Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Essa funcionalidade permite que os usuários acessem e utilizem um sistema de geração de relatórios de entregas. Essa ferramenta é valiosa para empresas que precisam monitorar e analisar informações relacionadas às suas entregas de produtos, seja para aprimorar a eficiência operacional, controlar os custos de transporte, ou garantir a satisfação dos clientes.

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Controle de Entregas e deixe marcado a opção 'Relatórios'

Acessar: Acesso a tela de controle de entregas
Relatórios: Acesso aos relatórios de entregas (Retaguarda>Relatórios>Entregas).

Funcionalidade

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

Acesse o Retaguarda > Relatórios > Relatórios de entregas

Na tela de Relatórios, os seguintes relatórios estão disponíveis

A funcionalidade do relatório é o seguinte:

  1. Resumo das Entregas: Esse relatório permite visualizar um resumo das entregas conforme o que foi definido no filtro. As colunas do relatório tem a coluna do agrupador ( por exemplo, Empresa, Status, Cliente, Entregador), Nº de Entregas, Média E/S, Média S/B, Média Total.

  1. Listagem das Entregas: Esse relatório permite visualizar as entrega de forma mais detalhada. As colunas do relatório são: Código da Venda, Cliente (nome), Entregador (nome), Tipo Entrega, Rastreamento, Valor Frete, Emissão, Saída, Baixa, Status (B-Baixa, C-cancelado, A-aberto, T-Trânsito)

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar, seta para selecionar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação.  

  • Data da Emissão: Classificará as entregas de acordo com as datas de emissão, pendendo ser selecionada a data de início e fim para a pesquisa.

  • Empresa: Caso possua mais de uma empresa na rede, as entregas serão agrupadas e classificadas por empresa, se for necessário pesquisar apenas algumas empresas da rede, bastará clicar na lupa do lado direito da tela e selecionar as empresas desejadas.

  • Status: Irá agrupar as entregas por Status ( Baixado, Aberto, Cancelado ou Todos)

  • Cliente: Classificará as entregas de acordo com os clientes, no período pesquisado 

  • Entregador: Classificará as entregas de acordo com o Entregador, no período pesquisado.