ASSUNTO

Implementação do novo layout” do programa Snap-On FCA.

Produto

Linx DMS

Menu

Fábrica Fiat > Administração Finanças > Gera Snap-On.

Data

 

Área

Linx DMS P&D


FINALIDADE

O projeto consiste na disponibilização do Programa de Geração do Arquivo Snap-On , onde serão gerados os arquivos com os dados contábeis e extra contábeis do concessionário para a importação no portal da FCA.

ABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias das marcas Fiat.

APLICAÇÃO

Aplicação


Com o preenchimento dos parâmetros detalhados abaixo, serão gerados os seguintes arquivos:


  1. Plano de Contas: Utilizado para auxiliar o revendedor no processo de mapeamento no portal da Snap-On.

  2. Conta e Saldo das contas: Utilizado para o envio das informações geradas.


Processos:


Geração dos arquivos com os dados contábeis e extra contábeis do concessionário para a importação no portal da Snap-On fornecido pela Fiat.


Obs.: Informações sobre o processo de importação no portal da Snap-On devem ser verificadas com a FCA.

Detalhamento das Contas Geradas


Interpretação e Ajuste de Sinais de Contas no Portal da Snap-On

Conforme definições da montadora, ao utilizar o portal da Snap-On para gerenciar suas contas, é crucial entender a distinção entre contas devedoras e contas credoras e aplicar a inversão de sinal conforme necessário. Contas devedoras devem ser marcadas com um sinal positivo (+), enquanto contas credoras devem ser marcadas com um sinal negativo (-). Esta interpretação correta dos sinais é fundamental para garantir a precisão e a integridade dos dados em seu sistema contábil. Caso identifique que há contas com sinais incorretos, efetue os ajustes apropriados no portal da Snap-On para manter a consistência e a exatidão de suas informações financeiras. 


Desenvolvido um novo documento, a parte deste manual, para exemplificar como cada conta do Snap-On é composta e gerada, segue o link:


Contas da Fiat: Detalhamento de Contas Snap-On Fiat

Configuração dos parâmetros para geração dos arquivos


Para efetuar a geração dos arquivos acesse o programa “Fábrica Fiat > Administração Finanças > Gera Snap-On".

Obs.: Todas as informações selecionadas ou digitadas nas abas ficarão gravadas para o usuário. Na próxima execução, não será necessário informa-las novamente, somente aquelas que necessitam ser modificadas.


Aba Geral

Definição de parâmetros que terão influência para todos os registros:


Figura 1: Tela geral do Snap-On.


Mês / Ano: Mês e Ano de referência para geração do arquivo;

Código BM / Código Moeda: Informações disponibilizadas pela empresa Snap-On para cada concessionária;

Rev. Contas Resultado e Extra Contábil: Utilizado para filtrar os valores das contas de Resultado e dos valores extra contábeis, como por exemplo, o valor de Venda de veículos;

Rev. Contas Ativo / Passivo / Patrimônio: Utilizado para filtrar os valores da contas de Ativo/ Passivo /Patrimônio;

Gerar contas Ativo / Passivo e Patrimônio com valores: Se marcado, somente serão gerados no arquivo as contas que tiverem o valor maior que zero;

Gerar acumulados até o Período: Se marcado, os saldos serão gerados com a data inicial de 01 de janeiro do ano informado até o último dia do mês e ano selecionado. Se desmarcado, o sistema irá gerar os valores somente com base no mês e ano informado. Observação: Para a geração final do arquivo essa opção deve estar marcada. Essa opção foi criada como forma de facilitar as conferências mensais;

Somente Contas Analíticas: Com essa opção o sistema irá exportar para o arquivo somente as contas analíticas do plano de contas;

Listar Conta Por: Define as divisões contábeis que deseja que sejam exportadas para o arquivo;

Botão “Gerar Informações”: Busca as informações conforme os filtros informados nas diversas abas para a marca. Essas informações ficaram disponíveis para a alteração de valor nas suas respectivas abas.

Botão “Exportar Arquivo”: Após a geração dos valores, o sistema irá gerar o arquivo com os registros e seus respectivos saldos.

•Arquivo para gerar o Plano de Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações do Plano de Contas.

•Arquivo para gerar o Saldo das Contas: Informar o caminho e nome do arquivo para gravar as informações dos “Saldo das Contas”, serão considerados os dados informados no quadro “Período Geração” mês e ano e o campo Código BM.

•Exportar Parâmetros: Exporta em arquivo .txt, a configuração atual da tela, caso precise utilizar uma configuração antiga que já foi atualizada.

•Importar Parâmetros: Importa em arquivo .txt a configuração de tela exportada do Snap-On, caso precise consultar a parametrização antiga exportada anteriormente.

