Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Essa funcionalidade permite que os usuários acessem e utilizem um sistema de geração de relatórios de entregas. Essa ferramenta é valiosa para empresas que precisam monitorar e analisar informações relacionadas às suas entregas de produtos, seja para aprimorar a eficiência operacional, controlar os custos de transporte, ou garantir a satisfação dos clientes.
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Controle de Entregas e deixe marcado a opção 'Relatórios'
Acessar: Acesso a tela de controle de entregas
Relatórios: Acesso aos relatórios de entregas (Retaguarda>Relatórios>Entregas).
Funcionalidade
Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos.
Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa.
Acesse o Retaguarda > Relatórios > Relatórios de entregas
Na tela de Relatórios, os seguintes relatórios estão disponíveis
A funcionalidade do relatório é o seguinte:
- Resumo das Entregas: Esse relatório permite visualizar um resumo das entregas conforme o que foi definido no filtro. As colunas do relatório tem a coluna do agrupador ( por exemplo, Empresa, Status, Cliente, Entregador), Nº de Entregas, Média E/S, Média S/B, Média Total.
- Listagem das Entregas: Esse relatório permite visualizar as entrega de forma mais detalhada. As colunas do relatório são: Código da Venda, Cliente (nome), Entregador (nome), Tipo Entrega, Rastreamento, Valor Frete, Emissão, Saída, Baixa, Status (B-Baixa, C-cancelado, A-aberto, T-Trânsito)
Os menus laterais:
Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:
- 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
- 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
- 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
- 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
- 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
- 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
- 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão;
- Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.
- Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
- Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
- Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
- Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
- Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
- Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.
Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.
Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.
2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.
3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.
4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.
5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.
6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.
7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.
-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.
E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.
A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.
0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.
Totalizadores
Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar, seta para selecionar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação.
- Data da Emissão: Classificará as entregas de acordo com as datas de emissão, pendendo ser selecionada a data de início e fim para a pesquisa.
- Empresa: Caso possua mais de uma empresa na rede, as entregas serão agrupadas e classificadas por empresa, se for necessário pesquisar apenas algumas empresas da rede, bastará clicar na lupa do lado direito da tela e selecionar as empresas desejadas.
- Status: Irá agrupar as entregas por Status ( Baixado, Aberto, Cancelado ou Todos)
- Cliente: Classificará as entregas de acordo com os clientes, no período pesquisado.
- Entregador: Classificará as entregas de acordo com o Entregador, no período pesquisado.