O que é a ferramenta?
O Gerador de relatórios é uma ferramenta que possibilita a criação de novos relatórios de forma fácil e pratica, usando como base, os relatórios já existentes no Seta.
Com isto, esperamos:
- Tornar o processo mais claro e fácil de usar, permitindo que o usuário personalize e faça as alterações necessárias de forma rápida e precisa;
- Possibilitar a criação de relatórios que atendam as necessidades do lojista, dando autonomia na customização.
Dúvidas frequentes (FAQ)
A ferramenta se aplica para todos os relatórios disponíveis no Seta?
Sim, a ferramenta permite personalizar todos os relatórios disponíveis.
Possui custo a criação dos relatórios?
Não possui custos, basta atualizar o sistema para a versão v... para ter acesso a ferramenta
Qual a permissão de acesso para a criação?
Não será necessária a liberação de uma permissão de acesso.
Posso criar um novo relatório com base em outro relatório customizado?
Sim, o sistema permite personalizar um relatório customizado.
Posso alterar a logo apenas do relatório?
Não, a logo que apresenta no relatório é a mesma configurada no Seta.
Vídeos da ferramenta
Nível Básico:
Nível Avançado:
Manual de uso da ferramenta
Essa ferramenta é chamada de "Gerador de Relatórios SetaERP " e possui a funcionalidade principal de customizar relatórios usando como base relatórios existentes no Seta. Vou explicar como a ferramenta funciona e como customizar seu primeiro relatório.
Como Funciona a Ferramenta
Essa tela permitirá sempre utilizar um relatório já existente, para customizar um novo relatório.
Criando um relatório personalizado simples
OBS: Lembrando que a criação de novos relatórios utiliza como base um relatório já criado no Seta, então será necessário selecionar um modelo já existente para personalizar.
- Em Relatórios -> Acessa o menu do relatório que deseja customizar
Vamos usar como exemplo a customização de um relatório de produtos, então acessei o menu "Produtos":
- Seleciona o modelo de relatório que deseja personalizar:
- Pressiona a opção "Visualizar"
- Para acessar a tela de customização, basta clicar na opção "Personalizar"
- Primeiro será necessário criar um novo relatório, para isso, pressiona a opção "Adicionar relatório"
- Informe uma descrição para o relatório que está personalizando
- Marque os campos que deseja que apresente no relatório, disponíveis na coluna "Incluir"
Conforme vai marcando os campos, o sistema vai gerar um preview de como vai ficar o relatório ao finalizar.
OBS: As colunas vão ficar na ordem que os campos forem selecionados.
- Após selecionar a colunas que deseja, basta salvar o relatório
- Para visualizar o relatório, será necessário selecionar ele e clicar na opção "Visualizar WEB"
- Desta forma, o relatório será exibido em uma pagina da WEB
Adicionando funções ao relatório criado.
- Totalizadores
São responsáveis por permitir realizar operações ao relatório.
- Localiza o relatório personalizado que deseja adicionar os totalizadores
- Seleciona o relatório e pressiona a opção "Personalizar"
Na coluna "Totalizador" é possível realizar as seguintes operações nas colunas:
- Campos numérico
- Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;
- Campos numérico
- Soma: Apresenta uma soma dos registros da coluna solicitada;
- Média: Apresenta uma média dos registros da coluna solicitada;
- Mínimo: Apresenta o menor valor da coluna solicitada;
- Máximo: Apresenta o maior valor da coluna solicitada;
- Campos caracter
- Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;
- Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;
- Campos data
- Contagem: Apresenta o total de registros da coluna solicitada;
- Campos caracter
Desta forma, basta informar a operação que deseja realizar na coluna.
No exemplo aplicamos as seguintes operações:
Com isso, ao gerar o relatório, os totalizadores das operações aparecem ao final da listagem de registros das colunas correspondentes:
Definindo um relatório como favorito
- Localiza o relatório criado que deseja favorita
- Seleciona o relatório e pressiona a opção "Definir como favorito"
Desta forma, ao filtrar novamente, o relatório já está selecionado.
Linhas zebradas
- Localiza o relatório criado que deseja personalizar a visualização
- Seleciona o relatório
- Existem duas possibilidades:
- Deixando marcada a flag "Remover zebrado da Visualização WEB", o relatório não vai apresentar as linhas com cores intercaladas.
Visualização do relatório:
- Deixando desmarcada a flag "Remover zebrado da Visualização WEB", o relatório vai apresentar as linhas com cores intercaladas.
Visualização do relatório:
Criando agrupadores
Os agrupadores auxiliam na visualização dos relatórios, agrupando os registros conforme o filtro aplicado, como por exemplo, por empresa.
- Localiza o relatorio criado que deseja adicionar os agrupadores
- Seleciona o relatorio e pressiona a opção "Personalizar"
- Na coluna "Agrupador" é possível definir os agrupadores disponíveis para o relatório, conforme os níveis:
- Principal: Define o campo como agrupador principal.
Exemplo: Agrupar primeiro por Cor
- Principal: Define o campo como agrupador principal.
- Segundario: Define o campo como agrupador secundário
Exemplo: Agrupa por quantidade após o agrupamento principal
- Segundario: Define o campo como agrupador secundário
OBS: O relatório gera dois totalizadores e dois agrupadores, respeitando os níveis de agrupamento.
Alterando o nome das colunas
A ferramenta permite alterar o nome das colunas que apresentam na visualização do relatório.
- Localiza o relatório criado que deseja alterar os nomes das colunas
- Seleciona o relatório e pressiona a opção "Personalizar"
- Na coluna "Meu nome do campo", basta informar como deseja que o campo apresente na visualização do relatório.
Visualização após a modificação:
Exportando em Excel
Para exporta o relatório, basta clicar no botão "Exportar em Excel" que apresenta na visualização do relatório
Com isso, ao abrir o arquivo o relatório encontra-se formatado.
Imprimindo o relatório
A impressão do relatório personalizado não é realizada dentro do Seta, visto que a visualização do mesmo é em uma pagina Web.
- É possível imprimir pressionando o botão direito do mouse e clicado na opção "Imprimir" ou pressionando as teclas CTRL + P
Com isso, vai apresentar uma pré-visualização do relatório, e permite selecionar a impressora.
- É possível remover o cabeçalho que apresenta no inicio do relatório
Basta pressionar "Mais definições" e desmarcar a flag "Cabeçalho e rodapés"
- Para imprimir o relatório sem as cores do cabeçalho e das linhas, basta desmarcar a opção "Gráficos de segundo plano".
- É possível alterar o layout do relatório de retrato para paisagem.
Palavras chave: Seta, SetaDigital, SetaERP, Linx SetaDigital, Calçados, Gerador de relatórios, Relatórios, Gerador.