- Criado por Lidiane Malacarne, última alteração por Josiane Cristina Henrique Dos Santos em set 18, 2023
Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.
Comparar com o atual Ver Histórico da Página
« Anterior Versão 4 Próxima »
Para maiores informações acesse o link abaixo:
Assista o vídeo DicaLinx para saber mais sobre Portal da Drogaria
Neste artigo vamos abordar a integração do PBM Portal da Drogaria com o Linx Farma Cloud, desde a configuração e as vendas utilizando o PBM.
Configurações
Para utilizar o PBM Portal da Drogaria, deverá efetuar a configuração do parâmetro abaixo através do programa Parâmetros Empresa/Filial (Configurações) no Retaguarda no campo Empresa selecionar a opção Filial, em Filial selecionar a loja desejada, e em tipo de sistema escolher a opção Farmacloud.
- PBM_PORTAL_DA_DROGARIA: Ao configurar o parâmetro como TRUE habilitará as funcionalidades Portal da Drogaria para a filial selecionada.
No Linx Farma Cloud PDV, acesse o menu Configurações > PBMs na aba Portal da Drogaria
Figura 01 - Configuração Portal da Drogaria
Informe os dados para efetuar a comunicação: CNPJ de comunicação, a base url, client id, client secret e a Api Version.
Os dados da configuração são informados pelo Portal da Drogaria.
A carga de tabelas, trás a lista de produtos aprovados pelo PBM e será executada diariamente de forma automática, mas em caso de necessidade é possível atualizar carga ao clicar em .
Vendas
Essa integração possibilita a comunicação entre o Linx Farma Cloud e o PBM - Portal da Drogaria via webservice através duas modalidades: Varejo Ativado e Varejo Desativado
Varejo Ativado
Quando a loja possuir a modalidade Varejo Ativado:
- Em pré-venda e/ou venda após informar os produtos deverá informar o CPF e/ou Cartão do cliente.
- A autorização dos produtos será realizada via webservice.
- Permitirá transação de múltiplos programas na mesma venda.
- E, será possível acessar o extrato das transações efetuadas no dia anterior através do Linx Farma Cloud, para sanar possíveis pendências que tenham ocorrido.
Varejo Desativado
Para as lojas que possuírem Varejo Desativado a comunicação:
- Em pré-venda e/ou venda após informar os produtos deverá informar o CPF e/ou Cartão do cliente, e o NSU gerado no Portal da Drogaria.
- A autorização dos produtos será realizada via webservice.
- Não será possível efetuar transação de múltiplos programas na mesma venda.
Em ambas modalidades. após informar os produtos e a forma de pagamento desejada, acesse o menu PBM's disponíveis e clique na opção Portal da Drogaria > Iniciar Transação, então será direcionado para a tela a seguir:
Figura 02 - Portal da Drogaria <alterar imagem>
Os campos de CPF e Cartão serão exigidos conforme os produtos informados na venda, após informar os dados necessários clique em .
Para vendas com Varejo Desativado deverá informar o CPF e/ou Cartão e o NSU gerado no Portal da Drogaria
Nas vendas pelo Healthy deverá informar o CPF e/ou Cartão e o NSU, independente se for Varejo Ativado ou Desativado
Figura 03 - Efetivando a autorização
Clique em para aplicar os descontos PBM Portal da Drogaria na venda.
Ao final da venda serão emitidos os comprovantes referente a venda PBM em duas vias junto com o DANFE.
Reimpressão
Caso necessite realizar a reimpressão dos comprovantes acesse PBM's disponíveis > Autorizações PBM, localize a transação e clique em e escolha a opção Reimprimir.
Figura 04 - Reimpressão de comprovantes
Cancelamento
Ao realizar o Cancelamento de vendas, a transação será automaticamente cancelada.
E, se durante a venda/pré-venda após realizar a comunicação com o Portal da Drogaria o usuário clicar em Nova Venda, a pré-autorização será anulada.
Extrato de Transações
Localizada no menu PBMs Disponívels > Portal da Drogaria > Extrato de Transações, essa funcionalidade possibilita ao usuário acompanhar as transações realizadas através do PBM Portal da Drogaria com o Varejo Ativado do dia anterior (D-1).
Figura 05 - Extrato das transações
Ao clicar em serão apresentados os itens informados durante a venda.
Quando a situação for igual a Pendente, será possível Confirmar ou Cancelar a transação.
Veja também nosso #DicaLinx sobre vendas com Portal da Drogaria, clique aqui.
- Sem rótulos