Aba Contabilidade

Informações referente aos valores das contas conforme o filtro realizado. 



Figura 2: Aba dos saldos das contas.


Para conferencia dos valores apresentados nessa tela utilize o Relatórios > Contabilidade > Balancete.

É necessário utilizar em ambos o mesmo período para consulta .


Aba Veículos Novos


Figura 3: Filtros dos Veículos Novos.


Sub Aba Filtro:

Transações para venda/devolução de veículos:

  • Vendas: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar vendas de veículos novos e usados.

  • Devoluções: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para efetuar devoluções de vendas de veículos novos e usados.

Impostos a considerar no campo Impostos: Permite marcar a opção para selecionar quais impostos serão considerados na geração nas contas de vendas de veículos novos.

Inventário de estoque – veículos novos em estoque:

  • Transações: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para movimentar veículos novos no estoque.

  • Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos novos em estoque.



Sub Aba Filtro Modelos:

Informar os modelos de acordo com os solicitados pela montadora.

No filtro "Outras " , deve ser informado os demais modelos não listados.



Figura 4: Modelos de Veículos.


Sub Aba Resultado:

Aba Vendas Varejos: Informações referentes aos valores dos registros conforme os filtros selecionados pelo usuário. Os campos de Unidades, Vendas, Descontos, Custos e Incentivos estão liberados para para edição, permitindo que o usuário altere o valor conforme a sua necessidade. Observação: Ao dar um duplo clique na linha correspondente a um registro, serão exibidos os valores de forma analítica, facilitando assim, a conferência.


Para conferencia dos valores apresentados podemos utilizar Relatórios > Veículos > Venda de Veículos. 

Sempre considerando o modelo e o período para consulta.


Figura 7: Vendas Varejo.


Aba Estoque Veículos: Informações referentes aos valores dos registros conforme os filtros selecionados pelo usuário. Observação: Ao dar um duplo clique na linha correspondente a um registro, serão exibidos os valores de forma analítica, facilitando assim, a conferência.


Figura 9: Estoque de Veículos Novos.


Aba Bônus e Comissões VN: Informações referentes a bônus e comissões de veículos novos. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo. Os valores dessa aba deverão ser informados manualmente.


Figura 10: Bônus e Comissões.


Veículos Vendas Diretas:

Sub - Vendas Diretas:


Figura 11: Vendas Diretas.

Sub - Contas Manuais

Figura 12: Vendas Diretas - Contas Manuais.


Veículos Seminovos:


Sub Aba Filtro:


Figura 13: Filtros de Veículos Seminovos.


Inventário de estoque – veículos seminovos em estoque:

  • Situações: Informar todas as situações utilizadas no Linx DMS para identificar veículos seminovos em estoque.


Sub Aba Resultado:


Vendas Seminovos: Informações referentes a venda de veículos seminovos Fiat e Outras marcas. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo. As informações dessa aba devem ser informadas manualmente.


Figura 14: Resultado Veículos Seminovos.

Estoque: Informações referentes aos veículos que estão em estoque.



Figura 16: Estoque de Veículos.


•Incentivos/Divisão das Vendas: Informações referentes a incentivos recebidos da montadora e veículos usados. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo. As informações dessa aba devem ser informadas manualmente.


Figura 18: Incentivo Vendas.

Aba Mecânica

Sub Aba Filtro:


Figura 19: Filtros da aba Mecânica.


Departamentos: Devem ser informados quais os departamentos que são considerados como oficina mecânica. A informação desse campo será utilizada para busca de todos os registros referentes à mecânica;
Categoria de Clientes Seguradora: Categoria que os clientes estão cadastrados. Por essa categoria o sistema irá realizar a busca de quais as Ordens de serviços que foram abertas para seguradoras.

Política de Preço: Informar a política de preço padrão utilizada para atendimentos da Oficina.

Detalhamento de Horas:

  • CDT: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com os apontamentos do CDT.
  • Ordens de Serviço: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com o tempo do cadastro do serviço executado

Tipos de Serviços:

  • Licenças: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para licenças.
  • Férias: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para férias.
  • Treinamento: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para treinamento


Sub Aba Valor de Vendas: Informações referentes aos valores de vendas de acordo com a marca.

Figura 21: Resultado de vendas.


Sub Aba Estatísticas: Informações referentes à Horas Produtivas Mecânica, Empréstimos, Número de Box de Trabalho e Trabalhos subcontratados. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.


Figura 22: Resultado de estatísticas.


Sub Aba Detalhamento de O.S. : Informações referentes aos registros de quantidade de O.S., de acordo com a marca.


Figura 23: Resultado de detalhamentos de O.S..

