sua pasta Apollo/Bravos, onde estão localizados os executáveis do seu programa. 

Execute o “Prompt de Comando” do Windows como “Administrador”, conforme a figura.





Através do Prompt de Comando, acesse a pasta onde está localizado o executável “DFeMonitor.exe”, a exemplo da figura abaixo, onde utilizei o comando:cd \Apollo
cd \Bravos
Caso sua pasta esteja em outro diretório, informe o diretório completo como:
cd D:\Apollo\Apolloatualizado\

Ainda pelo Prompt de Comando, instale o serviço (robô) de download de documentos fiscais eletrônicos usando o comando conforme figura:
 DFeMonitor.exe /install


 Após executar o comando de instalação, será apresentada tela para a configuração do serviço.

Conforme a figura é mostrada a aba “Banco de Dados”. Nesta aba deverão ser informados os dados de conexão com o banco de dados do Apollo/Bravos. Teste se a conexão está funcionando corretamente utilizando o botão “Testar Conexão ao Banco”. Também é possível informar o caminho da pasta onde será gravado o log de execução do serviço e marcar se esta opção está ativa ou não.
Por padrão a pasta de armazenamento do log será a C:\Temp\




Na aba “Horário de Monitoramento”, figura 8, deverá ser informado os dias e intervalos para o monitoramento. O monitor obedecerá aos dados informados nesta tela, caso não seja marcado nenhuma opção então o monitor não realizará a consulta/download de documentos.
A tela já virá com um padrão definido, então você pode só salvar.


Na aba “Windows Service”, é necessário informar um usuário e senha do ambiente da rede da empresa que tenha acesso à internet para executar o serviço do Windows.
Este usuário é necessário, pois por padrão os serviços do Windows são instalados utilizando um usuário local da máquina e este não tem algumas permissões, que são necessárias para a utilização do processo.
Note que esta tela não faz nenhum tipo de verificação do Windows, então se você informar o usuário ou senha errada, o sistema não fará o processo.
Uma opção é deixar esta tela em branco, e definir qual usuário fará o processo posteriormente, direto nas propriedades do serviço.



Após informar todos os dados, salvar e fechar a configuração, será apresentada a mensagem abaixo, informando que a instalação teve êxito.


Quando terminar a instalação do serviço, será necessário inicia-lo através dos “Serviços do Windows”. Para isto acesse o “Painel de Controle” e abra a opção “Ferramentas Administrativas”, executando a opção “Serviços”.  Uma forma mais rápida é pesquisando por "Serviços" na sua janela de Windows.

Dentro de serviços, inicie o serviço “Linx Serviço de Monitoramento de Documentos Fiscais Eletrônico”. Também é possível clicar em "Propriedades", aba "Logon", e definir um usuário padrão para executar o serviço. Caso o faça, note que este usuário precisará ter o certificado instalado, e o processo de emissão de notas fiscais funcionando.

Testando o processo:

O processo automático funcionará somente se o processo manual estiver funcionando.
Para testar o processo manual, acesse o menu Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas, clique em "Verifica NF-e", após isto em "Procurar" para encontrar os resumos que efetuou download.

Se não ocorreu nenhum erro, e os resumos foram trazidos corretamente no menu, o processo está funcionando corretamente.

Mais um teste que pode ser feito é selecionar um destes resumos e clicar em "Ciência da Operação", para verificar se está conseguindo enviar eventos para a SEFAZ.
Qualquer erro que ocorra neste processo impedirá o robô de trabalhar corretamente. Para corrigi-los verifique outras instruções de trabalho disponibilizadas aqui no Linx Share.




Esta forma de utilização serve para a automatização do processo de busca de documentos fiscais destinados diretamente na SEFAZ e download destes para a base de dados do Apollo. 
Este processo irá conectar na SEFAZ a cada 30 minutos e verificará se há resumos de NFe novas emitidas para a empresa e atualizará o Apollo com este resumo disponibilizando para consulta na tela “Faturamento > Notas Fiscais > Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas” como pendente. 

Caso a opção “Envia evento de Ciência da Operação automático?” no cadastro de Empresa/Revenda estiver marcado, a cada novo documento resumo encontrado na SEFAZ este processo irá enviar automaticamente o manifesto de “Ciência da Operação” para que o XML da NFe seja disponibilizado para o Download que também será realizado pelo robô.





2 Comentários

  1. Usuário desconhecido (rhuan.linke)

    Hoje os webservices e algumas configurações referente o processo são diferentes, devido a atualização das notas para 4.0.

    Favor utilizar este documento em conjunto com o abaixo:

    https://share.linx.com.br/x/9p3rAg

    Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas 4.0

  2. Anônimo

    Boa tarde!

    Seria interessante atualizar este manual para a nova interface WEB do Apollo.

    Diversas telas já estão bastante diferentes.