Sub Aba Contas Manuais: Informações manuais

Figura 24: Contas Manuais.

Aba Funilaria

Sub Aba Filtro:


Figura 26: Filtros de Funilaria.


Departamentos: Devem ser informados quais os departamentos que são considerados como oficina mecânica. A informação desse campo será utilizada para busca de todos os registros referentes à funilaria;
Categoria de Clientes Seguradora: Categoria que os clientes estão cadastrados. Por essa categoria o sistema irá realizar a busca de quais as Ordens de serviços que foram abertas para seguradoras.

Detalhamento de O.S.:

  • CDT: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com os apontamentos do CDT.
  • Ordens de Serviço: Permite marcar esta opção para montar o detalhamento de horas de mecânica de acordo com o tempo do cadastro do serviço executado

Tipos de Serviços:

  • Licenças: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para licenças.
  • Férias: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para férias.
  • Treinamento: Informar os tipos de serviços utilizados no Linx DMS para treinamento


Sub Aba Resultado

Aba Valor de Vendas: Informações referente aos valores de vendas brutas, descontos e horas faturadas de acordo com a marca.

Figura 28: Resultado de vendas.


Aba Estatísticas: Informações referentes à Horas Produtivas de Funilaria, Empréstimos Número de Box de Trabalho e Trabalhos subcontratados. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.


Figura 30: Resultado de estatísticas.


Aba Detalhamento de O.S.: Informações referente aos registros de quantidade de O.S., de acordo com a marca.


Figura 31: Resultado de detalhamentos de O.S..

 

Aba Contas Manuais: Informações manuais

Figura 32: Contas Manuais.


Aba Peças / Acessórios


Sub Aba Filtro:


Figura 32: Filtros de Peças/Acessórios.



Categoria/Grupo de Peças:

  • Separar peças por: Permite selecionar como o programa irá buscar as informações das peças, por “Grupo de item” ou por “Categoria”.

  • Peças: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Peças.

  • Acessórios: Informar o grupo de item ou categoria do Linx DMS utilizado para Acessórios.

Transações para vendas de peças:

  • Vendas Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças Balcão.

  • Devoluções Balcão: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças Balcão.

  • Vendas Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para venda de peças na Oficina.

  • Devoluções Oficina: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para devoluções de vendas de peças da Oficina.

  • Transferências: Informar os tipos de transações utilizados no Linx DMS para transferência de peças entre filiais.

Para peças sem entrada NF de entrada registrada, considerar entrada como sendo:

  • Informar o período de entrada nas peças sem Nota fiscal de entrada.


Sub Aba Resultado

Aba Venda de Peças / Acessórios / Lubrificantes: Informações a vendas de Peças Balcão e Oficina incluindo venda de peças Euro Repair, AR & Subrede e Outras vendas. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.


Figura 34: Resultado de venda de peças.

Aba Estoque de Peças: Informações referente ao estoque de peças por período, de acordo com a marca.


Figura 35: Resultado de estoque de peças.


Figura 36: Contas Manuais.


Aba Quadro Pessoal

Informar o número de colaboradores em cada departamento da concessionária. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.

Os valores de cada campo deverão ser informados manualmente, de acordo com a marca:

Figura 37: Quadro Pessoal.

Aba Outros Negócios e Outras Marcas

Informar o valor das vendas, custos e o Lucro bruto para as contas de "Outros Negócios".
Informar o valor das vendas, custos e valor para as contas de "Outras Marcas".
Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.

Os valores de cada campo deverão ser informados manualmente.

Figura 37: Outros Negócios e Outras Marcas.


Aba Despesas Gerais por Marca

Informar valor em cada conta da concessionária. Essas informações serão adicionadas aos arquivos gerados neste processo.

Os valores de cada campo deverão ser informados manualmente, de acordo com a marca:


Figura 38: Outros Negócios e Outras Marcas.

Geração das Informações


Após efetuar a parametrização do programa, acesse a aba “Geral” e clique no botão “Gerar Informações".




Figura 39: Solicitando a Geração dos Dados


Figura 40: Gerando Informações


Consulta das informações geradas


Após gerar as informações desejadas, o programa irá exibir a aba “Saldo de Contas” com as contas contábeis geradas:


Figura 41: Saldo das Contas gerados


Exportar Arquivos


Após efetuar a conferência, retorne a aba “Geral” e exporte os arquivos.


Figura 42: Exportação dos arquivos


Será exibida a mensagem informando o caminho e nome do arquivo salvo conforme indicado no parâmetro, exemplificado na imagem acima.

Ao acessar o diretório escolhido para geração dos arquivos, note que os arquivos foram gerados corretamente.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.